Edições anteriores da Conferência
XXVII EBRAPEM
Instituto Federal do Espírito Santo
Av. Vitória, 1729
Jucutuquara
CEP: 29040-720
Vitória - ES, BR
outubro 12, 2023 – outubro 14, 2023
Bem-vindos ao site do XXVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, o EBRAPEM027.
O evento constitui-se em um espaço para discussões, trocas de experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática dos Programas de Educação/Ensino do Brasil.
O tema Desafios Educacionais e Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática. Nesse tema retomamos o XVII EBRAPEM, ocorrido há 10 anos, também em Vitória.
Com esse tema, espera-se produzir e induzir reflexões para todos os participantes, convidados e pós-graduandos em Educação Matemática, para pensar os desafios e impactos sociais da produção do conhecimento em Educação Matemática, tanto do ponto de vista das metodologias e do forte apelo tecnológico, tanto ao nível da prática docente, quanto da teoria e prática de pesquisa. As metologias de pesquisa sempre expressam modos de produção de conhecimento, ancoradas em aspectos epistemológicos, e as tecnologias devem estar integradas ao currículo como artefatos multidisciplinares associados aos conteúdos e a metodologias bem definidas, para que cumpram o seu papel na Educação.
Desse modo, e considerando o momento pós-pandêmico e seus impactos na Educação, é oportuno para pensar essas essas metodologias desde o seus fundamentos, pois a presença ubíqua das tecnologias na pós-graduação brasileira, requer um rigoroso pensar sobre as iniciativas que convergem para práticas mediadas por tecnologias, produção de dados de pesquisa, orientação outros que acontecem de modo ad hoc e que merecem ampla reflexão.
A sigla EBRAPEM027 remete tanto à 27ª edição do EBRAPEM, quanto à referência ao estado que o abriga em 2023: 027 é o DDD de grande parte do Espírito Santo!
O evento, como há 10 anos atrás, acontecerá no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória.
Contamos com a participação de todos!
Inscrições e submissões prorrogadas até 10 de setembro. Acesse os links com Informações sobre a conferência abaixo. Confira a programação em "Programa" . Dê uma olhada nas sugestões de hospedagem e restaurantes em "Acomodações".
Comissão Organizadora do XXVII EBRAPEM
Visualizar detalhes da conferência
XXIV EBRAPEM
UNIOESTE, Cascavel/PR
Cascavel - Paraná, BR
novembro 25, 2020 – novembro 27, 2020
Bem-vindos ao site do XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, o EBRAPEM 2020.
O evento constitui-se em um espaço para discussões, trocas de experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática dos Programas de Educação/Ensino do Brasil.
O tema Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologia e Tecnologias, foi concebido a partir de duas especificidades. A Primeira é a forte reflexão epistemológica que demarca as características do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM, da Unioeste. A segunda, e ainda mais relevante, é o fato de o tema ser subjacente a toda e qualquer pesquisa que se desenvolve no campo, com mais ou menos explicitação, e não tem sido, em nenhum dos EBRAPEM anteriores, diretamente enfocada.
Com esse tema, espera-se produzir e induzir reflexões para todos os participantes, convidados e pós-graduandos em Educação Matemática, para pensar os limites da produção do conhecimento em Educação Matemática, tanto do ponto de vista das metodologias e do forte apelo tecnológico, tanto ao nível da prática docente, quanto da teoria e prática de pesquisa. As metologias de pesquisa sempre expressam modos de produção de conhecimento, ancoradas em aspectos epistemológicos, e as tecnologias devem estar integradas ao currículo como artefatos multidisciplinares associados aos conteúdos e a metodologias bem definidas, para que cumpram o seu papel na Educação.
Desse modo, e considerando o momento pandêmico e seus impactos na Educação, é oportuno para pensar essas essas metodologias desde o seus fundamentos, pois a presença ubíqua das tecnologias na pós-graduação brasileira, requer um rigoroso pensar sobre as iniciativas que convergem para práticas mediadas por tecnologias, produção de dados de pesquisa, orientação outros que acontecem de modo ad hoc e que merecem ampla reflexão.
Diante da Pandemia de COVID-19, o evento que aconteceria na cidade de Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, será realizado no Ciberespaço.
Contamos com a participação de todos!
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do XXIV EBRAPEM
ATENÇÃO:
Você está tendo problemas para navegar pelos links disponíveis em nosso site? Em caso afirmativo, sugerimos que você utilize o seguinte link para se conectar ao site do XXIV EBRAPEM: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/xxivebrapem. Para isso, COPIE e COLE o link na barra de endereço do seu navegador, acesse o site e veja se o problema foi solucionado. Caso a situação persista, entre em contato com a nossa equipe de coordenação pelo e-mail: ebrapem2020@gmail.com.
HISTÓRICO
INSCRIÇÕES
- Prazos e valores
- Inscrição Autor Sócio da SBEM
- Inscrição Autor Não Sócio da SBEM
- Inscrição Ouvinte com Certificado
- Inscrições em Grupo
SUBMISSÕES DE TRABALHOS
- Regras gerais para a submissão de trabalhos
- Template
- Modelo de carta do orientador
- Para iniciar a submissão clique aqui
- Trabalhos submetidos
PROGRAMAÇÃO
- Palestrantes convidados
- Grupos de Discussão
- Mesas Redondas
- Professores convidados para os GDs
- Programação das atividades
- Informações sobre a apresentação de trabalhos
- Programação dos GDs – datas e horários das apresentações
COMISSÕES
CERTIFICADOS E ANAIS
CONTATO: ebrapem2020@gmail.com
Visualizar detalhes da conferência
XXIII EBRAPEM
Universidade Cruzeiro do Sul - campus Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1295, São Paulo, SP.
CEP 03342-000
São Paulo - SP, BR
outubro 25, 2019 – novembro 15, 2019
ANAIS DO XXIII EBRAPEM – ISSN: 2237-8448 LOCAL: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo/SP DATA: 25 a 27 de outubro de 2019 Ficha Catalográfica dos Anais. Sistema de Bibliotecas do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. E56 Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática: pesquisa em Educação Matemática, perspectivas curriculares, ética e compromisso social (23.: 2019: São Paulo, SP). Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019 / coordenação: Norma Suely Gomes Allevato, Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta; organização: Cirléia Pereira Barbosa, Douglas da Silva Tinti, Geraldo Henrique Alves Pereira, Josâne Geralda Barbosa, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Neuber Silva Ferreira, Rogéria Viol Ferreira Toledo, Thiago dos Santos Horta. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019. Inclui bibliografia ISSN: 2237-8448 1. Educação Matemática. 2. Formação de Professores. 3. Matemática - currículo. I. Allevato, Norma Suely Gomes, coord. II. Costa, Felipe de Almeida, coord. III. Carreta, Cecy Leite Alves, coord. IV. Barbosa, Cirléia Pereira, org. V. Tinti, Douglas da Silva, org. VI. Pereira, Geraldo Henrique Alves, org. VII. Barbosa, Josâne Geralda, org. VIII. Bicalho, Jossara Bazílio de Souza, org. IX. Ferreira, Neuber Silva, org. X. Toledo, Rogéria Viol Ferreira, org. XI. Horta, Thiago dos Santos, org. X. Título CDD 51(07) COMO CITAR: SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019. São Paulo, SP. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019, p. inicial-final. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations>. Acesso em: dia mês ano. Clique aqui para acessar os Anais do XXIII EBRAPEM. Importante: Antes de realizar o seu cadastro, visite o site do XXIII EBRAPEM http://www.ebrapem.com.br/ e realize a sua inscrição. Autores - Cadastro para submissão dos trabalhos - Clique aqui Atenção - Não esqueça de efetuar o pagamento XXIII EBRAPEM Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social Introdução No Brasil, nos últimos anos, as pesquisas em Educação Matemática, como área do conhecimento, de caráter interdisciplinar, têm crescido substancialmente, e buscado compreender os fenômenos concernentes ao ensino e aprendizagem de Matemática, em diferentes modalidades e níveis de ensino, tanto na sua dimensão prática, como teórica. Notadamente, há um número expressivo de produções e tendências de pesquisas acadêmicas da área, desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação Strictu-Sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, como também a realização de eventos científicos que, periodicamente, mobilizam diferentes atores envolvidos com a comunidade de Educação Matemática: professores da Educação Básica e Superior, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores, oportunizando lócus para a propagação e discussões de pesquisas realizadas. Contribuições do Evento para a Ciência, Tecnologia e Inovação; a Temática e a Universidade Sede Desse modo, visa promover um ambiente de colaboração, compartilhamento e divulgação de saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado, nas diversas linhas de pesquisa ligadas à Educação Matemática. Acompanhando o movimento educacional do país e da pesquisa em Educação Matemática, a estrutura do evento foi se modificando ao longo do tempo. Atualmente é constituído por 17 (dezessete) grupos de discussão (GDs), a saber: GD 1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. GD 2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. GD 3 - Educação Matemática no Ensino Médio. GD 4 - Educação Matemática no Ensino Superior. GD 5 - História da Matemática e da Educação Matemática. GD 6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância. GD 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. GD 8 - Avaliação em Educação Matemática. GD 9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática. GD 10 - Modelagem Matemática. GD 11 - Filosofia da Educação Matemática. GD 12 - Ensino de Probabilidade e Estatística. GD 13 - Educação Matemática e Inclusão. GD 14 - Resolução de Problemas. GD 15 - Educação Financeira. GD 16 - Etnomatemática. GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática. O XXIII EBRAPEM, a que se refere o presente plano de trabalho, acontecerá no período de 25 a 27 de outubro de 2019, está sendo organizado pelos estudantes de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, que sediará o evento. Acompanhando as atuais demandas sociais e educacionais do país, em particular com a recente homologação da Base Nacional Comum Curricular, direcionada a toda a Educação Básica Brasileira, o XXII EBRAPEM terá como tema norteador “A Pesquisa e Educação Matemática: perspectivas curriculares, ética e compromisso social”. O evento terá lugar no Campus Anália Franco da Universidade, localizado na cidade de São Paulo/SP. A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) integra a Cruzeiro do Sul Educacional, totalizando, atualmente, mais de 50 anos de história, reunindo 10 instituições de ensino superior, 5 colégios, mais de 400 Polos EAD em todo o território nacional, e um total de mais de 230 mil alunos e 6 mil colaboradores. O campus Anália Franco, sede do XXIII EBRAPEM, é um espaço remanescente da arquitetura bandeirista, que reúne história, natureza (árvores seculares) e muita beleza, que oferece forte comércio e diversas escolas. O campus fica ao lado do Shopping Anália Franco, região com diversas linhas de ônibus, que dão fácil acesso à estação Tatuapé do Metrô. Fachada do Campus Anália Franco Em termos de infraestrutura, os 35 mil m² do campus acomodam, além de 65 salas de aula, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, estacionamento próprio, lanchonete, dois auditórios com capacidade para 432 pessoas e biblioteca. As imagens abaixo ilustram alguns espaços do Campus. Área central para convivência e exposições Estacionamento e área externa A Universidade Cruzeiro do Sul Cruzeiro do Sul oferece cursos de alta qualidade, com excelentes indicadores e notas. Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática receberam conceito 6, e o Mestrado Profissional obteve conceito 5 na última avaliação da Capes. Em se tratando da área de Educação Matemática, a Universidade oferece o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e a distância, as especializações em Educação Matemática: anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino de Matemática. O Grupo Educacional Cruzeiro do Sul também oferece o curso presencial e a distância de Pedagogia, que abarca também a Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os cursos de Mestrado Profissional e Acadêmico, e de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade tem contribuídor de forma direta na formação de educadores e pesquisadores nessas áreas, permitindo, em acordo com sua estrutura curricular, abordagens multi e interdisciplinares de conteúdos, técnicas experimentais e laboratoriais de pesquisa aplicadas ao ensino, além do estudo da aplicação das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino. O Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem promovido o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos de natureza técnica e pedagógica e estratégias inovadoras na área do ensino de Ciências e Matemática que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor e para sua formação como professor-pesquisador. De acordo com Curi, Allevato e Lopes (2018), é possível identificar o comprometimento do corpo docente, que durante os dez anos do programa em Ensino de Ciências e Matemática, alavancou e aprimorou a produção intelectual científica, realizando intercâmbios em nível nacional e internacional, ampliando a captação de recursos junto a agências de fomento. Os dois programas em que se inserem os três cursos têm efetivado parcerias com a rede pública de ensino, fortalecendo a consecução de cursos de formação continuada de professores, a produção e disseminação de conhecimentos. A internacionalização da produção científica também é um ponto forte dos programas. Vale destacar, em 2016, que os referidos programas organizaram e a Universidade sediou o XII Encontro Nacional de Educação Matemática, que recebeu mais 3000 participantes no Campus Anália Franco; o evento teve mais de 1500 trabalhos apresentados. Na ocasião, os alunos de mestrado e de doutorado, juntamente com os professores, participaram ativamente desta empreitada.
Sistema de Bibliotecas do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional
E56 |
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática: pesquisa em Educação Matemática, perspectivas curriculares, ética e compromisso social (23.: 2019: São Paulo, SP). Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 25, 26 e 27 de Outubro de 2019 / coordenação: Norma Suely Gomes Allevato, Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta; organização: Cirléia Pereira Barbosa, Douglas da Silva Tinti, Geraldo Henrique Alves Pereira, Josâne Geralda Barbosa, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Neuber Silva Ferreira, Rogéria Viol Ferreira Toledo, Thiago dos Santos Horta. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019.
Inclui bibliografia ISSN: 2237-8448
1. Educação Matemática. 2. Formação de Professores. 3. Matemática - currículo. I. Allevato, Norma Suely Gomes, coord. II. Costa, Felipe de Almeida, coord. III. Carreta, Cecy Leite Alves, coord. IV. Barbosa, Cirléia Pereira, org. V. Tinti, Douglas da Silva, org. VI. Pereira, Geraldo Henrique Alves, org. VII. Barbosa, Josâne Geralda, org. VIII. Bicalho, Jossara Bazílio de Souza, org. IX. Ferreira, Neuber Silva, org. X. Toledo, Rogéria Viol Ferreira, org. XI. Horta, Thiago dos Santos, org. X. Título
CDD 51(07) |
|
|
Visualizar detalhes da conferência
XXII EBRAPEM
Faculdade de Educação da UFMG
Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 6627. Bairro Pampulha. CEP 31270-901.
Belo Horizonte - MG, BR
novembro 1, 2018 – novembro 3, 2018
Sejam bem-vindas e bem-vindos ao site do XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática a ser realizado na cidade de Belo Horizonte, MG, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). O evento acontecerá no período de 01 a 03 de novembro de 2018. Contamos com a presença de todos para que, neste ano, o evento seja novamente um sucesso!
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do XXII EBRAPEM.
MENU
Comissão organizadora
Convidados
Jantar de Confraternização
Grupos de Discussão
Mesas Redondas
Histórico
Ata da Assembleia, 02/11/2018
PROGRAMAÇÃO
Programação do Evento
Programação dos GDs
Datas e horários das apresentações
INSCRIÇÕES
Prazos e Valores
Inscrição Participante
Inscrição Ouvinte
Templates
CERTIFICADOS E ANAIS
Certificados para Participantes e Ouvintes
Certificados para Professores Convidados
Certificados para Organizadores e Monitores
Anais do XXII EBRAPEM
A CIDADE DE BH
Turismo, Transporte e Hospedagem
A UFMG
Sobre a UFMG
Programa de Pós-Graduação em Educação
PROMESTRE
CONTATOS
Ebrapem 2018
XXI EBRAPEM
Pelotas - 2017
Visualizar detalhes da conferência
XVI EBRAPEM
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Av. Farroupilha, 8001 - São José, CEP 92425-900.
Canoas - RS, BR
novembro 12, 2018 – novembro 14, 2018
Visualizar detalhes da conferência
VI EBRAPEM
Universidade Estadual de Campinas
Campinas - SP, BR
novembro 8, 2018 – novembro 9, 2018
Visualizar detalhes da conferência
V EBRAPEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
São Paulo - SP, BR
novembro 2, 2001 – novembro 4, 2001
Visualizar detalhes da conferência
IV EBRAPEM
Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Avenida 24 A, nº 1515 - Bairro Bela Vista
Rio Claro - SP, BR
outubro 12, 2018 – outubro 14, 2018
Visualizar detalhes da conferência
II EBRAPEM
Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Avenida 24 A, nº 1515 - Bairro Bela Vista
Rio Claro - SP, BR
outubro 15, 2018 – outubro 17, 2018
Visualizar detalhes da conferência
I EBRAPEM
Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Avenida 24 A, nº 1515 - Bairro Bela Vista
Rio Claro - SP, BR
setembro 19, 1997 – setembro 20, 1997
Realização | Apoio |
|