Reflexões sobre o Novo Ensino Médio: possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i1.2686

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Matemática, Competências, Itinerários Formativos

Resumo

Promulgada a Lei nº 13.415/2017 que altera a legislação anterior e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral torna-se necessário que a comunidade acadêmica mantenha as discussões e reflexões a respeito da temática. A polêmica ao redor do Novo Ensino Médio não se desfaz com a promulgação da lei, mas se intensifica pela necessidade de concretização e implementação deste novo formato. Em especial no que tange à Matemática como área de conhecimento obrigatória na formação dos jovens que cursam o Ensino Médio, se exige da comunidade de educadores matemáticos o conhecimento e a reflexão sobre a legislação e suas possíveis consequências. Este artigo, elaborado a partir de pesquisas documental e bibliográfica, tem o objetivo de destacar pontos para esta reflexão, bem como possibilidades e desafios sobre o Novo Ensino Médio na comunidade de educadores matemáticos. Para isso, retoma a origem desta discussão e o posicionamento de autores da Educação e da Educação Matemática. Considera-se a necessidade do debate contínuo para superar os desafios apresentados pelas atuais condições econômicas, políticas, sociais, bem como daquelas instituídas pela lei, em prol da concretização de um novo Ensino Médio que efetivamente contribua com a formação humana de uma nova geração.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

GROENWALD, C. L. O.; PANOSSIAN, M. L. Reflexões sobre o Novo Ensino Médio: possibilidades e desafios. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 5-23, 1 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos