Corpo Editorial
| Corpo Editorial | |
| Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | 
Relatório do II ENEMI
| O II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
| Coordenação do II ENEMI | 
Mesas Redondas e Mesas de Experiências
| Os desafios de uma pesquisa sobre Discalculia na Pós-graduação | |
| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo | 
| Estudante da Pós-graduação e professora da Educação Básica: o relato | |
| Nadjanara Ana Basso Morás | 
| A Educação para as Relações Étnico-Raciais: das normativas ideais aos currículos de Matemática reais | |
| Ana Clédina Rodrigues Gomes | 
| Discalculia do Desenvolvimento: alguns estudos sobre definições, diagnósticos e intervenções pedagógicas | |
| Isabel Cristina Machado de Lara | 
| Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional | |
| Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, CÃcera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior | 
| O aprender a ser orientador: desafios iniciais na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva | |
| ThaÃs Philipsen Grützmann | 
| Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber | |
| Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás | 
| Reflexões sobre uma formação de professores com uma perspectiva inclusiva | |
| Ana Lúcia Manrique | 
| A formação inicial do professor de Matemática na perspectiva inclusiva: as possibilidades da disciplina Didática da Matemática | |
| Clélia Maria Ignatius Nogueira, Francielli Cristina Agostinetto Antunes Agostinetto Antunes | 
Comunicação Científica
| Quando a Geometria e a Combinatória se encontram: a integração de recursos físicos e digitais contemplando diferentes saberes e deficiências | |
| Elisa Friedrich Martins, Diego Lieban | 
| O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Viviane Regina Silva, Vera Maria Jarcovis Fernandes | 
| Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática | |
| Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | 
| A ludicidade no ensino e aprendizagem para alunos com Discalculia: um primeiro olhar | |
| Geovana Lutz Candio, Luani Griggio Langwinski | 
| Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática | |
| Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha | 
| Refletindo sobre Conceitos Matemáticos Iniciais na Perspectiva de uma Estudante com Paralisia Cerebral | |
| José Filipe de Quadros Nunes, Marlise Geller | 
| AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA INICIAL: perspectiva inclusiva | |
| Fabiana de Miranda Rocha-Luna, Raquel Elisa Weber, Luciana Vellinho Corso | 
| Compreendendo alguns princípios teóricos que sustentam pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento | |
| Talita Neves Silva, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti, Isabel Cristina Lara Machado | 
| Deficiência Intelectual e o processo de ensino e aprendizagem: como professoras e professores desenvolvem conceitos matemáticos | |
| Débora Resende Pereira Barbosa | 
| Ensino de Matemática para surdos: um estudo sobre as metodologias | |
| LÃvia Rezende Miranda Campos | 
| A compreensão dos esquemas mentais na interação surdo/intérprete em situações da lógica proposicional | |
| Anderson Alves de Queiroz, Jurema Botelho Lindote Peixoto | 
| Caminhos para Inclusão: uma abordagem do espectro autismo na formação de professores de matemática | |
| Elaine Aparecida Leandro | 
| Como desenvolver atividades escolares para estudantes com deficiência intelectual? Em tempos de Coronavírus | |
| Graziella Emilioreli, Helena Libardi | 
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky | 
| AULAS DE MATEMÁTICA BASEADAS EM ATIVIDADES ORIENTADORAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
| Tamillis Silva de Andrade Vigas, Jurema Lindote Botelho Peixoto | 
| Desenvolvimento da percepção de formas geométricas planas e espaciais por crianças com TDAH na Educação Infantil: uma revisão de literatura | |
| Simone Souza Silva Rangel | 
| Discalculia Associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | |
| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo | 
| Compreendendo a Discalculia por meio de uma revisão sistemática | |
| Alline Araújo Lacerda, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti | 
| Compreendendo a inclusão: uma visita às produções em Educação Matemática que abordam Educação Inclusiva e Autismo | |
| Suelen Martins Vasconcelos, Diogo Franco Rios | 
| Uma revisão bibliográfica sobre o processo de inserção e permanência de Surdos nas Instituições de Ensino Superior | |
| Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes | 
| Um relato de experiência com o Atendimento Educacional Especializado e a constituição de uma pesquisadora | |
| Jocione Aparecida Marmontelo, Rosana Maria Mendes | 
| Transtorno do Espectro Autista na Escola e a Educação Matemática: um olhar sobre o professor e o material didático | |
| Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães, Juliano Delabianca | 
| Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual | |
| Deise Fabiane Silva, Hellen Castro Almeida Leite, Cátia Aparecida Palmeira | 
| O software Elan e a Análise de Conteúdo: possibilidades para a análise de dados em pesquisas na área da educação de Surdos e Surdas | |
| Leonice Silverio de Carvalho, Rosana Maria Mendes | 
| Atividades intergeracionais e matemática: Um olhar dos estudantes universitários | |
| Guilherme Augusto Rinck | 
| O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático | |
| Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilà Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello | 
| Criação de dicionário de Libras e Matemática nas comunidades surdas de Marabá-PA | |
| Pablo Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa | 
| Recursos didáticos adaptados e o processo cognitivo da atenção na aprendizagem de matrizes para estudantes com surdez: uma realidade no Instituto Federal do Acre | |
| marcia jose pedro, SALETE MARIA CHALUB BANDEIRA | 
| Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva | |
| Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA | 
| O Ser Surdo no Ensino Superior: que desafios marcam essa trajetória nas disciplinas de ciências exatas? | |
| Joseli Alves da Silva, Claudia Segadas- Vianna | 
| O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado | |
| Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges | 
| Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio | |
| luciana araújo santos | 
| Práticas pedagógicas de professores surdos de Matemática: uma revisão de literatura | |
| Ezir Gonçalves de Paula Costa | 
| Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas | |
| Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco | 
| Ensino de Matemática para Deficientes Visuais: algumas possibilidades para ensino remoto | |
| Esthela de Oliveira Santos Godoi, Monick Pereira Batista Araújo, Gisela Maria da Fonseca PINTO | 
| Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem | |
| Vanessa Barreto da Silva, claudia coelho de segadas vianna, Gisela Maria da Fonseca PINTO | 
| Apropriação do Conceito de Números para Criança Autista por meio da Arte Visual: uma revisão de literatura | |
| Estéfano Stanger Portella | 
| No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas | |
| Elizabete Leopoldina da Silva | 
| O uso de textos matemáticos no ensino de surdos inclusos nas escolas públicas de Marabá-PA | |
| Maysa dos Santos Neres, Walber Christiano Lima da Costa | 
| Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social | |
| Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos | 
| Narrativa adaptada para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática: uma proposta para estudo de paralelismo. | |
| Fabio Borges, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva | 
| MATEMÁTICA E OS MATERIAIS MANIPULATIVOS: uma experimentação de imersão sensorial | |
| Vanessa Blumberg | 
| Estudantes com Paralisia Cerebral: A omissão de suas habilidades em documentos legais da educação | |
| Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara | 
| O Processo Pedagógico no Ensino da Matemática para Estudantes com Paralisia Cerebral | |
| Dilson Ferreira Ribeiro, Isabel Cristina Machado de Lara | 
| Proposta de Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista: Preceptora e Licenciandos de um Programa de Residência Pedagógica na Apropriação de Novas Formas do Fazer do Professor num Processo de Aprendizagem Col | |
| Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria da Fonseca PINTO | 
| O aluno surdo e a educação matemática no ensino superior | |
| Tayna da Silva Vieira, Gisela Maria da Fonseca PINTO | 
| Potencialidades inclusivas de um dispositivo didático pensado para estudantes surdos: um estudo a respeito de problemas de adição e subtração | |
| Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias | 
| Surdez e Matemática: A produção científica nacional nos anos 2010 – 2020 | |
| Camila Oliveira, Guilherme Oliveira | 
| O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. | |
| Mariane de Almeida da Silva, Claudia Coelho Segadas Vianna | 
| Um olhar atento à Educação Matemática com Pessoas Surdas: a trajetória metodológica de uma pesquisa de mestrado. | |
| Vitor Oliveira do Nascimento | 
| A formação do professor de matemática inclusivo | |
| Caroline Lima, Claudia Segadas-Vianna | 
| Teses brasileiras relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no período entre 2010 e 2020 | |
| Maria Clara Montel Montel Gomes, REINALDO FEIO LIMA | 
| A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva | |
| Karina Silva D'aquila, Lays Silva Jeronimo, CÃntia da Silva | 
| Ansiedade Matemática: as implicações dos padrões de riscos na sala de aula | |
| ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS, Ana Lúcia Manrique | 
| Adaptação curricular e certificação diferenciada: inquietudes e possibilidades na educação inclusiva | |
| Marcelio Adriano Diogo, Marlise Geller | 
| Aulas de matemática remotas e inclusivas: um pandemônio na vida do professor | |
| Roberta Caetano Fleira | 
| A Matemática promovendo a inclusão social do cidadão do século XXI | |
| Luis Fernando Pacheco Pereira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes | 
| O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO | |
| Juliano Delabianca, Jaqueline Magalhães Brum, Amanda Conceição Almeida Guimarães | 
| Os desafios e as possibilidades da alfabetização matemática para uma criança com autismo no ensino remoto | |
| Maria Eduarda Capistrano da Câmara | 
| Pratica pedagógica e social: O Papel do professor diante do aluno com deficiência Intelectual | |
| Caroline Reck, Tatiane Rocha | 
| O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Edna Fabricia Tecco | 
| Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará | |
| Silvia Caroline Salgado Pena, Elielson Ribeiro de Sales | 
| Um Percurso de Estudo e Pesquisa para abordar conceitos da Didática da Matemática numa perspectiva Inclusiva | |
| Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes | 
| O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva | |
| Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos | 
| Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nas aulas de matemática: análise de documentos oficiais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. | |
| Leandro Souza Rodrigues, Renato Marcone José de Souza | 
| Surdo que ensina surdo: questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem dos surdos no contexto da escola inclusiva | |
| Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo | 
| O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Ludmila Marques Menezes, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti | 
| Levantamento de Teses e Dissertações sobre Educação Matemática e Deficiência Visual: um estudo preliminar | |
| Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani | 
| Relatos e Experiências de uma Mãe-Pesquisadora: Educação Matemática de Pessoas Autistas | |
| LUSILEIDE MOTA DO NASCIMENTO | 
Relatórios das Rodas de Conversa
| Reflexões sobre os ENEMI’S nas versões presencial e a distância: um olhar para a Roda de Conversa | |
| Tula Maria Rocha Morais, Roberta Caetano Fleira | 
Relato de Experiência
| Reflexos da Formação no Exercício da Docência: Relato de experiência de uma professora de Matemática | |
| Flávia Helena Pereira | 
| O Ensino da Matemática na Perspectiva da Inclusão Social | |
| Edilena Costa da Silva Tavalask de Vasconcelos, Joseli Alves da Silva | 
| Surdez, Matemática e Atuação docente: desafios e possibilidades para o ensino de matemática para surdos | |
| FERNANDA BARBOSA DAMASCENO, MARIANNI CHAGAS LIMA, eulina coutinho silva do nascimento, Gisela Maria da Fonseca PINTO | 
| O CLUMAT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
| Vanessa Chaves Medeiros, Allana Tamires Alves da Silva, Luana Pereira da Cunha, Halana Garcez Borowsky | 
| A INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NA SALA REGULAR E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
| Palane dos Santos Alves de Mendonça, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti | 
| Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva | |
| Laura Victorya Rodrigues de Oliveira, Stephany Maria Pereira da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos | 
| Inclusão Matemática: Práticas Pedagógicas para deficientes visuais e o Ensino Online | |
| Endhyel Erben, Endhyel Erben, Kelen Berra de Mello Berra de Mello | 
| Tematizando o bullying numa perspectiva inclusiva: relato de um encontro em uma formação de professores | |
| LARISSA SANTANA ALMEIDA, Ana Virginia Almeida Luna | 
| ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RUMO À UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM RELATO DE MONITORIA | |
| Vânia Fatima Tluszcz Lippert, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck | 
| Torre do Cálculo: Uma proposta de jogo inclusivo | |
| Amanda Pasinato Cruz, Maria Lucia Panossian | 
| Jogos matemáticos e Autismo em um projeto de Educação Matemática Inclusiva | |
| Maristel Carrilho da Rocha Tunas | 
| Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso | |
| Daiane Maria Seibert, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan | 
| Transtorno de Espectro Autista: reflexões acerca da aprendizagem matemática | |
| Adriéli Aline Duarte, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan | 
| Uso do Multiplano para o ensino de gráficos: uma proposta de atividade para um aluno com TEA | |
| Danieli Felichak, Aline keryn Pin | 
| A avaliação em tempos de ensino remoto: um convite a insubordinação criativa | |
| Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes | 
| Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social | |
| Rafael Ferreira Cardoso, Sara Maria Fagundes Conti Neves, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio | 
| Matemática Inclusiva na Oga Mitá: experiências dentro e fora da escola | |
| Bianca de Souza Thiago, Flávia Streva Nunes, Mônica Barreto Magalhães Alexandre | 
| Discalculia do Desenvolvimento: avaliação e intervenção psicopedagógicas | |
| Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara | 
| O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional | |
| Solange Taranto de Reis, Bruna Zution Dalle Prane | 
| Professores ouvintes e estudantes surdos: experiência vivenciada em aulas de matemática ministradas em Libras | |
| Luisa Pimentel do Nascimento, Mylena Sarah Louzada Rodrigues, Thamires Belo de Jesus | 
| “Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | |
| Edre Almeida Corrêa, Priscila Rita da Silva, Ivanete Maria Ambrosio, Jadilson Serafim | 
| Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. | |
| Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Márcio Alexandre do Nascimento Chagas | 
| Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos | |
| Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões | 
| O ensino de Geometria para alunos surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – relato de experiência | |
| Camila Oliveira, Douglas Menezes | 
| Sala de Estimulação Sensorial: atendimento matemático para crianças com surdocegueira | |
| Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann | 
| Caça ao tesouro com QR Codes: uma prática pedagógica de Matemática com alunos surdos bilíngues | |
| Rafael Schilling Fuck | 
| Ensino da Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência auditiva: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo | |
| Flávia Alessandra BenÃcio Costa, Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão | 
| Um relato de minha experiência com o uso de material manipulativo no ensino inclusivo | |
| Luiz Winicius da Silva Fidelis | 
Comunicação Científica
| O enriquecimento curricular em Matemática para alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e algumas possibilidades. | |
| Adriana Fátima Carniélli, Cilio José Volce, Claudete Cargnin | 
| A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência | |
| Alexandre Toman, Giselle Coutinho Ferreira, Thamiris Honório dos Santos | 
| Formação docente e conhecimento para ensinar matemática: investigações na perspectiva da educação inclusiva. | |
| Ana Cláudia Olekszyszen, Crisitane dos Santos Oliveita, Mariana Hochmann Narciso | 
| Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? | |
| Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, PatrÃcia Martins de Freitas | 
| Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem | |
| Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa | 
| Educação Matemática Inclusiva: considerações a partir de um estágio de observação participativa | |
| Bárbara Raquel Castanha, Rosângela Maria Kowalek | 
| Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | |
| Júlia paixão Consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas | 
| Desmistificando a Discalculia | |
| Thais de Assis Rocha | 
| A discalculia em escolas municipais de 1° e 2° ciclos do ensino fundamental de Niterói: demandas de formação - criação de um site | |
| Michelly Amarante da Silva Gomes | 
| O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula | |
| Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges | 
| Altas habilidades/superdotação em matemática e inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal | |
| Weberson Campos Ferreira | 
| Altas Habilidades/Superdotação: contribuições teórico-metodológicas | |
| LEONARDO CARVALHO DE SOUZA, Fabricia de Carvalho Paixão | 
| Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. | |
| Cátia Aparecida Palmeira, Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner | 
| A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais | |
| Evanilson Landim, LÃcia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa | 
| O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
| Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi | 
| A Cantina da Escola: contribuições de uma situação emergente do cotidiano para o ensino de álgebra para deficientes visuais | |
| Natalia Mota Oliveira, Maria Lucia Panossian | 
| Reflexões sobre o ensino e aprendizado do estudante com deficiência através da ludicidade nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMFs) | |
| AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE | 
| Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática | |
| Maiara Brenda Jesus Santos, Anete OtÃlia Cardoso de Santana Cruz | 
| Acesso de estudantes público-alvo da Lei de Cotas na UNIFAL-MG em 2019: implicações para a educação matemática inclusiva | |
| Eder de Oliveira Quintino, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva | 
| A escrita unidirecional em Braille: os escritos simbólicos e a aprendizagem algébrica de estudantes cegos | |
| Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti | 
| Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte | |
| Jean Carlos Lemes, Eliane Matesco Cristovão | 
| Avaliação e reavaliação psicopedagógica: uma análise das habilidades matemáticas por meio do Subteste de Aritmética | |
| Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara | 
| O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as | |
| José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Tiago de Jesus Souza, Anthoniberg Carvalho de Matos | 
| As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica | |
| Tiago de Jesus Souza, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza | 
| O processo de aprendizagem da matemática por alunos surdos no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe | |
| Cristiele de Santana Lima, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva | 
| Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões com um estudante Surdo | |
| Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes | 
| Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática | |
| Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus | 
| A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual | |
| Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Mille | 
| O raciocínio aditivo de um estudante com deficiência intelectual: um estudo a partir do uso do Tampimática no Proeja | |
| Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo | 
| Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática | |
| Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli | 
| Ensino de matemática para alunos com síndrome de Down: Análise de teses e dissertações | |
| Renata Viviane Raffa Rodrigues, Bianca Mourão Osório | 
| Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo | |
| Romar Souza Barros, Roberta D´Ângela B. Menduni, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão | 
| O processo de adaptação de Avaliação Diagnóstica de matemática nas Escolas em Tempo Integral do Município de Vitória – ES. | |
| Christiane Milagre da Silva Rodrigues | 
| ANSIEDADE MATEMÁTICA EM CRIANÇAS COM E SEM DÉFICITS EM INTELIGÊNCIA FLUÍDA | |
| Natan Ferreira Filadelfo, Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Priscila VirgÃnia Salles Teixeira Figueira, PatrÃcia Martins de Freitas | 
| Proposta de jogos de cartas para o ensino – aprendizagem de Matemática para alunos surdos | |
| CecÃlia Pereira de Andrade, Brenda Ziviani, Ivy Cabral Barbosa | 
| A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos | |
| José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Anthoniberg Carvalho de Matos, Tiago de Jesus Souza | 
| O uso potencial do Software Braille Fácil para o ensino de matemática para alunos com deficiência visual | |
| Fábio Garcia Bernardo, Wagner Rohr Garcez, Edney Dantas Oliveira, Paula Marcia Barbosa | 
| Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM | |
| Matheus Fernandes Campos da Costa, Cátia Aparecida Palmeira | 
| O que acontece quando passamos uma atividade matemática da tinta ao braile? | |
| Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi | 
| Ansiedade Matematica em profesores do ensino fundamental:discutindo a formação | |
| julia paixão consiglio, Natan Ferreira Filadelfo, Priscila Virginia Salles Texeira Figueira, Patricia Martins de Freitas | 
| O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas | |
| Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki | 
Créditos
| Editoração dos Anais do II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
| Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof.ª Dr.ª Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | 
 Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática
	Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática