Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Reflexões sobre expectativas e possíveis impedimentos ou desafios que mulheres (que ensinam Matemática) tem encontrado em sua ascensão acadêmica e profissional | |
Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
O processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais: desafios e estratégias no ensino e aprendizagem da Matemática | |
Suema Souza Araujo, Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Juliana Alves Lopes dos Santos, Meire Nadja Meira Souza, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira |
Licenciandos em matemática e suas representações sociais de pessoa com deficiência visual | |
Maria Caroline de Souza Santos, LÃcia de Souza Leão Maia |
Níveis de co-determinação em sistemas didáticos inclusivos com foco na matriz de experiência da surdez | |
Douglas Willian Nogueira de Souza, Marilena Bittar, Fábio Alexandre Borges |
Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. | |
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Anderson Roges Teixeira Góes |
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) aliadas à Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e implicações | |
Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal, Joeanne Neves Fraz |
Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência: vivências de uma oficina na Licenciatura Integrada | |
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Clarissa Raimundo de Ataide, Mônica de Nazaré Carvalho, Gleyce Thamirys Chagas da Silva, Elielson Ribeiro de Sales |
Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica | |
Johnny Nazareth dos Santos, Denner Dias Barros |
Explorando a Matemática Crítica no Cotidiano de Catadores de Materiais Recicláveis: Reflexões sobre à Vulnerabilidade Social | |
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Gráficos Para Estudantes Cegos: adaptações a partir do contexto do IBC | |
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos | |
Ana Julia Franco Gell, Caio Kenichi Goto Feio, Clarissa Raimundo De Ataide, Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro De Sales |
Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades | |
Erikah Pinto Souza, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Domínio e Imagem das Relações do Gênero em Livros Didáticos de Matemática: um estado do conhecimento | |
RIVISON SOARES DE SOUZA LIMA, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo |
Docentes da SRM: práticas pedagógicas em aulas de matemática com estudantes com TEA | |
Clarissa Raimundo de Ataide, Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer | |
Glauber Carvalho da Silva, Vitor Hugo Matias dos Santos, Renata Arruda Barros, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Limites e possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da Matemática com alunos autistas. | |
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, João Alberto Silva |
A auto narrativa e o percurso formativo: experiências e vivências a partir da perspectiva autista. | |
Tamyris Aparecida Simoni dos Reis, Clelia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa Menezes |
Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal | |
Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes |
Altas Habilidades ou Superdotação: um olhar para os Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva | |
Déborah Liz Rodrigues de Souza, Fábio Palácio Batista, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental | |
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco Gomes |
Educação de Surdos na perspectiva inclusiva: alfabetização matemática na proposta bilíngue | |
Solange Sodré Sodré de Jesus, Jaqueline Araújo Civard |
Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves |
Ensinando fração com sólidos geométricos: uma proposta para a educação matemática inclusiva | |
Samuel Carlos Wiedemann, Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Adriano David dos Anjos, Wellington Meira Dancini dos Santos, Diego Manoel Panonceli |
Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático | |
Samuel Carlos Wiedemann, Angela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Laura Boufleur, Wellington Meira Dancini dos Santos |
Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem | |
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes, Janaina Zanon Roberto Stellfeld |
A Formação em Educação Matemática Inclusiva e a prática com uma Estudante Cega: olhares dos licenciandos em Matemática | |
Lahis Braga Souza, Salete Maria Chalub Bandeira |
Práticas Pedagógicas Antimachistas e AntiLGBTI+fóbicas para o Ensino de Matemática | |
Carolina Salviano, Renata Arruda Barros |
Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado | |
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller |
Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado | |
Waleska Maria Silva Santos Barcellos, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Dilcineia Souza Bragança, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Ensino de matemática para estudante com Deficiência Intelectual: um estudo de caso | |
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
Uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem de Matemática para alunos Público-Alvo da Educação Especial | |
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco-Gomes, Silene Rodolfo Cajuella |
Investigações sobre o Ensino e a Aprendizagem de Estudantes Cegos: uma revisão da literatura nos anais do EBRAPEM | |
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
Área de Figuras Planas com o Tangram Quadrado: uma experiência entre um licenciando e um estudante com deficiência visual | |
ERIKA SILOS SILOS DE CASTRO BATISTA, ANA MARIA Martensen Roland Kaleff, LUCAS PERASSOLI DA SILVA |
O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática | |
Daniel Bazolli Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa Santos, Hygor Batista Guse, Vitor Hugo Matias Santos |
Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual | |
Elis Angela Silva Vieira, Marli de Almeida Giusti, Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
Atividades de redução ao primeiro quadrante usando o multiplano como recurso a partir de um relato de experiência em uma sala inclusiva | |
Jean Avelino Soares, Daniel Felipe Matins |
Cenas de um ambiente oralizado traduzido e de um ambiente sinalizado traduzido: águas que escorrem do interior de sistemas didáticos que pretendem ser inclusivos | |
Aniel Peixoto, Sidiane Kemmerich, Douglas Willian Nogueira de Souza |
A produção de cenários de uma surdez inventada em aulas de Matemática: caminhos que, ao incluir, excluem?! | |
Douglas Willian Nogueira de Souza, Camila de Oliveira da Silva, Marilena Bittar |
O Desenho Universal para Aprendizagem como subsídio para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo habilidades matemáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular | |
Elis Angela Silva Vieira |
Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
Explorando padrões com o tato e audição: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais | |
Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro Sales |
Ensino e Aprendizagem Matemática de Estudantes com TDAH: uma revisão de literatura | |
Cizelly Victória Martins Alves, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
Etnomatemática: uma perspectiva inclusiva no ensino e aprendizagem da matemática | |
LUCAS HENRIQUE SIQUEIRA PAIVA, JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
“Corpos dissidentes” na Educação [Matemática]: problematizações acerca do gênero e da sexualidade no ensino de Matemática | |
Eduardo Mariano Silva, João Gabriel Souza Freitas, Fernando Helder Cassimiro Silva |
Dialogando questões étnico-raciais na Matemática: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Hiago Stofeles Santos, Edmar Reis Thiengo, Tatiane Silva Lima |
Realização | Apoio |
|