GD I: Matriz curricular e a organização da Prática como Componente Curricular (PCC): quadro atual e perspectivas a parti
PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR | |
Morgana Scheller, Elisangela Regina Melz |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Carla Sofia Dias Brasil, Carla Margarete Ferreira dos Santos |
GD II: O Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas a partir da Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015
ESTÁGIO CURRICULAR: UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO | |
Michele de Medeiros, Gian Stüpp, Fátima Peres Zago de Oliveira, Paula Andrea Grawieski Civiero, |
O ENGAGEMENT ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | |
Marcos Manoel da Silva |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO | |
Iara Zimmer, Silvia D. A. Machado |
UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO DOS CONCEITOS DE SENO, COSSENO E TANGENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DO DESENVOLVIMENTO E ALGUMAS REFLEXÕES | |
Marcello Bordinhon Mendes, Eloir Fátima Mondardo Cardoso |
AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UDESC: ALGUNS APONTAMENTOS | |
Regina Helena Munhoz |
O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O SISTEMA HINDU-ARÁBICO, O MUNDO E OS ANIMAIS | |
Elisângela Voigt, Yasmine Samara Gaulke, Bruna Heloisa Raiol, Cassia Aline Schuck |
O CONCEITO DE FRAÇÃO E SEU DESENVOLVIMENTO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS PRESSUPOSTOS DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV | |
Luciane Oliveira de Aguiar |
(RES)SIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA MÚSICA | |
Isadora Malburg Custódio, Paulenice Moura Andrade, Bruna HeloÃsa Raiol de Menezes, Cássia Aline Schuck |
SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: UM MODO PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA | |
Emilly Vicentede Freitas, Guilherme de Bem Carvalho, Guilherme de Bem Carvalho, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Eloir Fátima Mondardo Cardoso |
GD III: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e outros programa
MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA PEQUENA EMPRESA | |
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Valmir Simiano Gerônimo |
PROJETO DE ESTATÍSTICA DESENVOLVIDO POR BOLSISTA DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Samara Ortiz, Flávia Tereza Giordani, Nereu Estanislau Burin |
PIBID MATEMÁTICA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ | |
Melissa Meier, Matheus dos Santos Modesti |
PROPOSTA DIDATICA DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Andréia Ramos Farias, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Juliane Bertoti Padilha, Moisés Guazelli Generoso |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA DOS FRACTAIS: EXPERIÊNCIAS NO PIBID | |
Danielly Vitório, Fátima Victória Hlebania de Oliveira, Guilherme da Luz Camilo, Maria Eduarda Mariano, |
A GEOMETRIA FRACTAL E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO | |
Guilherme da Luz Camilo, Danielly Vitório, Fátima Victória Hlebania de Oliveira, Elisa Netto Zanette |
O ENSINO DE POLIEDROS DE PLATÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE FUTUROS DOCENTES | |
Mariane de Oliveira Filastro, Katiane Pavan Lima, Ledina Lentz Pereira, Elisa Netto Zanette |
VIVÊNCIAS PIBIDIANAS NO PROJETO ÁGUAS DA MINHA ESCOLA | |
Gian Carlos da Silva, Carlos Eduardo da Silva, Karine Luiz Calegari Mrotskoski |
O CONCEITO DE ÁREA DO TRAPÉZIO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL | |
Sinara Priscila Soratto Ignacio |
UM RELATO SOBRE O ENSINO DE PROGRESSÕES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Caroline de Paula Lima, Jackson Oliveira, Araceli Gonçalves |
RESIDE?NCIA PEDAGO?GICA E O USO DE JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
LetÃcia Santos da Silva Saraiva, Luis Filipe Russi, José Galotta Lucena, Ayessa Regina de Borba, Araceli Gonçalves |
O ESTUDO DO ENSINO DAS GRANDEZAS DE ÁREA E PERÍMETRO: UMA ESPERIÊNCIA DO PIBID | |
Emilly Vicente de Freitas, Guilherme de Bem Carvalho, Karine Luiz Calegari Mrotskoski |
GD IV: A matemática acadêmica e a matemática escolar na formação do professor
A RELEVÂNCIA DA MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE APLICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Mirele Gonçalves Vidotto |
A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA COMO DISCIPLINA: UM ESTUDO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
Claudia Maria Witt |
A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM GRUPO COLABORATIVO | |
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres, Regina Célia Grando |
GD V: A formação inicial dos professores que ensinam matemática e diálogos com as propostas curriculares municipais, est
APTANDO O MÉTODO DE SINGAPURA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Danuza Carvalho Uggioni Guslinski, Joel Rosso, Tiago Correa Siqueira |
O GRUPO COLABORATIVO COMO POSSIBILIDADE DE AÇÕES FORMATIVAS: OS CAMINHOS DO SABER E DO SABER-FAZER DOCENTE | |
Aline Rocha, Renata Cristine Conceição, Gabriel Pedro Pederssetti Graciani, Yuri Farias Lima |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFFS: OS DESAFIOS NO CONTEXTO ATUAL | |
Djaina Sibiani Rieger, Marisol Vieira Melo |
GEOMETRIA, TURISMO E EDUCAÇÃO | |
Cirlei Marieta de Sena Corrêa, Laura Fernanda De Rê Quadros |
VIVÊNCIAS DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: PROJETOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PROMAT Jr.) | |
Gian Carlos da Silva, Viviane Raupp Nunes de Araújo |
Mesa Redonda Cinco pontos de vista sobre os cursos de Licenciatura que formam Professores que Ensinam Matemática
CINCO PILARES NORTEADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Ana Carolina Gadotti Aurélio, Cristiane Aparecida dos Santos, Grazielle Jenske, Jaqueline Luiza Horbach, Manuela De Aviz Schulz |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE ENXADAS, LÁPIS, TRATORES E CADERNOS | |
Maria Carolina Machado Magnus |
FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR POLIVALENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE | |
Morgana Scheller |
ASPECTOS FORMATIVOS DE EDUCADORES MATEMÁTICOS | |
Lucas Martini |
Relatório Grupos de Discussão e Assembleia Geral
Relatório Grupos de Discussão | |
SBEM diretoria regional de Santa Catarina |
Ata Assembleia Geral Fórum | |
SBEM diretoria regional de Santa Catarina |
Realização | Apoio |
|