GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| AS MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE ÁLGEBRA | |
| Débora Cristina Borba Pereira Favero |
| MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O TEMA GRANDEZAS E MEDIDAS: O CENÁRIO DE UMA DÉCADA | |
| Janaina Pinheiro Vece |
| LETRAMENTO MATEMÁTICO: DOS DOCUMENTOS CURRICULARES AOS SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anie Masquete Paruta |
| LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE BARRAS COM EXCEL OU LÁPIS E PAPEL | |
| Marcilia Elane do Nascimento Pontes |
| APRENDIZAGEM DOCENTE E TÓPICOS DA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
| ANDERSON ADELMO SILVA |
| A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS LIGADAS AO SENTIDO DE NÚMERO | |
| Francieli Aparecida Prates dos Santos |
| ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luciana de Souza |
| UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1997-2017) | |
| Diana Maia |
| O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A RESPEITO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO | |
| Luciana Del Castanhel Peron |
| APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JUROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Elba Silva |
| UM ESTUDO FUNDAMENTADO PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES | |
| Luana Leal Alves |
| PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Jéssica Daiane da Silva |
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA MARÉ- RJ | |
| Ariene Vitalino da Silva |
| A EXPLICAÇÃO ORAL NO ENSINO DE GRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS | |
| Rita de Cássia Gonçalves Muniz |
| O JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE TRABALHO COM CRIANÇAS DE 6 ANOS NUM CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Carla Mariana Rocha Brittes da Silva |
| CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL | |
| Mariana Maestripieri Okamoto |
| QUIZ – UM ELEMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE A CRIANÇA E O CONHECIMENTO | |
| Éllen Alves Matsuchita |
| IDEIAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PROBLEMAS MISTOS | |
| Carla Larissa Halum Rodrigues |
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DAS PLANIFICAÇÕES DE SUPERFÍCIES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS | |
| Débora Mares Meireles |
| QUE CONHECIMENTOS REVELAM CRIANÇAS DO 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE GRÁFICOS E TABELAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO EMAI | |
| Valdinéia Prates Ribeiro |
GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ANÁLISE EM MATERIAL DIDÁTICO | |
| Fabio Freire dos Santos |
| ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA DIÁLOGO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Leandro de Andrades Campos |
| DIVISÃO: AS COMPREENSÕES DE ALUNOS DO 5º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Daiane Gomes Prior |
| INVESTIGANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES | |
| Daiana dos Santos Oliveira Fischer |
| ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ENTREVISTAS E ANÁLISES | |
| Fernando Paulino de Cerqueira Netto |
| ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA METANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS | |
| Juliana Gabriele Kiefer |
| UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Felipe da Silva Souza |
| O TRABALHO COM TAREFAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA | |
| Diego Barboza Prestes |
| APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE DIVISÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DE BROUSSEAU E A DINÂMICA DOS JOGOS | |
| Celia Alves Pereira |
| ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA OBMEP RELACIONADAS ÀS GRANDEZAS PERÍMETRO E ÁREA | |
| ThaÃs Vendruscolo |
| A ABORDAGEM DO VOCABULÁRIO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VIANÓPOLIS - GO | |
| Ana Karine Moreira Silva |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Luiz Henrique do Nascimento |
| OS JOGOS COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
| Simone Aparecida Martins |
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
| Leandra dos Santos |
| DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÕES | |
| Carlos Eduardo Ladeira Vidigal |
| UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES ENVOLVENDO A SELEÇÃO DE TAREFAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA | |
| Franciéllem Roberta Gonçalves |
| UM MAPEAMENTO DE TESES SOBRE A TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS | |
| Joice D'Almeida |
| O ENSINO DE FRAÇÕES EM UMA TURMA DE 6º ANO | |
| Roseane Nunes Garcia de Souza |
| TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM COM O USO DE REGULARIDADES E PADRÕES | |
| Daniella de Paula Pereira de Souza |
| FEIRAS DE MATEMÁTICA DE JUIZ DE FORA: INVESTIGANDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS ALUNOS PARTICIPANTES | |
| Nayara de Oliveira Costa |
| A INTRODUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE ALGEBRA TILES | |
| Franciele Marciane Meinerz |
GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
| PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - PROEJA | |
| Solange Taranto de Reis |
| MATEMÁTICA COM MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Lucas Teixeira da Silva |
| TEORIA DOS JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO | |
| Luiz Cláudio Alves de Carvalho |
| UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Alan Silva dos Santos |
| ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO EM UM MODELO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA | |
| Abel de Oliveira Carneiro |
| PROBLEMAS MISTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM | |
| Fabricia Bernardino |
| O NÚMERO RACIONAL EM SUA FORMA FRACIONÁRIA: O LUGAR DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO | |
| Maria das Graças Morato Lobato Menezes |
| PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA E PESSOAL: RELAÇÕES EXISTENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES NAS AVALIAÇÕES DO SAEPE | |
| Cláudia Danielle da Silva Oliveira |
| UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. | |
| José Terêncio Neto |
| TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA | |
| Erika Regina Santana da Silva Pereira |
| ANÁLISE DOS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVA DE TAREFAS DE GEOMETRIA FORNECIDAS POR LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO OPPORTUNITY-TO-LEARN | |
| Beatriz Fernanda Litoldo |
| MATEMÁTICA EMOCIONAL: PESQUISA DE DIAGNÓSTICO AFETIVO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS – CAMPUS RIO GRANDE | |
| André Nunes Ferreira |
| SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Clarice de Almeida Miranda |
| SEQUÊNCIAS E SÉRIES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM COM VÁRIOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Rodrigo Martins Lopes |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO | |
| Lauro Chagas e Sá |
| ENSINO DA MATEMÁTICA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: PONTOS DE CONTATOS E CONSONÂNCIAS | |
| Alessandro Emilio Teruzzi |
GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
| LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO ACADÊMICAS | |
| Gildelson Felicio de Jesus |
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A TEMÁTICA DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | |
| Jonata Souza dos Santos |
| ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli |
| ÁLGEBRA LINEAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
| Juliana Martins Philot |
| INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS LESSON STUDY NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I | |
| José Cirqueira Martins Júnior |
| INGRESSANTES NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VINDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Cláudia Pereira dos Santos |
| ANÁLISE DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL EM TAREFAS PROPOSTAS A ESTUDANTES DE CÁLCULO | |
| Marcio Alexandre Volpato |
| AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AUXILIADA POR COMPUTADOR: IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DERIVADAS | |
| Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
| ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÕES SIMULTÂNEAS À LUZ DA REINVENÇÃO GUIADA | |
| Diovanna Bortoletto |
| UNIDADES DE ENSINO POTENCIAMENTE SIGNIFICATIVAS NA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL | |
| João Paulo Correa de Oliveira Junior |
| A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA INTEGRAL DEFINIDA NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO | |
| Janine Freitas Mota |
| O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA ENGENHARIA CIVIL | |
| Rieuse Lopes Pinto |
| OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM MOMENTOS FORMAIS DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE CÁLCULO | |
| Roberta Marcelino de Almeida Alves |
| AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| LÃviam Santana Fontes |
| INTEGRAIS MÚLTIPLAS: UMA PROPOSTA VISANDO CONTEXTUALIZÁ-LAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA | |
| Galvina Maria de Souza |
| A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NAS PROVAS DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO | |
| Sonia Maria Martins Corsi |
GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
| HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE | |
| Eliane Siviero da Silva Dalbon |
| UMA HERMENÊUTICA DA COLEÇÃO “O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Leandro Josué de Souza |
| SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NAS ESCOLAS NORMAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1971) | |
| Luciane Bichet Luz |
| PROBLEMAS ARITMÉTICOS E O ENSINO: ORIENTAÇÕES DE VICTOR MERCANTE (BUENOS AIRES, 1905). | |
| Andreia Fernandes de Souza |
| TENDÊNCIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS COM ENFOQUE NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio |
| CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS | |
| Mariana Duarte de Souza |
| A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO PIRACICABANO E O “DEBUT” DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PIRACICABA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX | |
| Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva |
| O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN: REGISTROS DE UMA HISTÓRIA | |
| CÃdia Paula da Costa Alves |
| UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NO INSTITUTO FREUDENTHAL | |
| Fernanda Boa Sorte Rocha |
| A EXPERTISE PROFISSIONAL DA PROFESSORA VITALIA CAMPOS NA UTILIZAÇÃO DAS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA | |
| Robert Rene Michel Michel Junior |
| ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: CONJUNTO DE FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA FORMAR O CONTEÚDO PROGRAMADO DE MATEMÁTICA SECUNDÁRIA | |
| Luiz Antônio Gonçalves da Silva |
| ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALAS MULTISSERIADAS NO RIO GRANDE DO NORTE: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO | |
| Bárbara Fernandes Costa |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU NO PERÍODO DO MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA | |
| Aline Suemi Moroto |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO CEARÁ: ENTRADAS E TRÂNSITOS | |
| Gisane Fagundes Rodrigues |
| UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL ÁGUA DO MANDI POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL | |
| Juliana de Melo |
| EXPERTS E EXPERTISES DE MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA | |
| Isabela Magalhães Kirchmair |
| ABAIXO EUCLIDES OU IGUAL EUCLIDES? ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA | |
| Marizete Nink de Carvalho |
| O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: ORIENTAÇÕES DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÃO PAULO, DÉCADA DE 1970 | |
| Relicler Pardim Gouveia |
| “ELEMENTOS” DE EUCLIDES E GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Thais Maria Barbosa Goulart |
| PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: OS CADERNOS MEC DE MATEMÁTICA | |
| Lais Mendes Bonifacio |
| EDUCADORAS MATEMÁTICAS PARANAENSES: TRAJETÓRIA, PROFISSÃO E MEMÓRIAS | |
| Tailine Audilia de Santi |
| A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS: A ARITMÉTICA EM APONTAMENTOS DE PSICOLOGIA (SÃO PAULO, 1934) | |
| Jefferson dos Santos Ferreira |
| SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (GEOMETRIA): MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA | |
| Evellin Sena Cruz |
| A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DE ANTÔNIO CARLOS (SC) | |
| Francine Fragoso de Miranda Silva |
| EXPERTS E/OU INTELECTUAIS? AS CONTRIBUIÇÕES DOS PERSONAGENS DO ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Oscar Silva Neto |
| UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER CÁLCULO MENTAL SISTEMATIZADO POR MARIA DO CARMO SANTOS DOMITE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1980 – 1996 | |
| Antônio Robert Chagas Conceição |
| SABERES MATEMÁTICOS A ENSINAR NOS BOLETINS DO CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS/RS (1947-1966) | |
| Leonardo Thomaz Sauter |
| GEOMETRIA E DESENHO REGISTRADOS EM DOCUMENTOS E CADERNOS ESCOLARES, 1890-1990 | |
| José Erisvaldo Lessa Vieira |
| O CONCEITO DE NÚMERO E A MATEMÁTICA PARA ENSINAR: O CASO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PAULISTAS DA DÉCADA DE 1970 | |
| André Francisco de Almeida |
| AS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO, 1890 – 1903 | |
| Victor Hugo de Lemos Gomes |
| UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO BOLSÃO/MS | |
| Natalia Cristina Silva |
| A ARITMÉTICA E OS CENTROS DE INTERESSE: PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 1920 - 1930 | |
| Juliana Chiarini Balbino Fernandes |
| UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NOS CENTROS DE INTERESSE | |
| Joana Kelly Souza dos Santos |
| O ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS ESCOLARES | |
| Jéssica Otaviano das Virgens |
| A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: OS CAMINHOS PERCORRIDOS DE 1889 ATÉ A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO | |
| ROSIANE PEREIRA LIMA |
| A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESPELHO DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | |
| Renata Cardoso Barbosa |
| ARITMÉTICA INTUITIVA: OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DE RAMON ROCA DORDAL (1891) | |
| karina Cristina dos Santos Pavarin |
GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
| UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA | |
| Jacson José Rosa da Silva |
| EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| VinÃcius Aparecido Salatta |
| EXPLORAÇÃO DE PADRÕES DE REPETIÇÃO NO SCRATCH | |
| Rita de Cássia Idem |
| SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Karina Nunes da Silva |
| UMA PROPOSTA DO USO DE EXCEL PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
| Alisson Barreira dos Reis |
| USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA DEMONSTRAÇÕES EM CÁLCULO INFINITESIMAL COM TECNOLOGIAS | |
| Lara Martins Barbosa |
| DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE PAPEL, LÁPIS E TOQUES NA TELA | |
| ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy |
| SMARTPHONE E INTEGRAIS MÚLTIPLAS: O QUE PODEMOS? | |
| Victor Ferreira Ragoni |
| O PROJETO DE LEGO ROBÓTICA DA RME À LUZ DA THC: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Desirée Silva Lopes Pereira |
| CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EURICO DE AGUIAR SALLES | |
| Roger da Trindade Gomes |
| TAREFAS EXPLORATÓRIAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Vania Sara Doneda de Oliveira |
| EM CENA A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O PROTAGONISMO ACADÊMICO NA COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS | |
| Marcelo Batista de Souza |
| O OLHAR DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marcela Souza Silva |
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL, MATEMÁTICA E UMA ABORDAGEM COM O SCRATCH | |
| Kaoma Ferreira de Bessa |
| USO DE RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLA | |
| Tahieny Kelly de Carvalho |
| A CULTURA DIGITAL FRENTE ÀS DEMANDAS AGRÍCOLAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS ESCOLAS DO CAMPO, RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Giane Fernanda Schneider Gross |
| APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
| Elivelton Henrique Gonçalves |
| DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE WEB CURRÍCULO | |
| Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas |
| ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS CONTEÚDOS SE FAZEM PRESENTES? | |
| Neumar Regiane Machado Albertoni |
| ROBÓTICA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O LUDOBOT | |
| Érica Oliveira dos Santos |
| EM BUSCA DE PERCEPÇÕES CONSTRUTIVISTAS NO APP INVENTOR | |
| André Aparecido da Silva |
| A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Sandra Menezes |
| PROGRAMAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE MATRIZES | |
| Pedro Araújo Kalile |
| KHAN ACADEMY: CONTEXTOS DE USOS PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA | |
| Juliano Caetano Pinto |
| DISPOSITIVO PARA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Joélia Santos de Lima |
| AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA | |
| João Carlos Alves Pereira Junior |
| PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEADA NA APRENDIZAGEM MÓVEL E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Neuber Silva Ferreira |
| SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA FORMA TRIGONOMÉTRICA DOS NÚMEROS COMPLEXOS | |
| João Anderson Mendes |
| PRODUÇÃO DE VÍDEOS MULTIMOLDAIS: POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS | |
| Geciara da Silva Carvalho |
| MATEMÁTICA, ARTE E TECNOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES INSCRITOS NO III FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL | |
| Hercules Gimenez |
| A USABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Bruna Caroline Leite |
| DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM AULAS DE MATEMÁTICA COM O SOFTWARE SCRATCH | |
| Handley Magno Bernardo Lopes |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTISCO: UM ESTUDO DA TRANSNUMERAÇÃO | |
| José Ronaldo Alves Araújo |
| O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DO PENSAMENTO DIFERENCIAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Rita Domingues |
| REALIDADE AUMENTADA: POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| Anderson LuÃs Pereira |
| ROBÓTICA ESTRUTURAL: UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM | |
| Jefferson Barbosa Jimenez |
| PERCORRENDO USOS/SIGNIFICADOS DO QR CODE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS | |
| Thayany Benesforte da Silva |
| ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA | |
| Danubia Baltazar da Cruz |
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL | |
| Nádia Alcântara da Silva |
| MACHINE LEARNING E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Mateus Dauã de Morais |
| O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO DO ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL | |
| Izaias Paula de Jesus |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Marcos Paulo Tavares da Silva |
| ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Ana Paula Mayara Vitolo |
| CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORES IMERSOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REALIDADE VIRTUAL | |
| Rosana Piovesan Pinheiro |
| MAPEAMENTO SOBRE OS ARTIGOS ENVOLVENDO GEOGEBRA APRESENTADOS NO ENCONTRO BRASILEIRO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Luciano Teodoro da Silva |
| O USO DE TECNOLOGIAS NOS AOS INICIAIS | |
| Fernanda da Silva Damato |
GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Cirléia Pereira Barbosa |
| O USO DO ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Simone Dias da Silva |
| PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS DE JEAN LAVE E ETIENNE WENGER | |
| Neomar Lacerda Silva |
| UMA LEITURA DAS FALAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE “SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA” | |
| Walter LuÃs Moura Silva |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTO ALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS | |
| Daniela Inês Baldan da Silva |
| O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA COM O FOCO PEDAGOGO-PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Tânia Mara Vitaczik Campanucci |
| PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA | |
| Araceli Gonçalves |
| JOGOS DIGITAIS PARA/NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS METODOLÓGICOS | |
| Danielle Sousa Silva |
| SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Luana Cristina Baier |
| UM CAMINHO, UM OLHAR, UM NOVO FAZER: NARRATIVAS DE PROFESSORES APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
| Ana Paula Gonçalves Pita |
| CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O SINAL DE IGUALDADE: UMA INVESTIGAÇÃO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL | |
| Lilian Cristina de Souza Barboza |
| ENTRE O MACHADO E O CACETE: DE UM OLHAR PARA A UM OLHAR COM AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU A PARTIR DAS DIFERENTES MATEMÁTICAS | |
| Kelly Almeida Oliveira |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES | |
| Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi |
| UM ESTUDO DA ESCRITA REFLEXIVA PRESENTE NO CADERNO DE AULA COM REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Alisson Henrique dos Santos |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Lúcia Renata dos Santos Silveira |
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO | |
| André Lima Rodrigues |
| CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Juliana Pereira Zorzin Silva |
| VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES QUE EMERGEM DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| MarÃlia Franceschinelli de Souza |
| O RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FOCO: CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA MANIFESTADOS NESSA ESCRITA REFLEXIVA | |
| Gabriela da Silva Oliveira |
| ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE PEDAGOGIA | |
| CÃntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida |
| PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA | |
| Joel Staub |
| FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVAM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: POSTURA DO DOCENTE DIANTE DO COMPUTADOR | |
| Fábio Vieira Abrão |
| UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA | |
| Wellington da Silva |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Vera Mônica Ribeiro |
| POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE | |
| Ana Caroline Frigéri Barboza |
| TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA | |
| Dalva Spiler Brandelero |
| CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PROFESSORES PARA SELECIONAR SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS | |
| Jaqueline Silva Assis |
| OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO COM AS TD: O INÍCIO DE UMA CAMINHADA | |
| Eder Paulo Pereira |
| SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NO ESTUDO DE AULA | |
| Carolina Cordeiro Batista |
| APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Alex Henrique Alves Honorato |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Diogo Getúlio Freire |
| IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O CONHECIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni |
| A HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| TaÃs Fernanda Gutzlaf |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MOVIMENTO DE SEUS SENTIDOS SOBRE AS PRÁTICAS: O CLUBE DE MATEMÁTICA | |
| Juliana Ribeiro Andrade |
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA PESQUISA-FORMAÇÃO: PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Aline Luz Mesquita |
| TEORIAS SOBRE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA E A REFLEXÃO NA AÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS? | |
| Ianne Ely Godoi Vieira |
| UMA ANÁLISE DE EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA/UFSM NO CURRÍCULO DA VERSÃO DE 2013: INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
| Vartieli Lopes Viero |
| SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
| Zelia Beserra Camelo |
| CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
| Lucineia Oenning |
| O PENSAMENTO ESTATÍSTICO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO INVESTIGATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO | |
| Mariângela da Costa Mendonça |
| FORMAÇÃO CONTINUADA BASEADA NO TPACK: UMA POSSIBILIDADE PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
| Rejane Bianchini |
| FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESENVOLVENDO O OLHAR PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Carlos Antonio de Souza |
| IMPACTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO ACERCA DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NO CONHECIMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Leila de Souza Mello |
| DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A RESPEITO DE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Veronica Borsonelli Marcarini |
| A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Mariana dos Santos Cezar |
| INFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PERCEBIDAS NA PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RECÉM-EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA | |
| Ulisses Dias da Silva |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Iasmim Martins Noro |
| A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA POLIVALENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Darlan Maurente Rangel |
| MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE EM AULAS DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Bárbara Silva Gumiero |
| ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE DIVISÃO A PARTIR DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS | |
| Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro |
| REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA | |
| Neuza França da Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ATIVIDADE DE DESIGN | |
| Alissan Sarturato Firão |
| O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE/QUE ENSINA MATEMÁTICA NO TÓPICO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO E ÁREA | |
| Evonete Cristina Pinton Quimenton |
| CONCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA | |
| Michela Caroline Macêdo |
| PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES | |
| Miriam Criez Nobrega Ferreira |
| ANÁLISE DA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Natalia Maria da Silva Soares |
| AS POSSÍVEIS NARRATIVAS DE PRÁTICA, AINDA QUE IMAGINÁRIAS, DE TRANSFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM EDUCADOR MATEMÁTICO CRÍTICO | |
| Bruno de Carvalho Pereira |
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR E O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Érica Doiche Savoy |
| O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
| REFLEXÕES SOBRE BEATRIZ SILVA D’AMBROSIO E A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA | |
| Josâne Geralda Barbosa |
| APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Flávia Maria Gonçalves da Costa |
| DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA PROMOVIDO POR UM ESTUDO DE AULA | |
| Silmara Ribeiro Rodrigues |
| O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE REGRAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rafael da Cruz Moreira |
| ELAS E OS NÚMEROS: UM RECORTE DA PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO NORTE DE MINAS GERAIS | |
| Dione Alves de Almeida |
| UM ESTUDO DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES EM MATEMÁTICA | |
| Emerson Batista Ferreira Mota |
| REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
| Ayandara Pozzi de Moraes Campos |
| A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E AGÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA QUE PARTICIPA DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA | |
| Cristina Meyer |
| O ESTUDO DA GEOMETRIA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE DE PRÁTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Angélica Rodrigues Ventura |
| A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA REVELANDO AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA | |
| PatrÃcia Corrêa Santos |
| REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
| Luciana Vieira Andrade |
| EM BUSCA DO X DA QUESTÃO: PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Vanessa de Oliveira |
| A PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO METANALÍTICO | |
| Cicero Inacio dos Santos |
| FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Manoel Messias Pereira Araujo |
| APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ABORDANDO FUNÇÃO | |
| Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
| ENSINO DE SEQUÊNCIAS: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
| Willians Adriano Oliveira |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO | |
| Tiago Cardoso Silveira |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Ediel Pereira de Macedo |
| GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: NARRATIVAS DO APRENDER E ENSINAR A DOCÊNCIA NA DOCÊNCIA | |
| Tatiana Lima Koga |
| CONVERSAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Marcela Lopes de Santana |
| SER PROFESSOR DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MOVIMENTO EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
| Gleice Aparecida de Morais Lima |
| ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUE CRITÉRIOS SÃO IDENTIFICADOS? | |
| Ana Paula Perovano |
| SABERES DOCENTES, NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA | |
| Erilúcia Souza da Silva |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALGORITMO DA DIVISÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS | |
| Maria Celeste Sánchez |
| O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA OBSERVAR COM SENTIDO E AS PRÁTICAS PARA DISCUSSÕES PRODUTIVAS: SELEÇÃO E USO DE TAREFAS | |
| Marcos Vinicius Fernandes Calazans |
| CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS | |
| Marcos Paulo de Oliveira |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO O CONHECIMENTO DE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PODE AJUDAR O PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
| Luciano Soares Gabriel |
| OS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Silvana Leonora Lehmkuhl Teres |
| DESVELANDO SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PARÁ | |
| Cristiane Silva de Oliveira |
| CURSOS DE SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO | |
| Simone Batista Guedes |
| A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO QUE ANALISA ÁREA E PERÍMETRO DE POLÍGONOS | |
| Susana Maris França da Silva |
| INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA EM UM ENSINO EXPLORATÓRIO ENVOLVENDO SIMETRIA EM CONTEXTOS ALGÉBRICOS | |
| Marcel Messias Gonçalves |
| ESTUDOS DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ENSINAM NÚMEROS INTEIROS | |
| Suzete Borelli |
| UMA ABORADGEM PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NAS SÉRIES INICIAIS COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Josiane Rochemback |
GD8 - Avaliação em Educação Matemática
| AMPLIANDO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Bárbara Chagas da silva |
| AS INFLUENCIAS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EXERCEM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Leonor Fernanda Volpato De Moraes |
| ESTUDO DO ERRO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA | |
| Daniela Harmuch |
| ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE QUESTÕES DO SARESP RELACIONADOS A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO | |
| Ederson Sales Pastor |
| ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOMATIVA COM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Talita Canassa Weber |
| AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
| Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira |
| PROVA ESCRITA COM CONSULTA DE CADERNO EM UM CURSO DE CÁLCULO | |
| Renata Graciele Batista Rodrigues |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Manuella Heloisa de Souza Carrijo |
| AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: UM OLHAR PARA O QUE OCORRE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA | |
| Elisiane Peixoto Cardona Biurrun |
GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Ana Eliza Pescini |
| TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ATITUDES E ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE | |
| Milena Conceição Coutinho |
| O ENSINO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SILOGISMOS | |
| Valéria Aparecida Pilate |
| RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR BASEADA NA OBRA DE MALBA TAHAN | |
| Ana Marlice Manhães Paes |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO - APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. | |
| Aécio Alves Andrade |
| METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO FORMAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL | |
| Cecilia Ferreira Borges de Alcantara |
| O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR UTILIZANDO O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Jaciene Lara de Paula Caetano |
| A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO PELAS CRIANÇAS | |
| Thayná Reis |
| UM CENÁRIO SOBRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES | |
| Adriana Ferreira Tiburtino |
| O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ÂMBITO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | |
| Priscila Fontes Juste |
| SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA A OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE INTERVENÇÃO(ÕES) NO ENSINO MÉDIO | |
| Erasto Piedade Alonso |
| DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE RAZÃO NA EJA PROVENIENTE DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
| Rossanne Ferreira Diniz Shimizu |
GD10 - Modelagem Matemática
| MODELAGEM E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lahis Braga Souza |
| PROPOR E RESPONDER TAREFAS COM VÍDEOS: UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE MODELAGEM E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS | |
| Neil da Rocha Canedo Junior |
| DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
| Mariele de Freitas Osti |
| COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA | |
| Robson Aparecido Ramos Rocha |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Hedy de Paula Paiva |
| APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Andréa Regina Teixeira Nunomura |
| MODELO PRAXEOLÓGICO PARA O CÁLCULO DO IRPF | |
| Cláudia Fernandes Andrade do EspÃrito Santo |
| ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DA CULTURA DIGITAL | |
| Luana Carvalho dos Santos |
| MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA NO ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | |
| Aldo Peres Campos e Lopes |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POR PROFESSORES PARA PROFESSORES | |
| Edyenis Rodrigues Frango |
| MODELAGEM MATEMÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: INTERFACES E IMPLICAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE | |
| Adriana Ferreira Mendonça |
| MODOS DE VER E SIGNIFICAR AS MATEMÁTICAS/CIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE CULTIVO DE ALFACE DE UM AGRICULTOR RURAL À LUZ DA TERAPIA DESCONSTRUCIONISTA | |
| Suliany Victória Ferreira Moura |
| UTILIZANDO A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DO APRENDIZADO COMO AUXÍLIO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Guilherme das Neves Matos |
| COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| Élida Maiara Velozo de Castro |
GD11 - Filosofia da Educação Matemática
| INDICATIVOS OU AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS: UMA META-ANÁLISE | |
| Ana Maria Foss |
| INTERPRETANDO FOREGROUNDS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP | |
| Edinei de Oliveira Filho |
| A DOCÊNCIA ENQUANTO CIÊNCIA NA FORMA-AÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: DESVELANDO CAMINHOS PARA A PESQUISA | |
| Josiel de Oliveira Batista |
| JOGOS DE LINGUAGEM EM SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA MULTICULTURAIS: BRASIGUAIOS EM PONTA PORÃ | |
| Vanderlei Ramirez Lopes |
| UM ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA | |
| Rodolfo Masaichi Shintani |
| SOBRE SONHOS E EMPODERAMENTO DE JOVENS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Daniela Alves Soares |
| CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Raniane Lucimar Almeida de Aquino |
| RACIOCÍNIO ABDUTIVO E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| JesaÃas da Silva Souza |
| GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÕES: DO GEOPLANO AO GEOGEBRA - A CONSTITUIÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA MEDIANTE FIGURAS HOMOTÉTICAS | |
| Elias da Costa Abreu |
GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
| CONCEPÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Cassio Cristiano Giordano |
| LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILÍSTICA | |
| Fátima Aparecida Kian |
| ANÁLISE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO | |
| Laura Cristina Santos |
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Sandra Salerno |
| ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luzia Roseli da Silva Santos |
| O ESTUDO DE AMOSTRAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luan Costa de Luna |
| ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Anneliese de Oliveira Lozada |
| OS CURRÍCULOS MOLDADO, REALIZADO E AVALIADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE ARTICULAÇÕES ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE | |
| Ewellen Tenorio de Lima |
| CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
| Heloisa Almeida de Figueiredo |
| COMPREENSÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO ENTRE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO DIMENSÕES CRÍTICAS EM UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO | |
| José Roberto Costa Junior |
| UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: COMPREENSÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS AO ENSINO MÉDIO | |
| Alyson Fernandes de Oliveira |
| ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO | |
| Mayra Darly da Silva |
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM O USO DO GEOGEBRA | |
| Sidney Silva Santos |
| O DIÁLOGO COMO PROPOSTA PARA ABORDAGENS DAS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS | |
| Marcelene Alves Duarte |
| A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO | XML |
| Thays Rodrigues Votto |
| A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO CONSEQUÊNCIA DA AUTORREFLEXÃO DA PESQUISADORA | |
| Solange Aparecida Corrêa |
| ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL | |
| Daniel de Freitas Barros Neto |
| PRÁTICAS DOCENTES NARRADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA | |
| Nathalia Tornisiello Scarlassari |
| PRINCÍPIOS COLABORATIVOS NAS AÇÕES DO GRUPO MOSAICO EDU | |
| Karla Priscila Schreiber |
| O USO DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM PROBABILÍSTICA DOS ALUNOS | |
| Rogério Ramos Socha |
| ESTOCÁSTICA NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE | |
| Sezilia Elizabete Rodrigues Garcia Olmo de Toledo |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ENSINAM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA E DA PLATAFORMA VMT | |
| Geovane Carlos Barbosa |
| ENSINO E APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA EM CONTEXTO DE SAÚDE EMOCIONAL DOS ADOLESCENTES | |
| Vanessa Maciel Mangelot |
| A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| FERNANDO GONZALES TAVARES |
| TIPOS DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA OS CONCEITOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL | |
| Nathalia Felippi |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
| Anderson José Gomes Ferreira |
| A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Natália Galvão Simão de Souza |
| O ENSINO DE PROBABILIDADE BASEADO NA LITERACIA ESTATÍSTICA E PROBABILÍSTICA PARA A TOMADA DE DECISÃO | |
| Cristimara Rodrigues de Castilho |
| A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Cláudio Marcelo Alves Marques |
GD13 - Educação Matemática e Inclusão
| OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DE UMA PESQUISA SOBRE O AUTISMO: ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS | |
| Elton de Andrade Viana |
| UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR | |
| Claire Fátima Sachet Ramos |
| A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO MÉTODO PARA UMA AGENDA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO | |
| Ãria Bonfim Gaviolli |
| A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS AUTISTAS: UM OLHAR A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
| Josiane Jocoski Bueno |
| LEITURA E ESCRITA DO MUNDO COM A MATEMÁTICA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A REPRESENTATIVIDADE | |
| Denner Dias Barros |
| UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Sofia Seixas Takinaga |
| POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOCENTES ACERCA DE ESTUDANTES COM AUTISMO | |
| Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker |
| A MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CAMPO GRANDE/MS. | |
| Joyce Braga |
| CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Alberto Mota Barbosa Júnior |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
| Elisângela Aparecida dos Santos |
| AS AUTORREFLEXÕES DAQUELES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO DE APRENDIZES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Roberta Caetano Fleira |
| AS EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DANDO VOZ AO PROFESSOR | |
| Fábio Garcia Bernardo |
| ANSIEDADE MATEMÁTICA: COMO DIMINUIR OS EFEITOS DELETÉRIOS POR MEIO DO FLOW DE IMERSÃO AOS JOGOS MATEMÁTICOS – REVISÃO DE LITERATURA | |
| Ana Maria Antunes de Campos |
| EM BUSCA DE UM RUMO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ENVOLVENDO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOBRE UM OLHAR “ATIVO E SOCIAL” | |
| Elizabete Leopoldina da Silva |
| ABORDANDO A NUMERACIA POR MEIO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino |
| GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Luis Fernando Pacheco Pereira |
| APRENDIZAGEM COLABORATIVA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DA REDE SOCIAL FACEBOOK | |
| Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
| O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO REFLEXIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. | |
| Paula Soares Gomes da Silva |
| O PENSAMENTO ALGÉBRICO EMERGENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO EM UMA TURMA INCLUSIVA | |
| Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino |
| CAMINHANDO JUNTOS: PROGRAMANDO E APRENDENDO PARA ALÉM DOS DADOS EM UMA TURMA INCLUSIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Tula Rocha Morais |
| A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DE FUTUROS PROFESSORES AO PLANEJAREM CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM INCLUSIVOS | |
| Priscila Coelho Lima |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ÁLGEBRA SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
| Maximiliam Albano Hermelino Ferreira |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA CLASSE HOSPITALAR – VIVÊNCIAS PARTILHADAS | |
| Eunice Maria Figueira Cajango |
| O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO ESPECIAL E A INCLUSÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM | |
| Viviane Regina de Oliveira Silva |
GD14 - Resolução de Problemas
| A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE “POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Marcela Camila Picin de Melo |
| UM CENÁRIO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EDIÇÕES DO EBRAPEM | |
| Cidimar Andreatta |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
| VIVENCIANDO A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| Eliane Bihuna de Azevedo |
| O desenvolvimento da literacia estatística no Ensino Médio: Uma proposta de ensino-aprendizagem-avaliação fundamentada na Resolução de Problemas. | |
| Alan Júnior Severo |
| O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Claudia Vieira de Vargas |
| O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Ricardo Gonçalves |
| A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA | |
| Maria Eliza Sitolino Leonardo |
| PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA AO ENSINAR MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO | |
| Jonas Souza Barreira |
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO ARTICULADA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| CÃntia Poffo |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
| A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NO ENSINO SUPERIOR | |
| Matheus Metz Correa |
| CONSTRUINDO O CONCEITO DE VOLUME E CAPACIDADE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Dioney Luiz Fernandes |
| AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | |
| Marcio Pironel |
| PERSPECTIVAS CURRICULARES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Ricardo Kucinskas |
| ENSINO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Suelen Sasse Stein |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMPARANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
| VÃvian Caroline da Silva de Sá |
GD15 - Educação Financeira
| O TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
| Ana Karina Cancian Baroni |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Denise Amorim de Mello Duarte |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| Dejair Frank Barroso |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS UTILIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE | |
| Joseilda Machado Mendonça |
| A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO | |
| Aline Barbosa Nascimento |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Natasha Cardoso Dias |
GD16 - Etnomatemática
| A ETNOMATEMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA-MA | |
| Ana Priscila Sampaio Rebouças |
| E[e]TNOMATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: MODOS DE VIDA CRIADOS E AFIRMADOS POR INDÍGENAS QUE SE FORMARAM EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR E RETORNARAM À SUA COMUNIDADE NO BRASIL | |
| Jorge Isidro Orjuela Bernal |
| NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE A OCUPAÇÃO DO QUADRADO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS | |
| Letiane Oliveira da Fonseca |
| ALGUNS USOS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS: DESAFIO DO ARTILHEIRO | |
| Litiele Oliveira da Fonseca da Rocha |
| PROJETO TRILHAS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO TEÓRICO BASEADO NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM | |
| Jéssica Rodrigues |
| O JOGO AFRICANO OLÓPÓN AYÓ/MANCALA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, DA DECOLONIALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE | |
| Adriana Ferreira Rebouças Campelo |
| INTERCULTURALIDADE E ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL | |
| Danielle Alves Martins |
| OS ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ | |
| Maria Nazaré Souza Nascimento |
| ETNOCIÊNCIA NOS RITUAIS DO POVO IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ | |
| Andreia da Silva Feitosa |
| DA FALA, DAS MÃOS, DO CORPO: A PRODUÇÃO CULTURAL NAS COMUNIDADES ARTESÃS DE CAMPO BURITI E CAMPO ALEGRE/MG EM UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA | |
| Rafael Antunes Machado |
| ALÉM DA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO À PROFICIÊNCIA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
| Helom Ãvila Bento |
| ETNOMATEMÁTICA: AS CONCEPÇÕES DE CULTURA NAS TESES DEFENDIDAS NA ÁREA NO PERÍODO ENTRE 1996 E 2017 | |
| Claudia de Jesus Meira |
GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
| PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM MATERIAIS CURRICULARES | |
| Marilene Caitano Reis Almeida Soares |
| AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA DE PORTUGAL | |
| Júlio César Deckert Silva |
| VESTÍGIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | |
| JaÃne Telles Quevedo |
| OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA | |
| Nilza Zanon de Sousa Machado |
| O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RANÇOS E AVANÇOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
| Viviane da Cruz Leal Nunes |
| MENSAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA REPRESENTADA EM TEXTO DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS | |
| REINALDO FEIO LIMA |
| TENSÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DOS COMPLEXOS DE ESTUDO EM ESCOLAS DO CAMPO | |
| Wanderson Rocha Lopes |
| INVESTIGAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NOS PROJETOS DE REFORÇO/RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS | |
| Cilene Maria Fontes |
| O PRAGMATISMO NA MATEMÁTICA, HISTORICAMENTE INSTITUCIONALIZADO: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | |
| Italo Salomão Ribas |
| A VISÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA NO CENTRO DO MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE PAULO FREIRE | |
| Júlio César Augusto do Valle |
| UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO M-TEC NA ETEC DE ILHA SOLTEIRA | |
| Cla Monteiro Lima |
| AÇÃO COMUNICATIVA COMO FORMA DE (RE)POLITIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA: DIVERSIDADE, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Roberta de Oliveira Barbosa |
| EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | |
| Maiéli Masteloto Crestani |
| CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DE QUATRO DÉCADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO AGRESTE PERNAMBUCANO | |
| Josilene Maria de Lima Torres |
| A BNCC DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA RESISTÊNCIAS | |
| ValmÃria Barcellos Pereira |
| A IDENTIDADE CAMPESINA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Danusa Nunes de Menezes |
| INVESTIGANDO A GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR EVIDENCIANDO A ÁREA DE EXATAS: ASPECTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA | |
| Marisa Destéfani Alves |
| O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATUAÇÃO | |
| Bianca Freire dos Santos |
| DIRETRIZES CURRÍCULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSOREES DE MATEMÁTICA – O ESTADO EM AÇÃO | |
| Ronaldo Antonio Junior Gollo |
| EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO COM A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO INTEGRADORA DE CURRÍCULOS, SABERES DOCENTES E MATERIAIS CURRICULARES | |
| LÃvia Suely Souto |
| REFORMA CURRICULAR E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA | |
| JOANA INES NOVAES |
| O CURRÍCULO ESCOLAR FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS | |
| Luiz Fernando da Silva |
| A FACULDADE DE PREDIZER QUE EMERGE DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL (UMA PROPOSTA DE ENFOQUE NO ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE) | |
| Thiago Mascara da Silva |
| PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
| CONCEICAO APARECIDA CRUZ LONGO |
| CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: INQUIETAÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Renata Cristina Albieri dos Reis |
| A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADEDE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO | |
| Adriana Chaves da Silva |
| O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFSP: REVISITANDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Bárbara Negrini Lourençon |
| CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ADOLESCENTES INFRATORES EM SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE | |
| João Marcos Marques Machado |
| A TRAVESSIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS | |
| Igor Micheletto Martins |
| A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS | |
| DANIELLA Thiemy Sada da Silva |
| UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS OFICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (1997 – 2018) | |
| Nilza Teresinha Ribeiro Xavier |
Realização | Apoio |
|
|
