Josiele Maria Fusiger - UNIFRA |
ANÁLISE DE ERROS EM GEOMETRIA PLANA |
• Miriam Ferrazza Heck - UNIFRA • Denise Ritter - UNIFRA
|
|
Felipe Andrade Fernandes |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA |
• RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT
|
|
DARLI ALMEIDA DE SOUSA |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA |
• José Augusto Costa Brito • Jessica Scheidegger Ferreira • Alex Andrade Alves
|
|
MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE TEOREMA DE PITÁGORAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Ana Paula Nascimento Pegado Couto
|
|
Daniela Barbieri Vidotti |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES MATEMÁTICAS A PARTIR DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) |
• Lilian Akemi Kato
|
|
Acylena Coelho Costa |
ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE FUNÇÃO AFIM |
• RODRIGO DOS REIS BITTENCOURT • Felipe Andrade Fernandes
|
|
Vanderlane Andrade Florindo |
ANÁLISE DE ERROS SOBRE FUNÇÃO AFIM: CONSIDERAÇÕES SOBRE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE LICENCIANDOS |
• SILVIA CRISTINA FREITAS BATISTA • CARMEM LÚCIA VIEIRA RODRIGUES AZEVEDO
|
|
Lemerton Matos Nogueira |
ANÁLISE DE INVARIANTES OPERATÓRIOS DOS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE PROBABILIDADE |
• Robson dos Santos Ferreira - UNISO
|
|
Lilian de Souza |
ANÁLISE DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÃO AFIM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
• JADER OTAVIO DALTO
|
|
Nathalia Felippi |
ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
• Marisa da Silva Dias
|
|
FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - UFRPE |
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMPO DOS NÚMEROS RACIONAIS |
|
|
Vanice da Silva Freitas Vieira |
ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO |
|
|
Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva |
ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 |
• Paula Moreira Baltar Bellemain
|
|
André Fellipe Queiroz Araújo |
ANÁLISE DO CONCEITO DE DIVISÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. |
• Ernani Martins dos Santos
|
|
Francisca Wellingda Leal da Silva - UECE |
ANÁLISE DO REPERTÓRIO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS PROPOSTOS POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
• Paulo César da Silva Batista - UECE • Bergson Rodrigo Siqueira de Melo • Dennys Leite Maia • Rodrigo Lacerda Carvalho • Joserlene Lima Pinheiro - UECE
|
|
LAIANE GONÇALVES DE LIMA - UPE |
ANÁLISE DO SENTIDO NUMÉRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM/PE |
• Jane Cleide Lourenço Pereira • Ernani Martins dos Santos
|
|
Marcelo Carlos de Proença |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PEDAGOGOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS |
• Érika Janine Maia
|
|
Franciely Fabrícia de Souza Ferreira |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Marcelo Carlos de Proença
|
|
Paulo César da Silva Batista - UECE |
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 5° ANO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
• Gleiciane Ferreira Farias - UECE • Silene Cerdeira Silvino da Silva • CLEANGELA OLIVEIRA SOUSA - UECE
|
|
Leoni Malinoski Fillos |
ANÁLISE DOS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PRIMEIRO CURSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES, REALIZADO EM GUARAPUAVA (PR) - 1983 |
|
|
SERGIO APARECIDO DOS SANTOS |
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (EJA) |
|
|
MARLEIDE CAMPOS SANTOS COSTA |
ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO |
• IRENE MAURICIO CAZORLA
|
|
Adriano Vargas Freitas |
ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA PARA A EJA |
• Agnaldo da C. Esquincalha
|
|
Fábio Henrique Gonçalves Conceição |
APORTES DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
• Bruno Vieira de Menezes
|
|
Victor Ferreira Ragoni - UFGD |
APRENDENDO QUANDO A PROPOSTA É ENSINAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR |
• Juliana Leal Salmasio • Jose Wilson dos Santos
|
|
Juliana Pires da Silva |
APRENDER CÁLCULO I PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA: UMA DISCUSSÃO EM TERMOS DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER |
|
|
ERONDINA BARBOSA DA SILVA - UCB |
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA: DUAS FACES DE UM MESMO PROCESSO DIALÓGICO |
• CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB
|
|
MIRIAN CARNEIRO DE AZEVEDO MEIRA |
APRENDIZAGEM DA DOCENCIA NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA: A PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS NA UESB |
• Claudinei de Camargo Sant´Ana
|
|
José Erisvaldo Lessa Vieira |
APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA |
• Laerte Silva da Fonseca • KLEYFTON SOARES DA SILVA
|
|
Viviane Roncaglio |
APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VETOR POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA – ANÁLISE DE REGISTROS |
• Cátia Maria Nehring
|
|
Tânia Cabral - PUC-RS |
APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA ESPACIAL E EM GEOMETRIA ANALÍTICA COM O USO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS |
• Luciano Andreatta Carvalho da Costa • Augusto Blauth da silva
|
|
RAIMUNDA DE OLIVEIRA - UNB |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS |
|
|
Marta Elaine de Oliveira |
APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA POLÍTICA COGNITIVA É PROBLEMATIZADA |
|
|
Valter Magalhães Costa |
ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO |
• Iole de Freitas Druck
|
|
Antonio Luis Mometti |
ARGUMENTOS E METÁFORAS SOBRE O INFINITO NO ENSINO DE CÁLCULO |
• EDNALDO JOSE LEANDRO
|
|
Isabel Cafezeiro |
ARREMATES EM PESPONTO, ALINHAVOS SOBRE MATEMÁTICA E MATEMÁTICOS |
|
|
Marco Aurélio Jarreta Merichelli |
AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM UM ESTUDO DE AULA |
• Isabel Cristina Prates de Souza
|
|
Marcos Antonio Santos de Jesus |
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA VARIÁVEL COMPLEXA |
• Giuseppe Britto Testani
|
|
Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel - UFV |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA ZONA DA MATA MINEIRA |
• Mayara Permanhane Nascimento - UFV
|
|
Ildenice Lima Costa |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO METODOLÓGICO DE PESQUISAS REALIZADAS EM PERIÓDICOS VOLTADOS PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
|
|
Airan Priscila de Farias |
AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI E O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH |
• Marcelo Souza Motta
|
|
CARMEN VIEIRA MATHIAS |
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE QUADRILATEROS |
• JANAÍNA XAVIER DE ALMEIDA
|
|
Maria Aparecida da Silva Rufino |
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE OS SIGNIFICADOS DE EXERCÍCIO E PROBLEMA NUMA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
• Géssica Lopes da Silva • Daniela Barbosa da Silva
|
|
Marcio Alexandre Volpato |
AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
|
|
CAMILA MARIA DIAS PAGUNG |
AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISES E DISCUSSÃO DE RESULTADOS |
• Oscar Luiz Teixeira de Rezende • Luciano Lessa Lorenzoni
|
|
FREDERICO DA SILVA REIS - UFOP |
AS CONTRIBUIÇÕES DA VISUALIZAÇAO PROPORCIONADA PELO GEOGEBRA À APREDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I |
• JOSÉ CIRQUEIRA MARTINS JÚNIOR
|
|
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA SEMIPRESENCIAL |
• ANTONIO MARCOS DA COSTA SILVANO - UECE • Otávio Paulino Lavor - UFERSA • Paulo César da Silva Batista - UECE
|
|
CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UNB |
AS CRIANÇAS QUE CALCULAVAM: O SER MATEMÁTICO COMO SUJEITO PRODUTOR DE SENTIDOS SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM. |
|
|
Celia Finck Brandt |
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA A REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS |
• Tânia Stella Bassoi
|
|
Patricia Ferreira dos Santos |
AS DUAS FACES DA MOEDA: UMA CONVERSA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E EDUCANDOS DA EJA |
• Vânia Cristina da Silva Rodrigues
|
|
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS |
AS FEIRAS DE MATEMÁTICA NA BAHIA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
• Jose Aurimar dos Santos Angelim
|
|
Aldinete Silvino de Lima - UFPE |
AS FORMAÇÕES MATEMÁTICAS, PEDAGÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS DE PROFESSORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
• Iranete Maria da Silva Lima
|
|
Marcia Aguiar |
AS LACUNAS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA |
|
|
Adelma Fernanda Cavalcanti Barbosa de Lima |
AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE. |
• Valéria Aguiar dos Santos • Rubens Karman Paula da Silva
|
|
Malcus Cassiano Kuhn |
AS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO NA SEGUNDA ARITMÉTICA DE OTTO GOERL [194-] |
|
|
Danielle Alves Martins |
AS PERCEPÇÕES DE UM ALUNO SOBRE UMA DISCIPLINA DE MODELAGEM NA UFMG |
|
|
Erica Aparecida Capasio Rosa |
AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR |
• Fernanda Malinosky Coelho da Rosa • Ivete Maria Baraldi
|
|
priscila kabbaz alves da costa - UNICAMP |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DEZ ANOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
|
|
Jean Lázaro da Encarnação Coutinho |
AS POTENCIALIDADES DE UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE COMBINAÇÃO SIMPLES NA VISÃO DE PROFESSORES |
• Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA
|
|
Werlen Raul P. da Luz |
AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM XINGUARA/PA |
|
|