Mesas Redondas e Mesas de Experiências
Estudante da Pós-graduação e professora da Educação Básica: o relato | |
Nadjanara Ana Basso Morás |
Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber | |
Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás |
Comunicação Científica
Deficiência Intelectual e o processo de ensino e aprendizagem: como professoras e professores desenvolvem conceitos matemáticos | |
Débora Resende Pereira Barbosa |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky |
Transtorno do Espectro Autista na Escola e a Educação Matemática: um olhar sobre o professor e o material didático | |
Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães, Juliano Delabianca |
Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva | |
Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA |
O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado | |
Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges |
Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas | |
Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco |
Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. | |
Fabio Borges, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
MATEMÁTICA E OS MATERIAIS MANIPULATIVOS: uma experimentação de imersão sensorial | |
Vanessa Blumberg |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO | |
Juliano Delabianca, Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães |
Relato de Experiência
O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
Vanessa Chaves Medeiros, Allana Tamires Alves da Silva, Luana Pereira da Cunha, Halana Garcez Borowsky |
Ensino da Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência auditiva: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo | |
Flávia Alessandra BenÃcio Costa, Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão |
Comunicação Científica
O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula | |
Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo | |
Romar Souza Barros, Roberta D´Ângela B. Menduni, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |
Proposta de jogos de cartas para o ensino – aprendizagem de Matemática para alunos surdos | |
CecÃlia Pereira de Andrade, Brenda Ziviani, Ivy Cabral Barbosa |
O uso potencial do Software Braille Fácil para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual | |
Fábio Garcia Bernardo, Wagner Rohr Garcez, Edney Dantas Oliveira, Paula Marcia Barbosa |
O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |