Uma proposta de atividade sobre ângulos para o 6º ano do ensino fundamental a partir do instrumento jacente no plano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i6.3797

Palavras-chave:

Ângulos, Instrumento jacente no plano, Ensino de Matemática, Ensino de Geometria

Resumo

A tentativa de incorporar antigos instrumentos matemáticos no ensino da Matemática, com vistas a favorecer o ensino e a aprendizagem, é uma abordagem de estudos que vem ganhando espaço no âmbito das pesquisas em Educação Matemática. Uma das justificativas para ações nesse sentido é que os instrumentos têm sintetizado não só conhecimentos matemáticos de uma época, mas também conhecimentos do contexto de elaboração e da episteme do período. Essa gama de informações, incorporadas ao aparato, possibilitam que professores e alunos atribuam ainda mais significados aos conceitos matemáticos e, desse modo, eles conseguirão significar e ressignificar esses conceitos. Por reconhecer a importância dessa potencialidade do trabalho com instrumentos matemáticos para o ensino, aqui trabalha-se com um deles, o qual é conhecido por Jacente no Plano, proposto por Pedro Nunes (1502-1578), no século XVI, usado para determinar a altura do Sol acima do horizonte. Diante disso, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de atividade com o instrumento Jacente no Plano sobre o conceito de ângulos, a ser desenvolvida com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, sob o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas. A pesquisa tem como base uma abordagem qualitativa de cunho exploratória. A atividade aqui proposta contempla tanto a construção do instrumento, por meio de materiais de fácil acesso, como o uso dele em uma situação prática de medição da altura do Sol. Levando em consideração o alcance de forma positiva do objetivo, o instrumento Jacente no Plano pode ser construído em sala pelos próprios alunos, dinamizando a aprendizagem deles e motivando-os a utilizá-lo em atividades durante as aulas.

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Biografia do Autor

Henrique Carlos Alexandre, Secretaria Municipal de Limoeiro do Norte

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/ UECE), exerce a função de Coordenador Escolar da Educação Infantil aos anos Finais. Tendo experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática em sala de aula, jogos matemáticos e matemática nas profissões.

Janeyneide da Silva Batista da Paz, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda em licenciatura em matemática pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Professora de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pela  Secretaria Municipal de Tabuleiro do Norte – Ceará.

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2023). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019). Especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, atuando na área de Educação Matemática. Possui Experiência como Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019), experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

ALEXANDRE, H. C. .; PAZ, J. DA S. B. DA; OLIVEIRA, F. W. S. Uma proposta de atividade sobre ângulos para o 6º ano do ensino fundamental a partir do instrumento jacente no plano. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 6, p. 1-18, 11 maio 2024.