A formação inicial de professores de matemática e articulação teoria e prática presente em atividades do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i6.3565

Palavras-chave:

Formação de professores, Experiênias vivenciadas, Estudos individuais

Resumo

O presente texto tem como objetivo apontar as principais experiências adquiridas ao longo do primeiro módulo do PRP, destacando análises e reflexões sobre desafios e estratégias de superação desenvolvidas nas atividades ao longo do percurso do programa. No período de regência, foram utilizadas diferentes estratégias e pressupostos teóricos para desenvolver a prática docente. Dentre as estratégias, destacou-se a proposta de estudos individuais como um caminho para a evolução de aspectos formativos de residentes, orientados por professores preceptores e docentes orientadores. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que foi realizada revisão bibliográfica e utilizou-se Diários de Bordo com registros escritos por residentes ao longo de suas vivências. As atividades desenvolvidas durante a regência permitiram compreender a importância de se considerar o aprendizado dos alunos em sala de aula, articulando as exposições de conteúdos desenvolvidas por residentes as necessidades individualidades dos estudantes. Nesse contexto, pode-se concluir que as atividades do PRP contribuem para a formação de futuros professores, permitindo que desenvolvam habilidades e competências necessárias para a prática docente. Desse modo, torna-se relevante o fortalecimento e a ampliação do PRP como uma política pública de formação de professores, a fim de garantir uma educação de qualidade e formar profissionais capazes de atender às demandas do mercado de trabalho e às necessidades educacionais da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sherllyson Daniel da Silva Delmondes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus de Cedro

Licenciando em Matemática - IFCE campus Cedro

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus de Cedro

Licenciado em Matemática (IFCE campus de Cedro) e em Pedagogia (UEVA);  Especialista em Estrutura e Funcionamento do Ensino (UEVA) e em Gestão Escolar (UDESC); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Cedro.

João Nunes de Araújo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus de Cedro

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, atuando nos cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, além de atuar na formação inicial de professores de Matemática e Física nos cursos de Licenciatura. Interesse de pesquisa abrangem tópicos como Análise Geométrica, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Tendências na Educação Matemática e Formação inicial e continuada de professores de Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação Continuada de Professores. São Paulo: Cortez, 2013.

BATISTA, Tailine Penedo. O Diário de Bordo: uma forma de refletir sobre a prática pedagógica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 287-293, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11209. Acesso em: 02 mar. 2023.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Portaria nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica – PRP. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-82-de-26-de-abril-de-2022-395720016. Acesso em: 02 mar. 2023.

GUERRA, Adriana. Diferentes metodologias de ensino na matemática: expectativa x experiência efetiva. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 20-41, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5657. Acesso em: 10 mar. 2023.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufcat. edu.br/poiesis/article/ view/10542. Acesso em: 6 mar. 2023.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

MARCELO, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 11–49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em 10 mar. 2023.

MESQUITA, Luan Guerra. et. al.; O Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para os futuros docentes: Relatos de Experiência. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 5, n. 1, p. 541-556, 16 mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12698. Acesso em: 02 mar. 2023.

MILARÉ, Tathiane; ALVES FILHO, José de Pinho. Ciências no nono ano do Ensino Fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Revista Ensaio. v.12, n.2, p. 101-120, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/z4vbSvqX9FHtyxNztZSggPr/?lang=pt#. Acesso em: 02 mar. 2023.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 02 mar. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática. São Paulo: Cortez, 2005.

RIOS, T. A. Elaboração de planos de aula: um desafio para o professor iniciante. Revista Eletrônica de Educação, 9(1), 193-208, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm. br/reveducacao/article/view/11856/7495. Acesso em 10 mar. 2023.

SANTOS, Ivanete Batista dos. Metodologia do Ensino de Matemática. São Cristovão, SE. Universidade Federal do Sergipe, CESAD, 2009.

SILVA, Maria Deolinda Oliveira. A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: concepções de professores. Gestão e Desenvolvimento, (21), 321-344, 2013. https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoe desenvolvimento/article/view/254. Acesso em: 10 mar. 2023.

Publicado

2024-01-09

Como Citar

DELMONDES, S. D. DA S. .; LIMA, F. J. DE; ARAÚJO NETO, J. N. DE . A formação inicial de professores de matemática e articulação teoria e prática presente em atividades do Programa Residência Pedagógica . Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 6, p. 1-12, 9 jan. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências