Didática da Matemática e práticas docentes
O PROCESSO DE INCLUSÃO E O AUTISMO TEMÁTICO INSTITUCIONAL | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE BROUSSEAU E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DE CAMARENA | |
Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes |
A INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENUNCIADOS NO DESEMPENHO DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS | |
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA DO PROFESSOR ORIUNDAS DA SUA INTERAÇÃO COM OS RECURSOS: O APORTE DO CONCEITO DA TRAJETÓRIA DOCUMENTAL | |
Katiane De Moraes Rocha |
ESTUDO SOBRE TRIGONOMETRIA A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICO DO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO | |
Geraldo Vernijo Deixa |
PERCURSOS DE ESTUDANTES AO LIDAREM COM A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE | |
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, José Luiz Magalhães de Freitas, Cécile Ouvrier-Buffet |
As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático | |
José Vieira do Nascimento Jr, Luiz Márcio Santos Farias, Edmo Fernandes Carvalho |
A ENGENHARIA DIDÁTICA EM PESQUISAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA | |
Barbara Lutaif Bianchini |
ARTICULAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO | |
Celina Abar |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM ARCOS NO ENSINO MÉDIO | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
O BLOCO DO SABER DO CONJUNTO DOS INTEIROS RELATIVOS | |
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar |
A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Lidiane Ottoni da Silva Petini |
A INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA PERSPECTIVA TEÓRICA APRESENTADA NO GRUPO WG4 DURANTE A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RE(S)SOURCES 2018 – LYON, FRANÇA | |
Danilo dos Santos Christo, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
ANÁLISE DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTE VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE UMA VARIÁVEL REAL | |
Osnildo Andrade Carvalho |
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA: O CASO DO ENSINO PARA SURDOS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS | |
Marcus Bessa de Menezes |
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE GEOMETRIA | |
Suzana Nobre, Ana Lucia Manrique |
A ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL PARA UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O EFII | |
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira Almeida |
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS EM UM LIVRO INFANTIL | |
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA, EVANILSON LANDIM |
ÁREAS DE FIGURAS PLANAS NO 9º ANO: um olhar para a organização matemática e didática do professor | |
Almir Pereira Moura |
RELAÇÕES PESSOAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA | |
Alexandre Luis de Souza Barros, Paula Baltar |
ANÁLISE DE UMA AULA SOBRE O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Jéssica CRAVO |
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU. | |
Maysa da Silva Leite Almeida |
LA COSA ANTES DE LA PALABRA: EL PAPEL DE LOS NOMBRES DE OBJETOS MATEMÁTICOS EN CLASES DE MEDICIÓN | |
Tatiana MarÃa Mendoza |
ERROS E OBSTÁCULOS EM TORNO DOS OBJETOS OSTENSIVOS DE TAXAS DE VARIAÇÃO: AUTOANALISES DOS DISCENTES DA ENGENHARIA CIVIL DO IFBA – EUNÁPOLIS | |
Celso Eduardo Brito |
ANÁLISE COMBINATÓRIA: RECURSOS DE UM PROFESSOR EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUA ATIVIDADE | |
Elisângela Bastos de Melo Espindola |
A RETOMADA DO CONCEITO DE ÁREA NAS AULAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Paula Moreira Baltar BELLEMAIN |
O ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar |
NEGOCIAÇÕES, RUPTURAS E RENEGOCIAÇÕES NUMA SALA DE AULA COM O SABER EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU | |
Fernando EmÃlio Leite de Almeida, Anna Paula de Avelar Brito Lima |
UMA NOVA ABORDAGEM E NOVAS VISÕES SOBRE A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDAS E OPACAS | |
Rubens Vilhena Fonseca |
ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS | |
Nicolás Gerez Cuevas |
AS AJUDAS COMO ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES EM DUAS TRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
A TAD NA ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES SURDOS: ESTUDOS INICIAIS | |
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz, Luiz Márcio Santos Farias |
RECURSOS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
A ATUAÇÃO DOCENTE NO TRATAMENTO DE TÉCNICAS NÃO ALGORÍTMICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
Rosane Corsini Silva Nogueira |
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA ABORDAGEM DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Evanilson Landim Alves, Maria das Dores de Morais |
INVESTIGANDO O CAMPO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES: PRIMEIROS RESULTADOS | |
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende |
A MALAMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: UM CONSTRUTO DIDÁTICO PARA O TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Rita Cinéia Meneses Silva |
Didática da matemática e formação de professores
FORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS CAPACIDADES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Regina Maria Pavanello, Leila Pessôa Da Costa |
ANÁLISE DA DIMENSÃO OSTENSIVA E NÃO OSTENSIVA EM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA ENVOLVENDO A ÁLGEBRA VETORIAL | |
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Márcio Santos Farias |
UNE ENQUETE EPISTEMOLOGIQUE SUR LES CONCEPTIONS DES FUTURS PROFESSEURS DE MATHEMATIQUES SUR LES OBSTACLES SUR LA NOTION DE LIMITE | |
Cheick Oumar DOUMBIA, Luiz Marcio Santos Farias, Saddo Ag ALMOULOUD |
PROBABILIDADE CONDICIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
Auriluci Carvalho Figueiredo |
UMA ABORDAGEM GLOBAL NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES COM ALUNOS SURDOS | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignátius Nogueira |
O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA | |
Anderson Souza Neves, Luiz MÃ rcio Santos Farias |
A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SEQUENCIAS NUMÉRICAS - Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático | |
Armenio Lannes Xavier Neto, Maria José Ferreira da Silva, Luc Trouche |
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA O DESENVOVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PILOTO | |
RITA LOBO FREITAS, Saddo Ag Almouloud |
ATIVIDADE DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO POSICIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Ferreira Soares Rêgo, Viana Nunes Messildo, GUERRA BORGES |
POSSIBILIDADES DE USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO REGULAR | |
Renan Lima |
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DA TAD | |
Cintia Melo dos Santos, Maria Aparecida Silva Cruz |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES DA DOCÊNCIA | |
MARIA Aparecida Silva de SOUZA |
PROPORCIONALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DA TAD | |
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA |
CONSTRUCCIÓN DE SABERES SOBRE LA DEVOLUCIÓN EN EL PRACTICUM DE LA FORMACIÓN INICIAL | |
ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE | |
CECILIA MANOELLA CARVALHO ALMEIDA, luiz marcio santos farias |
DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLOGICA DO DIDÁTICO: O LUGAR DO SUJEITO PSICOLÓGICO | |
José Luiz Cavalcante, Anna Paula Avelar Brito Lima, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade |
A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO NO ESTUDO DO CÁLCULO MENTAL | |
Jéssica Serra Corrêa da Costa, Marilena Bittar |
UM ESTUDO EVOLUTIVO DO CONCEITO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: CONTRIBUIÇÕES NO RESGATE DA RAZÃO DE SER SOCIAL DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PEP BASEADO EM QSC | |
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |
Realização | Apoio |
|