GD 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| A Literatura Infantil no Ensino de Matemática para o Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo | |
| Michele Ferreira Silva |
| UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS À SEQUÊNCIAS REPETITIVAS NOS ANOS INICIAIS | |
| YASMIN RODRIGUES DA ROCHA |
| EXPLORANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
| Leticia Dornellas Dias |
| Álgebra inicial no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos | |
| Ludmila Wanderley Martins |
| UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Jocimara Rossa Rodrigues |
| A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA | |
| Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
| A Relação Entre O Desenvolvimento Do Pensamento Aritmético Em Alunos Do 1º E Do 2º Ano Dos Anos Iniciais E A Constituição Do Material Didático Oficial Do Estado De São Paulo. | |
| Shalimar Silvia Santos Maximo |
| PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM ALFABETIZANDO DAS TERCEIRA IDADE | |
| Douglas Silva Santos |
| O USO DE MATERIAL PARADIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO | |
| Luciane Lage Pazito |
| QUE COMECEM OS JOGOS! O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | |
| Adriana Marques Sampaio |
| O letramento matemático e a formação de professores: uma jornada pelas unidades temáticas da BNCC. | |
| MarcÃlia Cavalcante Viana |
| LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Karen Maria Jung Valk |
| FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL ENVOLVENDO REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE SÓLIDOS | |
| Beatriz da Penha Santos |
| ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO QUE É PROPOSTO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI | |
| Loise Tarouquela Medeiros |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM TURMAS DE 3º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MATEUS/ES | |
| Rafaela Dos Santos Ribeiro |
| CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO | |
| srº Leandro Nogueira Quinto |
| OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ARTICULADO AOS DIFERENTES TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS | |
| Gustavo Gomes Moreno Senhora |
| O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES FEDATHIANAS INCLUSIVAS | |
| Roberto da Rocha Miranda |
| MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG | |
| Mirelle Pereira da Silva |
| FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE EM SERVIÇO: Memes na expressão de memórias de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais | |
| Rute Ribeiro Meireles |
GD 02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| SEQUÊNCIA RECURSIVA COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Alaide CecÃlia de Lima, ALAIDE CECÃLIA DE LIMA |
| O impacto das Gaiolas Epistemológicas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental | |
| Eliane Santos Alves |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO QUADRÁTICA À LUZ DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA | |
| Robert David Fernandes Sousa |
| O ENSINO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DE SEUS SIGNIFICADOS | |
| Carla Daniella Barreto dos Santos |
| EXPLORANDO A SINERGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
| Marusa Rosa Dreher |
| UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU: POR QUE A PREDILEÇÃO E USO QUASE EXCLUSIVO DA FÓRMULA DE BHÁSKARA? | |
| Francisco Fabiano dos Santos |
| JOGOS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DIDÁTICA | |
| Suzy Kelly da Silva |
| ANÁLISE DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE FRAÇÕES, A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Bruna Moll Fernandes |
| JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS | |
| Charlene Onhas Galo |
| UTILIZANDO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM MATEMÁTICA | |
| Isadora Roth |
| INDÍCIOS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO EM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO | |
| Rafaella Freitas Vargas |
| PERCEPÇÕES DE CRITICIDADE VIA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA | |
| Bruno Tumelero Fetter |
| O USO DE JOGOS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Eliane Fraga Silveira |
| TAREFAS MATEMÁTICAS E A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ANSIEDADE MATEMÁTICA | |
| Nadia Alves Brito |
| COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NA PERSPECTIVA DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS | |
| PatrÃcia Andressa Maieski |
| A ÁLGEBRA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS | |
| Paulo Eugênio Silva |
| UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DA GEOMETRIA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB UM OLHAR DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA | |
| Marcelo Henrique dos Reis Filho |
| A GAMIFICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Gustavo Henrique Zanette |
| O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO AGENTE CRIADOR DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Ayronn da Silva Santos |
| O papel das tarefas no ensino de variáveis - Uma trajetória hipotética de aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental. | |
| Amanda Oliveira Calazans |
GD 03 - Educação Matemática no Ensino Médio
| ANÁLISE DAS ABORDAGENS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPINA GRANDE - PB | |
| Caio VinÃcius Silva |
| ARGUMENTAÇÃO, GEOMETRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO | |
| Amanda de Araujo Queiroz |
| VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO | |
| Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic |
| CONTRIBUIÇÕES DE UM REPOSITÓRIO PARA A PRÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | |
| Izabella Arpini Ferreira |
| A MATEMATICA E O PENSAMENTO SUSTENTAVEL | |
| NORMA DIAS CRUZ DE CARVALHO |
| O DIÁLOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS EDUCANDOS E A EDUCADORA MATEMÁTICA. | |
| Eduardo dos Reis Mendes da Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO MANUAL/INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES | |
| Stella Gomes de Souza |
| UMA DISCUSSÃO INICIAL A RESPEITO DE EMPODERAMENTO FEMININO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS. | |
| Euléssia Costa Silva |
| UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO EXPLORATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Luiz Fernando Ferreira Machado |
| Um olhar da Educação Matemática Crítica para as dissertações e teses brasileiras que relacionam vídeos ao ensino de Matemática da Educação Básica | |
| LuÃs Fernando Mesquita de Lima |
GD 04 - Educação Matemática no Ensino Superior
| UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL A PARTIR DE UM PROBLEMA CLÁSSICO DA ENGENHARIA CIVIL | |
| Karina Bradaschia Rocha |
| DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
| Gabriel Ribeiro Padilha |
| UMA PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM CURSOS DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA | |
| Cyndi Menezes Pimentel |
GD 05 - História da Matemática e da Educação Matemática
| Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática | |
| Denise Aparecida Enes RIBEIRO |
| NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/EDUCACIONAIS DE UMA COMUNIDADE DO CAMPO | |
| Gleisson Santos de Oliveira |
| PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM ARTICULAÇÕES EM INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Thaciane Jahring Schunk |
| O ESTUDO DIRIGIDO COMO TÉCNICA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Rogério Joaquim Santana |
| UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA. | |
| Rafaela Ferreira Afonso |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SERTÃO PARAIBANO: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LESSON STUDY EM CONJUNTO COM OS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
| Péricles Dennys Santana Costa |
| AS GEOMETRIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS | |
| Marisa Raquel de Melo Pereira |
| PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE | |
| Tiely Virginio da Hora Lima |
| MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TEMPO PRESENTE | |
| Ledevande Martins da Silva |
| ANÁLISE DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/CEUNES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE 1960 A 2002 | |
| Célio Moacir dos Santos |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA MENINAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR MATEMÁTICA QUE CIRCULARAM NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ESCOLAS FEMININAS | |
| Thainá Araujo Bonfim |
| GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: ANÁLISE DE MANUAIS DE AUTORES BRASILEIROS | |
| Daniel José de Paula |
| UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE JOAQUIM GOMES DE SOUZA (1829-1864) E UMA TRADUÇÃO PARCIAL DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SEU LIVRO MÉLANGES DE CALCUL INTEGRAL | |
| Gabriel Faria Vieira |
| SABERES PROFISSIONAIS RELATIVOS AO ENSINO DE GEOMETRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES – PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES | |
| Rosane Miguel Alvin Mendonça |
| A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALIADA NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO: UMA PROPOSTA PRA INVESTIGAÇÃO | |
| Bárbara C. Toledo Lima |
| SIGNIFICADOS PRODUZIDOS A PARTIR DE UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A RAZÃO ÁUREA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL | |
| Patrick Storch Sorio |
| A ÁLGEBRA ESCOLAR NO COMPÊNDIO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI | |
| VÃtor da Silva Botelho |
| ZOLTAN P. DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS SABERES A E PARA ENSINAR EM PUBLICAÇÕES DIRIGIDAS A PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980) | |
| Armando Freitas Tramontano |
GD 06 - Educação Matemática, Tecnologia e Educação à Distância
| FAZER E COMPREENDER NA PROGRAMAÇÃO: ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
| Luiza Lehmen Kerkhoff |
| TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES | |
| Marinete Santana Wutke Welmer |
| PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA | |
| Jhonattan Gonçalves de Araújo |
| Vídeos Digitais em um ambiente de Modelagem Matemática: uma proposta para o Ensino Fundamental | |
| Emanuel Rodrigues Kapczynski |
| A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR: UMA VISÃO ALÉM DO ABSTRATO | |
| VinÃcius dos Santos Honorato |
| Geometria do táxi e desenvolvimento do pensamento computacional | |
| Lucas Henrique Viana |
| LEAGUE OF LEGENDS (LoL) E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES-MATEMÁTICAS-COM-O-LoL | |
| Leonardo Pessin da Silveira |
| UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE PROGRAMAÇÃO | |
| Rúbia Carla Pereira |
| DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA | |
| Lézia Cristina Dias dos Santos |
| A MATEMÁTICA ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOTECNICISTA: UMA LEITURA CRÍTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL | |
| João Vitor Pires Vieira |
| COGNOMATIZET: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MIDIÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO/COMPREENSÃO DE FAKE NEWS | |
| Pablo Henrique Tolfo |
| ÉTICA NA CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORAS/PROFESSORIES/PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE POSTURAS LIBERTADORAS | |
| Marcelo Augusto Fontana |
| A APRENDIZAGEM DE AUTOVALORES E AUTOVETORES POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| Gabriel Cordelina |
| PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA: ABORDAGENS E POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES EM TURMAS DE EJA DO ENSINO MÉDIO | |
| Mauricio Rosa |
| Reconfigurações na Pesquisa Educacional: a produção de vídeos e a experiência na sala de aula de matemática | |
| Fernanda Martins da Silva |
| Investigando o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola do norte do Espírito Santo | |
| Amanda Freitas Cazadine |
| VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA DISCOVERY EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Daniel Mendes Inácio de Souza |
| IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS PRELIMINARES PARA UMA PESQUISA DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Érika Verzegnassi |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURTAS METRAGENS ANIMADOS: PROJETANDO A VIDA. | |
| Claudio Roberto Coelho da Silva |
| O ChatGPT como um sistema de tutoria inteligente na Educação Matemática | |
| David Zatz Correia |
| GEOMETRIA ESPACIAL: UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKECHUP | |
| Eduarda Santos de Oliveira |
| STRANGER THINGS: O CINEMA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA - DISCUTINDO A ASSIMETRIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL | |
| Rafael Dutra Ferrugem |
| EXPLORANDO NARRATIVAS QUEER NA MATEMÁTICA COM PODCAST: UM POSSÍVEL ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO | |
| Johnatan Boeira Boeira Rodrigues |
| INTERAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS TIPO TABLETS: GESTOS E TOQUES EM TELAS QUE DESVELAM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Késia Alves Penna Ferreira |
| TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
| Gabriel Santos Muniz |
| DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19. | |
| Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque |
| MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DIGITAIS | |
| WALLACE RODRIGUES ALMEIDA |
| O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM EXPANSIVA | |
| Samuel Souza Vaz |
| UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO | |
| Andressa Solane Moreira Costa |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SUSTENTABILIDADE, CULTURA E SOCIEDADE A PARTIR DE UM USO HUMANIZADO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
| Thainá do Nascimento |
| DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE COGNIÇÃO CORPORIFICADA | |
| Roger da Trindade Gomes |
| UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER | |
| CLEIDE MARIA DOS PASSOS ARRUDA |
| ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES EM MATEMÁTICA | |
| Ednéia Leite Petry |
| FORMAS EM MOVIMENTO: O GEOGEBRA E A APRENDIZAGEM ATIVA | |
| Robson Hessler |
| PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS MATEMÁTICOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Pamella Aleska Silva Santos |
| Jogos Matemáticos e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: Uma Análise das Potencialidades do Jogo Odisseia Matemática | |
| André Sousa Braz de Araújo |
| USING ED-TECH TOOLS TO SUPPORT MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING FOR SECOND LANGUAGE LEARNERS | |
| Jinos Nejad Mikailli |
| DO DESIGN AO REDESIGN EM PESQUISAS: INSERINDO O GEOGEBRA NAS TAREFAS MATEMÁTICAS | |
| Leonardo Martins |
| Má_temática – em que a matemática não é uma temática ruim: a produção de podcast no ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio | |
| Thamiris Cristina Gomes Lopes |
| POTENCIAÇÃO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS: EXPLORANDO O USO DO INSTAGRAM COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM | |
| Raphael Ferreira Bortolassi |
GD 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
| PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO PROFISSIONAL DO IFES | |
| Adriano de Souza Viana |
| Emoções e Identidade Profissional de professores de Matemática em Início de Docência | |
| André Lima Rodrigues |
| AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES A PARTIR DE MATERIAIS CONCRETOS MONTESSORIANOS | |
| Edilene Regina Janjar |
| Visão e Visualização na formação inicial de professores de matemática: um estudo envolvendo o pensamento geométrico | |
| Talisson Fernando Leiria |
| A FORMAÇÃO ACADEMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Tiago Emanuel Domingos de Moura |
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES | |
| Carlos Bruno Freitas Baptista |
| ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA: EM FOCO A ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR/JI-PARANÁ | |
| Anne Cristiny Borges |
| O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRELADA AOS ARTEFATOS HISTÓRICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | |
| Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues |
| PROCESSO FORMATIVO COM ABORDAGEM BLENDED PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
| Bárbara Silva Gumiero |
| A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: memórias de estudantes | |
| Jenifer Souza |
| PROFESSORES INICIANTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE INÍCIO DE CARREIRA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
| Roger Eduardo Silva Santos |
| TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EMERSÕES E CONCEPÇÕES EM UM CURSO DE EXTENSÃO | |
| Joana de Lima Moraes |
| Investigações a respeito da construção do conceito de números racionais por professores dos anos iniciais. | |
| Rosane Cordeiro Rafael |
| PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PRÁTICAS ENVOLVENDO NÚMEROS FIGURADOS TRIDIMENSIONAIS | |
| Filyppe Neves de Andrade |
| FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUAIS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS SÃO MOBILIZADOS PELOS PARTICIPANTES? | |
| Renata Mendes Soares |
| DIVISÃO POR FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Lorena Rosa Branquinho |
| COLETIVO DE PROFESSORAS FORMADORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO À GÊNESE DOCUMENTAL | |
| Samilly Alexandre Souza |
| TRABALHO DOCUMENTAL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação de coletivos e recursos para ensinar matemática | |
| Rosana Maria da Silva |
| Desenvolvimento Profissional de Professores e as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem: estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais com professores de matemática | |
| Theo Santana Sander |
| FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL | |
| Lais Scorziello Feitosa da Silva |
| A MULTIDIMENSIONALIDADE DOS SABERES DOCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL | |
| Fábio Gomes Lagoeiro |
| O ENSINO DE GEOMETRIA NA PRÉ-ESCOLA: OS CONHECIMENTOS E AS APRENDIZAGENS DE UM GRUPO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE AULA | |
| Renata Ribeiro |
| INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA PARA O ENSINO: SABERES E IMPASSES EMERGENTES DE PRÁTICAS DOCENTES | |
| AYANDARA POZZI DE MORAES CAMPOS |
| DESENVOLVIMENTO DA “MATEMÁTICA PARA O ENSINO” A PARTIR DE REFLEXÕES COLETIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO PROPORCIONALIDADE | |
| Andressa de Olivera Faria Lorenzutti |
| TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DO CANAÃ/ES | |
| Rafael Melotti |
| O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRIATIVA NOS (FUTUROS) PROFESSORES PARA O DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS | |
| Adriana Santos Sousa |
| FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS | |
| Sabrine Costa Oliveira |
| UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO | |
| Shirlei Costa Araujo |
| Explorando as potencialidades da Plataforma Quizizz: estratégias de utilização para professores em um minicurso | |
| FabrÃcio da Silva Santos |
| O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. | |
| Lucas do Nascimento Corrêa |
| CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA QUE CIRCULAM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO | |
| Maria de Fátima Dias da Silva |
| APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS | |
| Diva Prohmann de Lima |
| UMA INVESTIGAÇÃO DE ENTRELINHAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO PIBID DE 2007 A 2022 (2023). | |
| Eliandra Aparecida Portela Kmita |
| IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº1.428/2018 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. | |
| Fabiana Cristina Pinto |
| Um Estudo Sobre a Formação de professores de Matemática no Timor-Leste | |
| Carlos Soares |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA | |
| Mariangela Silva Souza |
| ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A CONDUÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | |
| Ana Paula Morito Neves |
| O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA: DISCUSSÕES A PARTIR DO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA | |
| Organdi Mongin Rovetta |
| FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA: ABORDANDO GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| GLAZIELA VIEIRA FREDERICH |
| MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
| Flávia Silva Souza |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: DISCUSSÕES PRELIMINARES | |
| Yolanda Pinto dos Santos |
| CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A RESPEITO DOS VÁRIOS ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO | |
| Loryane Santos de Oliveira |
| AVALIAÇÃO DA FACETA EPISTÊMICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. | |
| Marina da Silva Cardoso |
| FORMAÇÃO COM PROFESSORES EMBASADA NA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM | |
| Tatiana Bonomo Bonomo de Sousa |
| EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO ANALISAR DADOS PRODUZIDOS COM ENTREVISTAS NARRATIVAS? | |
| Edna Paola Fresneda-Patiño |
| FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL | |
| Andressa Côco Lozorio |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO EMFOCO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: REVISITANDO MEMÓRIAS E A TRAJETÓRIA | |
| José Walber Souza Ferreira |
| Uma Educação Financeira para além da Matemática: Diálogos com docentes de diferentes áreas do conhecimento | |
| Lucas Lopes Gueiros de Souza |
| NOTICING PROFISSIONAL DE UMA FORMADORA AO EXPLORAR CASOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Jéssika Naves de Oliveira |
| COMO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA CONCEBE O ENSINO DE MATEMÀTICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÈDIO DA EJA? | |
| senhora Alves Porcellis Alves Pereira |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE GEOMETRIA A PARTIR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Aparecida Ferreira Lopes |
| MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NUMA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Wallace Coutinho Soares |
| O ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DAS VARIÁVEIS COMPLEXAS | |
| LectÃcia Sobreiro Rezende de Souza |
| O Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática no contexto da Formação Inicial de Professores: alcances e repercussões | |
| Guilherme Oliveira Souza |
| Construindo saberes profissionais a partir dos erros nas demonstrações de estudantes de Licenciatura em Matemática | |
| Marcelo Eduardo Pereira |
| PRÁTICAS DE ENSINO DE ALTA ALAVANCAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DAS DESIGUALDADES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Valdir Alves Silva |
| Professores no futuro? Perspectivas futuras de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei e os fatores que as impactam. | |
| Maximiliano Garcia de Almeida |
| O domínio afetivo no ensino de geometria: um olhar para as concepções de futuros professores de matemática | |
| Thales Pessoa de Sousa Silva |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| wester francisco de almeida |
| A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR | |
| Jonatas de Sousa Marques |
| FORMAÇÃO COMPARTILHADA ON-LINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: NARRATIVAS DOCENTES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Erica Gonçalves de Carvalho |
GD 09 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
| INFLUÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LINGUAGEM ALGÉBRICO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO | |
| Paola La Corte E Almeida Ramos |
| O trabalho com os textos de cordel na aula de Matemática da EPJAI | |
| Jabson Costa Santos |
| Língua materna e linguagem matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos | |
| Kelly Cristina Coutinho |
GD 10 - Modelagem Matemática
| Modelagem Matemática no Proeja: Contribuições que interligam a Matemática ao mundo do trabalho | |
| Wanderson Pinto Moreira |
| Modelagem Matemática e o pensamento computacional em um Design de curso de formação de professores | |
| Emerson Alves Rosa |
| UMA PESQUISA SOBRE A CRITICIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
| MESSIAS SANTOS DE MORAIS |
| ESTUDO COM MODELOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
| Ailson Lopes Alzeri |
| DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RELATADOS POR PROFESSORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE MODELAGEM | |
| João Victor de França Gomes |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES | |
| Silvana Cocco Dalvi |
| AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| JONISARIO LITTIG |
| MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALÉM DA SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| JanaÃna Milagres Martins |
| ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM HONDURAS | |
| Luis Padilla |
GD 11 - Filosofia da Educação Matemática
| PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE UMA POLÍTICA DE RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NASA E UMA POLÍTICA DO CONHECIMENTO JUNTO COM AS CRIANÇAS E A MATEMÁTICA | |
| Estudante Carolina Higuita RamÃrez |
| SIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE SIGNIFICADOS SE DESTACAM? | |
| Luana Milagres Fernandes |
| COMPREENSÕES DO NÚMERO NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Thalia Falquievicz Corassa |
| TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Vitória Fenilli Vidaletti |
GD 12 - Educação Estatística
| EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA APLICADA À METEOROLOGIA: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. | |
| Allan Schroefer Gomes de Carvalho |
| CONTRIBUTOS DA INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA PARA ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
| José Ronaldo Alves Araújo |
| MEDIDAS DE DISPERSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| ANDERSON MARCOLINO DE SANTANA |
| PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESTATÍSTICO | |
| Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
| AS TRÊS PARTES: HISTÓRIA PARA VIVENCIAR PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Kelly de Lima Azevedo Spinelli |
| O USO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Bárbara Gonçalves Fenille Velasco |
| CONFIGURAÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NAS PRÁTICAS DOCENTES | |
| Heloisa Almeida de Figueiredo |
| ENSINO E APRENDIZAGEM DE CLASSIFACAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Manuela Francisca Souza |
GD 13 - Educação Matemática e Inclusão
| DECODIFICANDO PROBLEMAS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS SOB A TEORIA DA ATIVIDADE POR UM ESTUDANTE COM TEA | |
| José Jorge de Sousa |
| DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE PROBLEMAS DE LIVROS DIDÁTICOS | |
| Amanda Lima Araújo |
| Jogos e inclusão na aula de Matemática de um estudante com síndrome de down: a importância das ações inclusivas | |
| Hudson de Souza Barbosa |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
| Elcio Pasolini Milli |
| ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES SURDOS POR UM PROFESSOR SURDO | |
| Rafael Cunha Braga |
| APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DE P. YA. GALPERIN E A FEIRA DE MATEMÁTICA | |
| Gisély de Abrêu Corrêa |
| A PESQUISA SOBRE SUPERDOTAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL | |
| Weberson Campos Ferreira |
| CRIANÇAS, DEFICIÊNCIAS, SEXUALIDADES E MATEMÁTICA: VIOLÊNCIA E SILENCIAMENTO | |
| Gilson Abdala Prata Filho |
| COMO NASCEM AS CORALINES? REFLEXÕES E INFLEXÕES DE UM CONCEITO DE CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Paulo Roberto Pereira Junior |
| SOMOS TODOS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA? | |
| RIVISON SOARES SOARES DE SOUZA LIM |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM PESSOAS LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE TENDO EM VISTA A REINSERÇÃO SOCIAL | |
| Aline Borel Monteiro de Castro |
GD 14 - Resolução de Problemas
| ENSINO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Flávia Hisayo Ribeiro Matsuo |
| ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREA E PERÍMETRO | |
| Rodrigo de Menezes Cruz |
| EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CAMINHAR DE UMA PESQUISA | |
| Jair Dias de Abreu |
| SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Graziella Natali Machado |
| Abordando o conceito de Circunferência e deduzindo sua equação através da Resolução de Problemas | |
| Mário Barbosa da Silva |
GD 15 - Educação Financeira
| Olhares e discussões envolvendo a Educação Financeira Crítica pela ótica do dialogismo realizado no terceiro módulo da Série Educação Financeira em Debate | |
| Ivan Bezerra de Sousa |
| A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DAS PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
| Gustavo Perini do Amaral |
| UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA A RESPEITO DE NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Davi Magalhães Vieira |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO TEMA INFLAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Aline Sousa Jacinto |
| INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ESPECTRO DO MODELO DOS CAMPOS SEMANTICOS | |
| Antônio Eduardo Monteiro da Silva |
| ANÁLISE DOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO PNLD 2021 QUANTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
| Luis Gomes do Nascimento |
| UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EMENTA DE “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COOPERAÇÃO” NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO E ACAMPAMENTO DO PARANÁ | |
| Rafaela Lopes Caetano |
| Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica e Neoliberalismo: um olhar para estudantes em vulnerabilidade social | |
| Fabio Alves Menecucci |
| LETRAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER A CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE DECISÕES ENVOLVENDO JUROS E FINANCIAMENTOS | |
| Hanna Karolina Rodrigues Barros |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O ENSINO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FAMILIAR | |
| Iolanda da Silva Luz |
| UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
| Allana Matos de Andrade |
| “EU NÃO PLANEJO MEU FUTURO, NÃO TENHO MAIS SONHOS”: REFLETINDO SOBRE FOREGROUNDS DE ESTUDANTES DA EJA | |
| Arlam Dielcio Pontes da Silva |
GD 16 - Etnomatemática
| TECENDO CESTOS IMBÉ NO QUILOMBO SÃO DOMINGOS NO SAPÊ DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO:ENTRELAÇANDO SABERES,CULTURA E MATEMÁTICA | |
| Bianca Blandino Florentino |
| ETNOMODELAGEM E ETNOMODELOS DA PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AMARANTE – PIAUÍ | |
| Luciano de Santana Rodrigues |
| “QUEM PODE CONTAR A NOSSA HISTÓRIA SOMOS NÓS” DA ALDEIA À ESCOLA: PROFESSORES GUARANI E TUPINIKIM NO FAZER DA PESQUISA | |
| Ana Paula Azevedo Moura |
| ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA COM INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO | |
| Géssica Gonçalves Martins |
| GRAFISMO INDÍGENA: HISTÓRIA E ETNOMATEMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO | |
| Fabricia de Jesus da Silva |
| Práticas Etnomatemáticas em Comunidades de Jogos Digitais - Possibilidades de Aprendizagem através dos Territórios Digitais | |
| Ana Gabrielle Camargo de Souza |
| RELACIONANDO MATEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA AO CONTAR HISTÓRIAS NO SOFTWARE SCRATCH | |
| Yasmin Menger |
| MOMENTOS E MOVIMENTOS DE UM ESTUDO ETNOMÁTEMÁTICO SOBRE O MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA | |
| Flávia De Fatima Santos Silva |
| Saberes matemáticos em um grupo de mulheres costureiras mineiras | |
| FabrÃcio Rodrigues Alves |
| CONECTANDO A MATEMÁTICA E A CULTURA NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM POR MEIO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NUMA ESCOLA QUILOMBOLA | |
| Ana Maria da Silva Gonçalves |
| UM OLHAR SOBRE AS APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES MATEMÁTICOS DOS POVOS DE ANGOLA | |
| Carlos Mucuta Santos |
| OS TEMPOS QUE MARCAM E AS MARCAS DO TEMPO | |
| Mônica Taffarel |
| AS ABORDAGENS DIALÓGICAS (GLOCAL) DA ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO ARTESANAL DE JABUTICABA | |
| Ãlvaro Moisés Borges |
| ETNOMODELAGEM NA GEOMETRIA FRACTAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 | |
| Lucas Junior Paixão |
| PRÁTICA SOCIOCULTURAL DE CULTIVO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO CAMPO | |
| Lucina Soares da Paixao |
| PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CASACA TUPINIKIM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ETNOMATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Alexandre Maia Ferreira |
| ETNOMATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
| Tatiana Gonçalves Martins |
| JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA | |
| Francimário da Silva |
| APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO SKATE DE RUA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
| Renan Subtil Torres |
| CARTOGRAFIA DOS AFETOS: A ETONOMATEMÁTICA SOB A DIMENSÃO ANCESTRAL COMO POTENCIA DE UMA ESCOLA OUTRA | |
| Rafael Bida Guabiraba Martins |
| ETNOMATEMÁTICA E A SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE ENXERGAR OUTRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Camila Santos Silva |
GD 17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
| PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA? | |
| Ana Carolina Ferreira Rangel |
| ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS | |
| Claudiane Ferreira de Jesus |
| APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS E OS DOCUMENTOS ORIENTADORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAIS. | |
| Ana Flávia Siqueira P Dias |
| UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA IMPLEMENTADO NO ENSINO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ | |
| Jessica Pereira De Souza |
| A CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REFORMAS CURRICULARES EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS (BRASIL E CHILE). | |
| Claudemir Monteiro Lima |
| PROJETOS POLÍTICOS DE CURSO: O QUE ELES DIZEM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Carlos Daniel Raminelli |
| O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE | |
| Jaderson Luiz Marques |
| MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO | |
| CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO De Jesus |
GD 18 - Didática da Matemática
| ENSINO DE DERIVADAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MEIO DIDÁTICO PARA TAXAS RELACIONADAS | |
| Maria Iane de Araújo Gonçalves |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Agatha Carvalho de Lima |
| OBRAS DE ESCHER E AS GEOMETRIAS: INTERSECÇÕES À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
| Rosemeri Neves de Souza |
| CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM QUÍMICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
| Juliane Washov Pereira |
| UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS MENTAIS | |
| Cristiane Corrêa Amaral |
| CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO RELACIONADOS À PORCENTAGEM E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS | |
| Adriana Maria Loss |
| A INVISIBILIDADE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE QUEM ENSINA MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO | |
| Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi |
Realização | Apoio |
|
|
