Modelagem Matemática como proposta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades e competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i1.2540

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Itinerário formativo, Modelagem Matemática, Habilidades, Competências

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio utilizando a Modelagem Matemática como uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades e competências. Nesse contexto, a Modelagem Matemática configura-se como uma possibilidade, com foco em aprofundar as aprendizagens na área de Matemática e suas Tecnologias, de modo a articular os saberes com as demais áreas. Sendo uma estratégia que aborda situações oriundas do mundo real, ela possibilita debates em torno de questões sociais desenvolvendo o pensamento crítico e pode ser vista como uma atividade essencialmente cooperativa entre aluno e professor, baseada na troca mútua de conhecimentos. Também estimula as aplicações matemáticas e a resolução de problemas como processo para desenvolver habilidades e competências gerais e específicas. O itinerário formativo proposto por meio da Modelagem Matemática indicado nesse trabalho é fruto de uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. A escolha dessa abordagem deu-se tendo em vista que a Modelagem Matemática promove a conexão entre os eixos estruturantes destacados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

MELO, C. B. DA S.; BISOGNIN, E. . Modelagem Matemática como proposta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades e competências. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 24-36, 1 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos