Corpo Editorial
| Corpo Editorial | |
| Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges | 
Relatório do I ENEMI
| Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI | |
| Coordenação do I ENEMI | 
Conferência de Abertura
| O que foi feito de tudo o que a gente sonhou? Abertura e Fuga em Linha Reta | |
| Carlos Roberto Vianna | 
Mesas Redondas
| MR1 - Aspectos Teóricos e Práticos da Educação Matemática Especial e Inclusiva | |
| Solange Hassan Ahmad Ali Fernande, Lulu Healy, Guilherme Henrique Gomes da Silva | 
| MR2 - Teorias de Sustentação para Pesquisas em Educação Matemática Especial e Inclusiva | |
| Clélia Maria Ignatius Nogueira, Bartira Fernandes Teixeira, SÃlvia Terezinha Frizzarini | 
| MR 2 - Didática da Matemática Francófona na Educação Inclusiva: alguns exemplos | |
| Clélia Maria Ignatius Nogueira | 
| MR3 - Contribuições das Escolas Especializadas para Educação Matemática Inclusiva | |
| Claudia Coelho de Segadas Vianna, Paula Marcia Barbosa, Edson Akira Yahata | 
| MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática | |
| Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes, Jurema Lindote Botelho Peixoto | 
| MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual | |
| Ana Maria Martensen Roland Kaleff | 
| MR5 - Formação de professores para a diversidade | |
| Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges, Ana Lúcia Manrique | 
| MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas | |
| Edmar Reis Thiengo, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Geraldo Estáquio Moreira | 
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
| Educação Matemática Inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência visual em Campo Grande/MS. | |
| Joyce Braga, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | 
| O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS | |
| Wagner Rohr Garcez, Regina Lucia Silveira Martins, Regina Kátia Cerqueira Ribeiro | 
| Atividades Orientadas no Contexto da Alfabetização Matemática na Educação Especial para a APAE de Maringá | |
| Wynston Anunciado Olimpo, Lucieli M. Trivizoli | 
| O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas | |
| Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes | 
| Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular | |
| Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, Agnaldo da Conceição Esquincalha | 
| O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura de Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa em uma Educação Matemática Inclusiva | |
| Raquel Tavares Scarpelli, Agnaldo Esquincalha | 
| Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância | |
| Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3 | 
| Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja | |
| Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo | 
| Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros | |
| Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Agnaldo Esquincalha | 
| A inclusão de um aluno com TEA nas aulas de Matemática: as vozes dos envolvidos | |
| Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Fernandes | 
| A PLATAFORMA KHAN ACADEMY PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ALUNOS COM TDAH | |
| Alexandre Matias Russo, Celina A A P Abar | 
| Apropriação do Conceito de Números por um Estudante com síndrome de Williams a partir do Conceito de Compensação de Vigotski | |
| Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo | 
| TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA AUTISTAS | XML | 
| Jéssica Maria de Oliveira Luna, Agnaldo Esquincalha | 
| O Desafio do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Matemática: uma análise bibliográfica | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Rogério de Aguiar, Ana Cristina Soares Almendana Silveira, Lucilaine Coradin Adão Carvalho Bueno | 
| Construção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática de Alunos Surdos | |
| Kelvia Nunes da Silva, Walber Christiano Lima da Costa | 
| Discalculia do Desenvolvimento: alguns resultados para compreensão desse transtorno | |
| ISABEL Cristina Machado de LARA | 
| A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro | |
| Fábio Garcia Bernardo, Cláudia Coelho Segadas-Vianna | 
| ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE | |
| Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi | 
| Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos | |
| Ana Maria Antunes de Campos, Ana Lucia Manrique | 
| Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) | |
| Silene Pereira Madalena, Caroline Lima de Souza | 
| Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual | |
| Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba | 
| Da teoria à prática: uma experiência com um licenciando surdo | |
| Joseli Alves da Silva | 
| Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual | |
| Rosângela Pimenta de Sousa, Alcione Marques Fernandes | 
| Inclusão Escolar em escolas inovadoras e criativas: um olhar por meio da Educação Matemática | |
| Erica Aparecida Capasio Rosa, Ivete Maria Baraldi | 
| Uma experiência com o GeoGebra utilizando dispositivos móveis envolvendo alunos do 8º ano em condições especiais | |
| Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino | 
| A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego | |
| Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes | 
| Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação | |
| Renata Gilaberte Campos dos Santos, Júlio César dos Santos Moreira | 
| Uma Experiência com Monitoria Acadêmica de Matemática para Alunos Surdos no PROEJA: Expectativas e Desafios em Um Cenário de Precarização. | |
| FabrÃcia Nicodemos de Souza, Jéssica Passos Barreira, André Guimarães Valente, Fernanda Paixão de Souza Gouveia | 
| Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. | |
| CÃntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes | 
| Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva | |
| Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Ana Lúcia Manrique | 
| Educação Matemática e Educação do Campo: possibilidades de ensino | |
| Fernando Helder Cassimiro da Silva, Thiago Donda Rodrigues | 
| Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia | |
| Talita Neves Silva, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti | 
| Experiências na Educação Matemática vinculadas a surdocegueira | |
| Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann | 
| Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto da Educação Matemática Inclusiva para Estudantes com Deficiência Visual | |
| Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani | 
| Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva | |
| André Martins Pinto Ferreira Alves, Ãgatha Cristina de Almeida Santos | 
| Apropriação de práticas de numeramento por estudantes jovens e adultos surdos bilíngues em um curso de educação financeira | |
| Rodrigo Carlos Pinheiro | 
| O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior | |
| Mariane de Almeida da Silva, Claudia Segadas Vianna | 
| Inclusão e Matemática: realidade e desafios em uma universidade pública | |
| Fernanda Barbosa Damasceno, Natália dos Santos Carvalho, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Gisela Maria da Fonseca Pinto | 
| O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos | 
| REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA E O USO DE MATERIAIS GRAFOTÁTEIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO | |
| Claudio Mendes Dias | 
| Do surdo para o surdo: estratégias de ensino e aprendizagem da matemática | |
| Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo | 
| Abandono na inclusão: Um olhar de um professor em formação | |
| Juan Costa Lemos, Rafael Felipe Novôa Vaz | 
| Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. | |
| Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos | 
| O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva | |
| Pedro Paixão Borges, Esthela de Oliveira Santos Godoi | 
| A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada | |
| Thais Guimarães Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos | 
| Uma parceria universidade-escola: atividades em Sala de Recursos Multifuncionais | |
| Vanessa Barreto da Silva, Jeanne Denise Bezerra de Barros | 
| Intersecções de práticas pedagógicas para surdos e ouvintes no ensino de Matemática: o caso de uma professora bilíngue | |
| Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges | 
| A participação de expositores público da Educação Especial nas Feiras de Matemática: alinhamento à perspectiva de Educação Inclusiva | |
| Carla Peres Souza | 
| Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ | |
| Rodrigo de Salles Macena da Cruz, Antônio Carlos Fontes dos Santos | 
| UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÓGICA MATEMÁTICA DE UM ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS | |
| Jaqueline Ferreira Cordeiro, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa | 
| A matemática da diferença na formação inicial de professores | |
| ERIKA SILOS DE CASTRO BATISTA, LEILIANE COUTINHO DA SILVA RAMOS, LULU HEALY | 
| A prática revela uma experiência atípica | |
| Edilena Costa Silva | 
| Investigando a sala de aula de matemática com alunos incluídos: dando vozes a alguns envolvidos | |
| Erasto Piedade Alonso, Anna Paula de Oliveira Queiroz, Rayana de Oliveira França Carvalho, Scarlett Andrade Pereira | 
| Uma dinâmica para a socialização de um aluno autista do nono ano do ensino fundamental | |
| Karla Eliz de Borba Gomes de Oliveira, Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini | 
| As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central | |
| Marcus Bessa de Menezes, Wanessa Lays Oliveira dos Santos | 
| Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos | |
| Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira | 
| Formação de Professores sob o olhar da preceptora:alunos do programa de residência pedagógica em matemática e uma prática inclusiva | |
| Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria Pinto | 
| Ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual | |
| Marcelio Adriano Diogo | 
| Consciência e Representatividade Afro-Brasileira: uma experiência de uma educação matemática inclusiva no ensino básico | |
| Luis Gustavo Marques Soares, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa | 
| Uma visão helleriana da inserção social na EaD: Análise do cotidiano e da cotidianidade na formação de professores de Matemática em rede nacional (PROFMAT). | |
| Débora Gaspar Soares, Márcio Rufino Silva | 
| Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática | |
| Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge | 
| Possíveis relações entre o ensino de Matemática e representações sociais docentes acerca de estudantes com autismo | |
| Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, Fábio Alexandre Borges | 
| Discalculia do Desenvolvimento: um estado da arte | |
| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo | 
| As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico | |
| Jorge Paulino Silva Filho, Méricles Thadeu Moretti | 
| Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber | |
| Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti | 
| Educação Matemática Inclusiva e a formação de professores: uma ciranda de pesquisas | |
| Ivete Maria Baraldi | 
| Interpretação de gráficos por estudantes cegos: reflexões sobre o uso de tecnologia assistiva | |
| MAYRA DARLY DA SILVA, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Carvalho | 
| Grafos e inclusão: conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II | |
| Vanessa Henriques Borges, Ivail Muniz Júnior | 
| A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille | |
| Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas-Vianna, Antonio Carlos Fontes dos Santos | 
| Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica | |
| TULA Rocha MORAIS | 
| Somos todos normais | |
| Ãria Bonfim Gaviolli | 
| O ATO DE LER E O LEDOR | |
| Ledo Vaccaro Machado, Cláudia Segadas-Vianna | 
| Experiência de ser surdo num curso de Licenciatura em Matemática: entrelaçando olhares | |
| Thamires Belo de Jesus, Rafael da Cunha Braga, Edmar Reis Thiengo | 
| As representações sociais de professores de Matemática acerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral | |
| Elizabete Leopoldina da Silva, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes | 
Créditos
| Editoração dos Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
| Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges | 
| Realização | Apoio | 
| 
 | 
 | 
 
