O uso de unidades de medidas no estudo de operações elementares em uma Aritmética editada por uma Irmã Franciscana para o público feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i2.3301

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Unidades de Medidas, Operações Elementares, Irmãs Franciscanas, Protagonismo Feminino

Resumo

O artigo objetiva investigar como unidades de medidas foram utilizadas no estudo de operações elementares, em um livro de Aritmética do século XX, editado pela Irmã Valesca Volkmer, para o público feminino. Possui abordagem qualitativa, com base na história cultural, para análise de um livro de Aritmética do 3º ano primário, editado por uma religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas, localizada no município de São Leopoldo, estado do Rio Grande do Sul. A obra contém operações com números naturais, frações ordinárias e decimais e noções de geometria. Utilizam-se unidades de medidas de comprimento, capacidade, massa, tempo além das monetárias no estudo de operações elementares com números naturais e frações ordinárias e decimais, de forma prática e utilitária para as alunas. Pondera-se que essa obra apresenta uma proposta que educava as gerações de alunas das instituições franciscanas para a solução de situações do cotidiano, a partir de um material didático para as aulas de Matemática produzido pelas próprias Irmãs Franciscanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, J. S. (1998). Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo, SP: UNESP.

Bohnen, A. & Ullmann, R. A. (1989). A Atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo, RS: Unisinos.

Britto, S. L. M. (2016). O ensino da aritmética nas escolas paroquiais católicas e no Ginásio Conceição, sob a ótica dos Jesuítas nos séculos XIX e XX. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS.

Britto, S. L. M.; Bayer, A. & Kuhn, M. C. (2020). A contribuição dos Jesuítas para o ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos.

Cellard, A. (2008). A análise documental. In: J. Poupart; J. P. Deslauriers; L. Groulx; A. Laperriere; R. Mayer & A. Pires (Ed.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. (pp. 295-316). Petrópolis, RJ: Vozes.

Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel.

Collegio São José. (1922). Lembrança do 50º Anniversário da vinda das Irmans Franciscanas ao Brasil e da fundação do Collegio São José em São Leopoldo – 1872 a 1922. São Leopoldo, RS.

Costa, D. A. (2014). As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. História da Educação, 18(42), 37-59.

Flesch, B. (1993). História da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil (1872-1951). Porto Alegre, RS: Metrópole.

Kreutz, L. & Arendt, I. C. (Org.). (2007). Livros escolares das Escolas da Imigração Alemã no Brasil (1832-1940) (v. III). São Leopoldo, RS: Unisinos.

Kuhn, M. C. (2015). O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS.

Prost, A. (2008). Doze lições sobre a História. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Rambo, A. B. (1996). A escola comunitária teuto-brasileira católica: a associação de professores e a escola normal. São Leopoldo, RS: Unisinos.

Roche, J. (1969). A Colonização Alemã e o Rio Grande do Sul. (v. 1 e 2). Porto Alegre, RS: Editora Globo.

Rupolo, I. (2001). Irmãs Franciscanas no Rio Grande do Sul e compromisso educacional. Revista Vidya, ed. especial, 83-98.

Tambara, E. (1998). Profissionalização, escola normal e feminilização: magistério sul-rio-grandense de instrução pública no século XIX. Revista História da Educação, 3, 35-58.

Volkmer, V. [s.d.]. Aritmética – Coleção S. T. – 3º ano do Curso Primário. Porto Alegre, RS: Livraria Selbach.

Werle, F. O. C. (1996). Feminização do magistério como estratégia de expansão da instrução pública. Revista de Educação Pública, 5(7), 187-200.

Publicado

2023-05-01

Como Citar

KUHN, M. C.; BRITTO, S. L. M. O uso de unidades de medidas no estudo de operações elementares em uma Aritmética editada por uma Irmã Franciscana para o público feminino. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-16, 1 maio 2023.

Edição

Seção

Artigos