Submissões gerais
| O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET | |
| Suzana Domingues da SIlva, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
| O movimento de apropriação do conhecimento estatístico na Oficina Pedagógica de Matemática | |
| Gabriel José Cavassin Fabri |
| MATEMÁTICA VERSUS HETEROGENEIDADE: UM DESAFIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA | |
| Júlio César Resende Melo |
| A ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS PARA O PERÍMETRO E A ÁREA DO FRACTAL ILHA DE KOCH | |
| VinÃcius Murilo Fratucci |
| A unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fração | |
| Mariana LaÃs Batista |
| A METODOLOGIA DO SISTEMA NODET E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA SOBRE O USO DO ORIGAMI NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO | |
| Daniel Albernaz Brito |
| PROPOSTA DE ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE FASCÍCULOS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA EM SALA DE AULA | |
| Cilio José Volce |
| GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO | |
| Janini Gomes Caldas Rodrigues |
| O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL ELEMENTAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS | |
| Julio Silva de Pontes |
| A FEIRA DE MATEMÁTICA E A MOBILIZAÇÃO DE AFETOS DAS E DOS ESTUDANTES EXPOSITORES | |
| MarÃlia Zabel |
| BREVE PANORAMA ACERCA DAANSIEDADE MATEMÁTICA | |
| ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS |
| O ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CONEXÕES | |
| Edson Junior Monteiro |
| AS CONTRIBUIÇÕES DAS TAREFAS CRIATIVAS PARA AS FASES DE APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COMO LUGAR GEOMÉTRICO E SUAS CONSTRUÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Camila Bonini Araújo Cassoli |
| GRUPO DE ESTUDOS EM ALFABETIZAÇÃO ALGÉBRICA: O TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORAS DE 1º AO 3º ANO | |
| Jocelei Miranda Silva |
| Metodologias Ativas na Educação Básica: desenvolvimento do letramento estatístico por meio da pesquisa de opinião | |
| Amanda Vieira Mendes |
| A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Verusca Santos Bispo |
| AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
| Robson Kleemann |
| Um modelo didático para construção e análise de tarefas envolvendo problemas de adição e subtração com números naturais | |
| Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias |
| A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA DECOLONIAL | |
| Flávia Trópia |
| O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE A RELEVÂNCIA DIDÁTICA DAS COMUNICAÇÕES NÃO-VERBAIS EM SUA AÇÃO DOCENTE? | |
| Renata Souza Gonçalves |
| ORIENTAÇÕES DA CADES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Rogério Joaquim Santana |
| MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) PARA ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA | |
| Maria do Socorro Aragão Paim |
| DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO | |
| Taniele Loss, Marcelo Souza Motta |
| INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS POR UMA ESTUDANTE CEGA | |
| Dayse Silva Bivar |
| ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORES EM UMA OFICINA DE CORREÇÃO DE PROVAS ESCRITAS DE MATEMÁTICA | |
| Júlia Rodrigues Oliveira |
| A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO STEM: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA GÊNESE DOCUMENTAL | |
| Adriana de Oliveira Dias |
| FEMINISMO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES EM UM LÓCUS FRATURADO | |
| Bruna LetÃcia Nunes Viana |
| CONCEPÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO PRESENTES NOS PROJETOS DOS CURSOS PARANAENSES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Simone Xavier Meurer |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUA PRESENÇA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNESP | |
| Andrei LuÃs Berres Hartmann |
| A GÊNESE DOCUMENTAL DE UM TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Chrystian Bastos de Almeida |
| AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: O QUE LICENCIANDOS REVELAM AO AVALIAREM DIFERENTES ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA? | |
| Andreza Rodrigues Silva |
| PROPONDO AS TRILHAS DE MATEMÁTICA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A (RE)DESCOBERTA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO FORA DAS SALAS DE AULA | |
| Jéssica Rodrigues |
| ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
| Ailson Lopes Alzeri |
| IDEIAS BASE DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS BRASILEIROS E AMERICANOS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA | |
| Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Arthur Belford Powell |
| RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL | |
| Milena Conceição Coutinho |
| A CONSTRUÇÃO DE PERCURSO(S) DE ESTUDO E PESQUISA COM UM GRUPO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Janielly Taila dos Santos Verbisck |
| RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROGRAMAÇÃO VISUAL | |
| Flavia Sucheck Mateus da Rocha |
| O APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Eliane Machado Machado de Mélo |
| AS FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA DO CONHECIMENTO MANIFESTADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO | |
| Luciana Del Castanhel Peron |
| ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO | |
| Lúcia Moreno |
| PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES | |
| FabrÃcio Mendes Antunes |
| ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
| Mariele de Freitas Osti |
| UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CRITICIDADE E EMPODERAMENTO DOS ALUNOS VIA DISCUSSÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM | |
| Liliane Cristine Santos |
| MINICICLONES DE APRENDIZAGENS EXPANSIVAS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS MATEMÁTICOS DIGITAIS | |
| Rosicácia Florêncio Costa |
| PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO | |
| Larissa Testolin Schmiescki dos Santos |
| QUANTO DE INFÂNCIA CABE NA EDUCAÇÃO? IMAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA POTÊNCIA EM DESFORMAR ESCOLAS E PESQUISAS E CURRÍCULOS E MATEMÁTICAS E... | |
| Amanda Silva de Medeiros |
| O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM SALA DE AULA: ESTADO DO CONHECIMENTO | |
| VinÃcius Torres Marques |
| EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| VinÃcius Aparecido Salatta |
| Focos da Aprendizagem Científica: identificando as comunidades do foco 5 | |
| Ana Paula Moreira |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM AMBIENTE DIGITAL | |
| Rita de Cássia Idem |
| ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA LINGUAGEM NO SUJEITO SURDO E A RELAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Melissa Ribeiro |
| A ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
| Reinaldo Manoel Silva |
| TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RASTROS DE RELAÇÕES EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
| OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA ELEMENTAR DE SEUS ALUNOS DO 6° ANO | |
| Mariana Hochmann Narciso |
| A construção do conceito de função com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental utilizando a sala de aula invertida e a Resolução de Problemas | |
| Nilcilene Pereira dos Santos, Andresa Maria Justulin |
| RELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO E A AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |
| Sara Lopes Sene |
| A DISCIPLINARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A PARTIR DE ESTUDOS DECOLONIAIS | |
| Endrika Leal Soares |
| PROPOSTA PARA A CONCEPÇÃO DA INTERFACE DE UMA PLATAFORMA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADA NA CIÊNCIA ERGONÔMICA QUE PRIVILEGIE O DESIGN DE INTERAÇÃO | |
| Renata OLIVEIRA balbino |
| Criação de uma Plataforma para Construção de Objetos de Aprendizagem de Matemática com Uso de Programação Intuitiva e Assistida por Inteligência Artificial | |
| Evandro Alberto Zatti |
| Proposta de sistematização para o abastecimento de uma plataforma de construção de objetos de aprendizagem de Matemática | |
| Silvana Gogolla de Mattos |
| UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA | |
| Aldo Peres Campos Lopes |
| O ESTUDO DA ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO-SE DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS | |
| Geferson Luiz Montanholi Pimenta |
| A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO MATERIAL DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Willian Christian de Assis |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA | |
| Cauê Duarte |
| DIMENSÃO AFETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE: METODOLOGIA. | |
| André Nunes Nunes Ferreira |
| O ESTADO DO CONHECIMENTO: UMA BREVE ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES BUSCANDO NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS NO COMEÇO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO | |
| Marcos Aurélio da Silva Martins |
| O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Mario Alberto Zambrana Vernizzi |
| Concepções Teóricas do Pensamento Matemático Avançado: uma Possibilidade de Aproximação | |
| Osvaldo Inarejos Filho |
| COMPRAR OU NÃO COMPRAR? EIS A QUESTÃO! SONDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS | |
| LaÃs Thalita Bezerra dos Santos |
| INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS | |
| Waleska Stefany Moura Diniz |
| Os inteiros relativos: construindo possibilidades para a compreensão desse objeto matemático | |
| Ludiér Mariano Rosa |
| MAPEAMENTO INICIAL ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
| ELISABETE STRELOW DE CASTRO |
| A TIPOLOGIA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE FUNÇÃO AFIM EM PESQUISAS E EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL | |
| Sandra Maria Tieppo |
| Contribuições da Investigação Matemática para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado | |
| Juliana Aparecida Gonçalves |
| DESCOBRINDO O SEGREDO: SABERES MOBILIZADOS PELAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Aline Rocha |
| TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Kaique Martins, Larissa Gomes, Marlúbia de Paula |
| Polígonos Regulares via Resolução de Problemas: análise de uma proposta de ensino a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | |
| Ana Beatriz de Oliveira |
| A ARTICULAÇÃO ENTRE SIGNIFICADOS DENOTATIVOS E CONOTATIVOS MOBILIZADOS PELA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| LetÃcia Fagundes Triguero |
| REPENSANDO PROVAS E DEMONSTRAÇÕES EM AMBIENTES DINÂMICOS | |
| Alexandre Matias Russo |
| Kahoot! Uma intervenção pedagógica para o ensino de Matemática | |
| Andreia de Fatima Netto Barcellos |
| DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM FOCO NO PENSAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Daniel Redinz Mansur |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO | |
| Anderson Minosso, Maria Lucia Panossian |
| A DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADE | |
| Claudia Maria Witt, Maria Lucia Panossian |
| Conhecimentos didático-matemáticos na perspectiva da Etnomatemática com professores que ensinam matemática em escolas multisseriadas do campo | |
| Maria Jacqueline da Silva |
| ABORDAGEM DO LETRAMENTO PROBABILISTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. | |
| Marco Fábio dos Santos |
| A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ASSOCIADA AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGANDO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM | |
| Carbone Bruno Schmidt Krug |
| AÇÕES DE PROFESSORES EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE DOIS ESTUDOS DE CASO | |
| Eduardo Pereira de Oliveira Rossa |
| HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: NARRATIVAS SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BAURU-SP (1969-1988) | |
| Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen |
| TENDÊNCIAS DIDÁTICAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| José Henrique de Oliveira Junior |
| O ENSINO DA ESTATÍSTICA NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DOS PROFESSORES | |
| Valderez Aparecida Aluiz Amin |
| A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE | |
| Bertrand Luiz Corrêa Lima |
| ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
| MARGARET CHARNEI |
| SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Mariane Alves Koga |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS | |
| Izabela Cristina Bezerra da Silva |
| ESTUDO HISTÓRICO DA PROBABILIDADE | |
| André Benito Fentanes Alvarez Marques |
| ETAPA INICIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE JOGO, MATEMÁTICA E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM TESES E DISSERTAÇÕES | |
| Patricia Michie Umetsubo Gonçalves |
| APRENDENDO AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DINÂMICAS | |
| Lucas Decaro dos Santos da Silva, Silvia Nagib Elian |
| O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA A ESTUDANTES COM DISCALCULIA | |
| Mary Petry Stec |
| FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES DO 5º ANO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE AULA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FOCO | |
| Fabio Vieira Abrão |
| MAPAS E CONVERSAS: MOVIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZADOS EM UMA TESE QUE INVESTIGA A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO | |
| Joice Rejane Pardo Maurell, Celiane Costa Machado |
| TICs e PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: OPORTUNIDADES E BARREIRAS | |
| José Roberto de Souza |
| AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA | |
| Marcelo Orlando Sales Pessim |
| EXPERIÊNCIAS NO/DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS/CPAQ | |
| VIVIAN CAMPOS MARTINS DE SOUZA |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO DIMENSÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E PSICOLÓGICAS COM FOCO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR, EM TURMAS DE EJA | |
| Ana Paula Rodrigues da Costa |
| A MATEMÁTICA NA PARÓQUIA SÃO VICENTE PALLOTTI | |
| Juliana Müller Silveira |
| TAREFAS MATEMÁTICAS SOBRE POTENCIAÇÃO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO ENSINO REMOTO NO PARANÁ | |
| Susana Fátima Lopes |
| A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR REFERENTE A COMPREENSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA RELAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
| Priscila Miranda Engelhardt |
| RESULTADOS DO SAEB: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DO ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
| Ana Paula Nogueira Rocha Borges |
| PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS COM FOCO EM DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: UM ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL (1985-2015) | |
| Moab Marques Da Silva, Emerson da Silva Ribeiro |
| CONHECIMENTOS PARTILHADOS PELOS PROFESSORES DO GRUPO MOSAICO EDU SOBRE A ESTATÍSTICA NA BNCC | |
| Karla Priscila Schreiber |
| A METACOGNIÇÃO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| NIVIA MARTINS RIBEIRO |
| UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS SOBRE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS | |
| Davi Cézar da Silva |
| O CURSO DE MAGISTÉRIO EM PRESIDENTE MÉDICI-RO: UM PERCURSO HISTÓRICO SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE SEUS EGRESSOS (1981-2001) | |
| Elianai Rodrigues Lima Pedroso |
| MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Priscila Gleden Novaes da Silva |
| Formação de professores em um Clube de Matemática: aprendizagens da docência sobre proporcionalidade a partir da perspectiva Histórico-Cultural | |
| Rayara Barroca Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Marcela Mariah Leite |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O QUE MOSTRAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO | |
| Ingrid Silva |
| RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS: A PROVA ESCRITA EM FASES COMO UMA ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM | |
| Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
| A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E A PROMOÇÃO DO RACIOCÍNIO CRIATIVO | |
| Rogério FabrÃcio Hening |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: CONHECIMENTOS DE E PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabiana Gomes da Silva |
| INDICAÇÕES CURRICULARES, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES ENVOLVENDO O LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
| Anie Masquete Paruta |
| Tarefas Exploratórias e o Desenvolvimento Do Raciocínio Matemático de Estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. | |
| Mariana Vasconcelos Negrini |
| AS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
| Natasha Cardoso Dias |
| CLASSIFICAÇÃO DE TAREFAS DE QUÍMICA RELACIONADAS À CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTADA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO | |
| ADRIELI MAZUREK CIESLAK |
| Mapeamento das pesquisas desenvolvidas em programas stricto sensu da Região Sul do Brasil que versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática | |
| Narjara Boppré Philippi |
| CONSTRUINDO E PROPONDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA | |
| Queila Ribas de Souza |
| CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS | |
| Janete Melo Bellini |
| Um estudo sobre o movimento se formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de narrativas | |
| Xavier Morais Santos |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO RECURSIVIDADE: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
| Fernanda Santolin Marques |
| AS TDIC NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PANORAMA DOS ASPECTOS HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS | |
| Victor Hugo Ricco Bone Antunes |
| O despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental em práticas de Modelagem Matemática | |
| Adriéli Aline Duarte |
| Leitura e Intepretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos em um ambiente virtual | |
| Regina Matias Silva |
| PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO | |
| Aline Mendes Penteado Farves |
| PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA COMO MEDIADORES EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Daniel Tebaldi Santos |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: LIMITES E PERSPECTIVAS SEGUNDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL | |
| Fernando Schlindwein Santino, Leny Rodrigues Martins Teixeira |
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL: apontamentos iniciais | |
| Lilian Oliveira Daniel |
| COORDENAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICO E ALGÉBRICO DA FUNÇÃO AFIM: ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS | |
| Jose Robson Araujo |
| Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino e Aprendizagem de Equação do 1º grau com uma incógnita | |
| CAROLINA BUENO SILVESTRE |
| O APLICATIVO MULTIBASE E O ESTUDO DE BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. | |
| Penna Alves Ferreira |
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO RELAÇÕES | |
| Márcia Regina Kaminski |
| O CONCEPT STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO COLETIVO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE PARA O ENSINO | |
| Luiz Paulo Teixeira de Sousa |
| A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Camila Iorio Marton |
| DESCOBRINDO MUNDOS INCERTOS: ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Emilly Rayane Moura Diniz Santos |
| A FORMA/AÇÃO COMO ABERTURA À COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COM TECNOLOGIA | |
| Carolina Cordeiro Batista |
| DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS | |
| Thamires Belo de Jesus |
| AS TEORIAS IMPLÍCITAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS RESISTÊNCIAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
| ELABORAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS PARA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO COM FOCO NO CONHECIMENTO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Jean Carlos Lemes |
| O Ensino de Volume por meio da História da Matemática: discutindo a contextualização na formação de professores de matemática. | |
| Christian Fernando Pinheiro, Virginia Cardia Cardoso |
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DO MODELO DE VAN RIELE | |
| colli delli delli colli |
| PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA | |
| Diego Medeiros de Aguiar |
| MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS | |
| Tchierly Juliani Bier Oliveira |
| A UTILILIZAÇÃO DE TDIC E CONTEXTO REALÍSTICO EM TAREFAS PARA O ENSINO REMOTO DE SEQUÊNCIAS | |
| Esp Mateus Felipes |
| LICENCIATURA HÍBRIDA EM MATEMÁTICA: QUAL O PAPEL DOS VÍDEOS DIGITAIS? | |
| José Fernandes Torres da Cunha |
| ETNOMATEMÁTICA: MATEMÁTICA PRESENTE NOS VÍDEOS | |
| Juliana Çar Stal |
| FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: CONSTRUINDO O ESTADO DO CONHECIMENTO | |
| Carina Espilma Lima |
| O NÍVEIS DE VAN HIELE E O LIVRO – A CONQUISTA DA MATEMÁTICA. HÁ GEOMETRIA SUFICIENTE CAPAZ DE PROMOVER O AVANÇO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMNETAL? | |
| Renata Barros |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Cristiano Cardozo Dória |
| PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E O USO DE SMARTPHONE | |
| JULIANA LEAL SALMASIO |
| UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AUTONOMIA E OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO, ENQUADRAMENTO E CRIATIVIDADE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Bruna Santos de Souza |
| UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO NO USO DE ALGUNS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA | |
| Karina Grzeca |
| O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
| Geralda Neri Santana |
| ENTRE (DES)COBERTAS MATEMÁTICAS: PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM LEITURAS (DE)COLONIAIS | |
| Luana Oliveira Lima |
| TRILHAS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DE ALGUNS MATERIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Alvaro Henrique Mateus da Rocha |
| SABERES PARA E A ENSINAR MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA DO TEMPO PRESENTE DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA | |
| NÃcolas Giovani da Rosa |
| EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA MATEMÁTICA: UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| LuÃsa Cardoso Mendes |
| Mapeamento das Pesquisas Referentes a Inequações entre os Anos de 2010 a 2019 | |
| Greg Cruz Silva |
| Raciocínio Matemático: um caminho para a aprendizagem matemática no 5º ano do Ensino Fundamental | |
| ROSIMEIRI DA SILVA DE MORAIS |
| Superfícies Regradas: um estudo matemático utilizando modelos concretos | |
| Marcos Felipe Santana de Sousa |
| A COMPREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO POR MEIO DE NARRATIVAS | |
| Hygor Batista Guse |
| Possíveis contribuições da Modelagem na transição escolar do 5º para o 6º ano do ensino fundamental | |
| Eliane Santos Alves |
| UMA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA REFERENTE À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Camila Lorrane Reis Locatelli |
| MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO | |
| Diogo Ferreira Jandrey |
| Proposta de ensino de Números Complexos por meio de materiais manipuláveis como recurso pedagógico para alunos com Transtorno do Espectro Autista | |
| Adriana Fátima Carniélli |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Cibelli Batista Belo |
| Nas trilhas dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no Programa de Ensino da disciplina Didática Especial da Matemática, 1970 | |
| Jonathan Machado Domingues |
| UM ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE ENSINO DE ANÁLISE REAL NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | |
| Cecilia Ferreira Borges de Alcantara |
| SOBRE O SUJEITO QUE DESENVOLVE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| ELHANE DE FATIMA DE FATINA FRITSCH CARARO |
| ETNO(MATEMÁTICA)S DA RESISTÊNCIA: PULSÕES DE SOBREVIVÊNCIA DE MULHERES NEGRAS DURANTE A PANDEMIA | |
| Ellen de Cássia |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL E COLABORATIVA | |
| Danilo Pontual de Melo |
| PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COMO MOBILIZADOR DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. | |
| GLAUCIONY ESPIRIDON |
| O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Rosangela Ramon |
| CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS NO PIBID: UM ESTUDO COM EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
| Nathalia Luiza Soares Peixoto |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | |
| MARIA APARECIDA DOS SANTOS FINETO |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL | |
| Lúcia Renata dos Santos Silveira |
| ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luciana de Souza |
| INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE JI-PARANÁ/RO | |
| DILEIA DA SILVA BRUN SCATAMBURLO |
| VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: A ÁLGEBRA DA AUTOESTIMA | |
| Geciara Silva Carvalho |
| AMBIENTES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE 6° ANO: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES | |
| simone gomes de almeida cezar |
| UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
| CARLOS Alexandre SANTOS |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO CONVENCIONAL | |
| Cristina Martins Paraol |
| A PERSPECTIVA DOS ALUNOS AUTISTAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO MATEMÁTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
| Suelen Martins Vasconcelos |
| COMPARAÇÃO DE PROBABILIDADES E A JUSTIÇA EM JOGOS: O QUE PENSAM CRIANÇAS E ADULTOS? | |
| RITA BATISTA |
| UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO NO CURSO DE GEOGEBRA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA | |
| Isane Maria Wowcsuk Marques |
| PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA MODALIDADE DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA | |
| Tanira Eloisa Konzen |
| ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
| Sabrina Saito |
| Um estudo sobre a presença e a influência das crenças de professores ao utilizar o livro didático: um panorama dos dados | |
| Franciéllem Roberta Gonçalves |
| O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA | |
| Maiara Luisa Klein |
| UM OLHAR SOBRE A FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL DA UNEMAT E A CRIAÇÃO DO 1º MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS | |
| Adroano Silva Nascimento Nascimento |
| ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX | |
| Julio Veloso dos Santos |
| LUDICIDADE EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Antonella Fernandes |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E O PARQUE FLORESTAL DE SINOP/MT: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros |
| ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA | |
| Natália Galvão Simão de Souza |
| UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
| Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes |
| CRIANÇAS, NARRATIVAS E MATEMÁTICAS: UM PESQUISAR INFANTE | |
| Vivian Nantes Muniz Franco |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PIAUÍ: REGULAÇÕES E RECONTEXTUALIZAÇÕES | |
| Mayara Miranda Santos |
| Criação e Criatividade em Modelagem Matemática | |
| Elenice Josefa Kolancko Setti |
| A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Andrielli Jorge Da Silva |
| ENSINO DE MATEMÁTICA E CULTURA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE | |
| Nara Freitas Simoes |
| TRAJETÓRIA DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM JI-PARANÁ-RO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1970-1996) | |
| Simone Aparecida Navarro Cruz, Marlos Gomes de Albuquerque |
| PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A VISÃO FENOMENOLÓGICA | |
| Nagmar Ferreira de Souza |
| EDUCAÇÃO DO CAMPO, ETNOMATEMÁTICA E BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção do currículo de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental | |
| Marcia Regina de Souza |
| Álgebra nos anos iniciais: do aprender ao ensinar | |
| Iasmim Martins Noro |
| A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E SUAS RELAÇÕES COM A TEORIA DA ATIVIDADE E ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
| Luciano Fonseca Pinto |
| OS IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-2 (COVID 19) NA ROTINA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CAMINHOS E IMPRESSÕES INICIAIS | |
| Pedro Paulo Mendes |
| VALIDAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| FABIOLA MARTINS STAVNY |
| IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Lemerton Matos Nogueira |
| UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES | |
| Daiana dos Santos Oliveira Fischer |
| Cenários de reconhecimento e desrespeito à população LGBTQIA+ na sala de aula Matemática e nos cursos de licenciatura em Matemática | |
| Tadeu Silveira Waise |
| INVESTIGANDO A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS | |
| Daniela Cristina de Oliveira |
| ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Douglas Ribeiro Guimarães |
| SE CONSTITUINDO DOCENTE PELA VIVÊNCIA EM UM PROJETO UNIFICADO DA UFPEL | |
| Pierre Teixeira da Silva |
| PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS | |
| Anderson José Gomes Ferreira |
| UMA INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NO ESPAÇO DE UMA FEIRA AGROECOLÓGICA | |
| Paulo Rafael Antunes |
| UMA ABORDAGEM DE ENSINO CRÍTICA, ANTIRRACISTA E CULTURAL PARA O PENSAMENTO PROPORCIONAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Uriel Engel Piffer |
| UM ESTUDO DA CONTINUIDADE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DE PEIRCE | |
| Leise Santos Vieira |
| UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE | |
| Maria Betânia Valentim Moreira |
| MARCAS E TRAÇOS HISTÓRICOS E IDENTITÁRIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO | |
| Josilene Maria de Lima Torres, Edelweis José Tavares Barbosa |
| OS PRÓS E CONTRAS DE UMA AULA DO CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
| Marco André Dantas |
| SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES NO ESTUDO DO SIGNIFICADO MEDIDA DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Stephanie da Silva Trindade |
| AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Sandra Menezes de Carvalho Abreu |
| UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E IDOSOS | |
| Mateus Schmeckel Mota |
| EXPLORANDO E INVESTIGANDO SITUAÇÕES FINANCEIRAS COM TECNOLOGIAS | |
| AGNER LOPES BITENCOURT |
| O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL | |
| Marcos Tavares Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROCESSOS DE SOCIOEDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: UM OLHAR PELO TEATRO | |
| João Marcos Marques Machado |
| PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA POLIEDROS DE PLATÃO E RELAÇÃO DE EULER NUMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Thaciane Jahring Schunk, LÃgia Arantes Sad |
| Pensamento Computacional e Pensamento Matemático na Educação Matemática Brasileira: uma Revisão Sistemática | |
| Lucas Machado O'Neill |
| O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS REFLEXIVAS DO PROFESSOR A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. | |
| Cristiane Boneto Almeida |
| A ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS BÁSICOS EM LIVROS DIDÁTICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Renata Gaspar da Costa |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA VISANDO MELHORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
| Débora Cardoso do Amaral |
| MAPEAMENTO E ANÁLISE DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR REMOTO | |
| Esthela de Oliveira Santos Godoi |
| A MATEMÁTICA NOS ARGUMENTOS: UMA INVESTIGAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Érica Alice Copetti |
| UM ESTADO DA ARTE SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Raquel Soares dos Santos |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO UTILIZANDO CUISENAIRE DIGITAL EM TAREFAS SIMBÓLICAS E NÃO SIMBÓLICAS | |
| Ingrid Ponvequi Oliveira |
| UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Eliza Pescini |
| UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES PARA O ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS: UMA CONTRIBUIÇÃO EM TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO, PROVA E DEMONSTRAÇÃO. | |
| George Henrique Conceição |
| UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONTRATO DIDÁTICO(CD) E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(EF) | |
| Maria das Dores Morais |
| UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROPORCIONALIDADE NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anailde Felix Marques |
| PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ADOTAREM TEXTOS DE MALBA TAHAN | |
| LARISSA TONIATO |
| A História da Matemática na formação inicial de professores: um estudo acerca do desenvolvimento de conhecimentos fundamentais | |
| Ana Cristina Pereira |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS GAMIFICADOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: AÇÕES, CONEXÕES E CONTROVÉRSIAS | |
| Diego Góes Almeida, Flávia Cristina de Macêdo Santana |
| AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIFAL-MG: FATORES QUE PODEM AFETAR A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS | |
| Ronaldo André Lopes |
| Desenvolvimento do Raciocínio Matemático nos Anos Iniciais: Um estudo teórico | |
| Aline dos Santos Souza |
| PENSAMENTO ALGÉBRICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Ariane da Silva Landgraf |
| CONSTRUINDO SABERES E ENTRELAÇANDO TEORIAS: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
| Matheus Cardoso da Cunha |
| LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILISTICA | |
| FATIMA APARECIDA KIAN |
| A ressignificação: Uma proposta de ensino | |
| luis lucho |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Antonio Rodrigues Junior |
| PRATICANDO UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE NO LIVRO ELEMENTOS DA GEOMETRIA DO PADRE ALBERTO JOSÉ GONÇALVES | |
| Ewerton Echeverria Oliveira |
| LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS: saberes docentes emergidos a partir de um curso de extensão | |
| Érika Silva Pereira |
| TEORIA DA ATIVIDADE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO | |
| Alex Angelo |
| ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO ON-LINE E A COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS | |
| Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
| ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÁTEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES | |
| Tauana Dambrós, Ricardo Fajardo |
| DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA APRENDER A ENSINAR EQUAÇÕES DE 2º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Fernando Francisco Pereira |
| LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS SOBRE EQUAÇÃO DO 1° GRAU | |
| Felipe Alexandre de Lima Lira |
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO AFRICANO: JOGO IGBA-ITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NOÇÕES PROBABILÍSTICAS | |
| João Victor da Silva Gabriel |
| ADAPTANDO MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Vanessa Blumberg |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES SOBRE SUAS VIVÊNCIAS COMO ALUNAS E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA | |
| Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
| PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA TRI-FRONTEIRA: DESVELANDO ASPECTOS DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA | |
| Fernanda Marchiori Grave |
| Geometrias-Não Euclidiana: Uma proposta para o currículo do Ensino Médio | |
| Priscila Alves |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Ãgata Tamara Lamb |
| A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO IFSP | |
| Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz |
| O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática na Visão do Professor Supervisor: Formação, Identidade Profissional, Saberes Docentes e Experiências | |
| Gabriel Gonzaga Lima |
| ASPECTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS | |
| Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio |
| VETORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DEBATENDO E CONSTRUINDO UMA MELHOR ADAPTAÇÃO A ESTA NOVA FERRAMENTA | |
| Lucas Felipe Clajus Pontes |
| Um Mapeamento do Ensino da Álgebra nas Primeiras Unidades Educacionais do Município de Campo Grande/MT no Período de 1900 a 1977 | |
| Adriano da Fonseca Melo |
| O QUE RELATAM COORDENADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS SOBRE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CRIANÇAS COM TEA? | |
| Katia Barros Cabral |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL | |
| Hugo Lagrimante Ferreira |
| Corpo e a Matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano | |
| Maria aparecida de Souza Aparecida de Souza Leonardo |
| EFEITOS DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DO SUBCAMPO CONCEITUAL DA ÁREA DE PARALELOGRAMOS: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA | |
| Jailson Cavalcante de Araújo |
| CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA | |
| Daniel Zampieri Loureiro, Tiago Emanuel Klüber |
| INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Karina Dezilio |
| METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES | |
| Geovane Duarte Pinheiro |
| A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO | |
| Zaine Hete Ribeiro de Oliveira |
| EDUCAÇÃO PRISIONAL: OS SABERES MATEMÁTICOS NA VIDA DAS APENADAS DO SISTEMA PRISIONAL DE FOZ DO IGUAÇU - PR | |
| Djalma Machado da Cruz |
| Tendências em Educação Matemática e Metodologia de Pesquisa Qualitativa | |
| Hercules Gimenez |
| Impacto das obras de Euclides e Hilbert na Formação dos Professores de Matemática | |
| Gabriela Daiani de Freitas |
| UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: APRENDIZAGENS CONSTITUÍDAS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Érica Gambarotto Jardim Bergamim |
| APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: EXPLORANDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Cristiane dos Santos Oliveira |
| ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO: O CONTRATO DIDÁTICO E SUAS RELAÇÕES COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| José Edivam Braz Santana |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O LÚDICO COMO ATIVIDADE PRODUTORA DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS | |
| ELAINE BAUER DE ALMEIDA RANGEL |
| CONHECIMENTOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM RELAÇÃO ÀS PROPRIEDADES DA IGUALDADE | |
| Samuel Ribeiro da Silva |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE INDÍGENAS KADIWÉU DE MATO GROSSO DO SUL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Claudio Roberto da Silva Santos |
| CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS EVIDENCIADOS DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Leandro Henrique Gonçalves Minella |
| Ensino de Função por meio de Tarefas de Análise da Produção Escrita | |
| Gustavo Jose Ferreira |
| PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: INDICATIVOS DE PESQUISAS | |
| Fernanda Cybulski |
| MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Rafael Machado Silva |
| RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
| Marcos Roberto Oliveira |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE | |
| Ana Paula Ximenes Flores |
| EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | |
| Maieli Masteloto Crestani |
| A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN: UMA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA | |
| Professora Da Silveira Delfino |
| Aspectos do ensino remoto de matemática em Mato Grosso do Sul: uma primeira discussão. | |
| Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos |
| ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PRESENTES NA PROVA PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO | |
| Ana Claudia Olekszyszen |
| A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Mayara Andressa Marzagao |
| A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE FOCA A EXPERIÊNCIA VIVIDA: REFLEXÕES PARA O PROJETO DE TESE | |
| Emanueli Pereira |
| ANÁLISE DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO NO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA | |
| Pedro George Batista da Costa |
| INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Stelamara Souza Pereira |
| O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Milena Luvison |
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE NO PERÍODO DE 1998 A 2017 | |
| Eliane Siviero da Silva Dalbon |
| PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE? | |
| Willian Henrique Maximiano da Silva |
| Análise de um Micromundo com um Modelo Praxeológico de Tarefas para o Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo | |
| PatrÃcia Benevides de Oliveira |
| PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM UM CONCURSO DE PREMIAÇÃO DE EDUCADORES | |
| Páblo Carcheski Queiroz |
| DIVISÃO DE FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA ELEMENTAR DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Lorena Rosa Branquinho |
| CONHECIMENTO PROFISSIONAL E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Mayara Cristina Sugigan |
| PROJETOS DE TRABALHO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Angélica Ninke |
| Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia | |
| Thays Rayana Santos de Carvalho |
| TRAJETÓRIA DE IMERSÃO NA CULTURA SURDA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| VinÃcius Berbat Paula |
| PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
| ALAN GUSTAVO FERREIRA |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO UNO NO PERÍODO DE 1942 A 1971 | |
| Tharine Antunes Lopes |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO ACESSIBILIDADE | |
| Lucas de Castro Oliveira Aparecido |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: INTERPELANDO PROJETOS HEGEMÔNICOS DE PODER A PARTIR DE MOVIMENTOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA NEGRA | |
| Tamires Torres da Purificação |
| O AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA POR MEIO DE NARRATIVAS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES | |
| Veridiana Canassa Pinheiro |
| UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Larissa Beatriz Molgora, Aparecida Santana de Souza Chiari |
| O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Alcione Cappelin |
| AS AÇÕES DO VÍDEO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE MODELAGEM QUANDO O PROBLEMA É PROPOSTO E RESPONDIDO COM ESSA MÍDIA | |
| Neil da Rocha Canedo Junior |
| INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS | |
| Carla Larissa Halum Rodrigues |
| Uma proposta de Aprendizagem Matemática Criativa com o Scratch | |
| Mateus Dauã de Morais |
| UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
| Thiago Guedes Strassemann |
| A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA EJA | |
| Maria Manuela Figuerêdo Silva |
| UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Martyelle Carvalho Espindula |
| Avaliações Externas na dinâmica de uma escola. | |
| Dayani Quero Silva |
| INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE FUNÇÃO DEFINIDA POR VÁRIAS SENTENÇAS | |
| Clederson Passos Alves |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA | |
| Maxlei VinÃcius Cândido de Freitas |
| COOPERATIVAS E VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICA NO USO DA MATEMÁTICA NO TOCANTE À INCLUSÃO SOCIAL | |
| Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
| MODELIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULO E VALIDAÇÃO DO MODELO POR MEIO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS | |
| Franklin Fernando Ferreira Pachêco |
| MUSICALIZANDO FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS | |
| André Luiz Oliveira Capoano |
| CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS | |
| Luiz Henrique do Nascimento |
| ANÁLISE DA CONCEITUALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE JUROS SIMPLES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM | |
| Regis Alessandro Fuzzo |
| NOÇÕES DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE: O PORTFÓLIO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO | |
| DEBORA MACIEL MACIEL VILHENA |
| A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA, UMA QUESTÃO METODOLÓGICA | |
| Rodolfo Masaichi Shintani |
| PRÁTICAS AVALIATIVAS: UM OLHAR PARA UM GRUPO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Luiza Cordeiro de Andrade Faustino |
| Diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: investigando dissertações defendidas em Mestrados Profissionais de Minas Gerais | |
| Samuel Alves de Assis |
| OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Valéria Santos |
| Pesquisar sobre o autismo na educação matemática: revisitando estudos e assumindo a neurodiversidade | |
| Elton de Andrade Viana |
| PUBLICAÇÕES NO ICOTS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
| José Ronaldo Alves Araújo |
| AVALIAÇÕES EXTERNAS E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | |
| Leonor Fernanda Volpato de Moraes |
| RECURSOS PARA ENSINAR GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO | |
| Jaciele Hosana Santos da Silva |
| REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Danniella PatrÃcia Araújo de Almeida |
| ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA:OBSERVANDO OS DISCURSOS DE DOCENTES EM UMA OFICINA DE ROBÓTICA | |
| Danubia Baltazar da Cruz |
| Gênese do processo de formação das ações mentais por etapas e a formação de conceitos: um olhar para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de Matemática | |
| Eliel Constantino da Silva |
| A MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR INSUBORDINADO CRIATIVAMENTE | |
| Adriele Carolini Waideman |
| COEDUCAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE | |
| Marina de Morais Córdova |
| A MATEMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE CONVENCIMENTO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS | |
| Renata Rodrigues Souza |
| CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS | |
| Rafaela Martins da Silva |
| ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO POR ALUNOS DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Daiane Gomes Prior Cara |
| UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NÚMERO E OS PROCESSOS MENTAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA | |
| Amanda Cristine Lopes Marques |
| Investigação Matemática na Formação Docente | |
| Josiane Busquim Mota |
| REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anneliese De Oliveira Lozada |
| CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Wander Mateus Branco Meier |
| Criança cega e criança vidente resolvendo problemas combinatórios usando diferentes sentidos | |
| Flávia Myrella Tenório Braz |
| PERCURSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES/MONITORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DE RONDÔNIA: SABERES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
| DAIANE FERREIRA DA SILVA RODRIGHERO |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Mayara Moraes Cardozo Coutinho |
| A ETNOMATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE CASTANHA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Layune Guilherme Barbosa Muriel |
| NÓS, ESCRAVOS DE ROBÔS? | |
| Diogo Chadud Milagres |
| A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO(A) PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA OFERTADA POR CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA | |
| ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO |
| A CADEIA CRIATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| EVARISTO GLORIA |
| AS GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO OS OLHARES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E DA TEORIA PEDAGÓGICA FREIREANA | |
| dierson GONALVES DE CARVALHO |
| UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O DOMÍNIO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Leonardo Bernardo de Morais |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE ESCOLAS NO CAMPO E NA CIDADE EM IPOJUCA- PE: UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. | |
| Juliana de Cássia Gomes da Silva |
| O CONCEITO DE FRAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DA ÚLTIMA DÉCADA | |
| Giovana Rodrigues Castilho |
| Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do Pensamento Algébrico no ciclo da alfabetização | |
| Danielle Abreu Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO | |
| Zleinda Schultz Kuster |
| PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE VÍDEOS EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA | |
| Celso da Silva |
| EFEITOS DE AVALIAÇÕES EXTERNA NA PRÁTICA DE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS | |
| Edivagner Souza dos Santos |
| Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa | |
| Tamiris Corrêa Luiz |
| ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS EM UMA ESCOLA INSERIDA DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA | |
| Odécio Junior Batista Martins |
| MODELAGEM MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AFRODESCENDENTE: CONCEITUANDO AFROETNOMODELAGEM | |
| Tuane Pacheco Pacheco, Cláudia Carreira da Rosa |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA POTENCIALIDADE DE OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS | |
| Ana Maria de Almeida |
| APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM | |
| Gustavo Lucas Costa, Liliane dos Santos Gutierre |
Realização | Apoio |
|
|
