AVALIAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PELO ENADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.43-54

Resumo

Neste artigo analisa-se o desempenho dos alunos de licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul no Enade dos anos de 2014, 2017 e 2021. O objetivo é identificar o que esses resultados indicam sobre o conhecimento conceitual de limite e integral adquiridos pelos alunos de final de curso. Usamos como referência as obras de Tall e Vinner (1981) e Domingos (2003), que abordam o pensamento da matemática avançada, para identificar a relação entre conceito imagem e o conceito definição. Como metodologia, utilizamos a análise documental, e os dados coletados foram os relatórios das avaliações de larga escala, nos quais identificamos as questões de cálculo diferencial e integral. Estes revelam o conhecimento requerido sobre conceitos específicos de limite e integral. O desempenho dos alunos nas questões analisadas demonstra que os conceitos de integral definida e limite ainda não foram apropriadamente assimilados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Cardoso Santos Mevs, Universidade Federal de Pelotas

Andreza Cardoso Santos Mevs, mestranda da Universidade Federal de Pelotas, licenciada em Matemática e Pedagogia pela Uniban e Unicid, respectivamente, também professora em exercício do Ensino Fundamental e Médio no Estado do Rio Grande do Sul.

Circe Mary Silva Da Silva Dynnikov, Universidade Federal de Pelotas

CIRCE MARY SILVA DA SILVA, licenciada em Matemática pela PUCRS; mestre em Matemática pela UFF; doutora em Pedagogia pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, é professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, professora permanente do Programa de Mestrado em Educação Matematica da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora visitante do CNPq na mesma instituição. Foi pesquisadora visitante do Instituto Max-Planck de História da Ciência, Berlin. Investiga em Educação Matemática, História e Diversidade Cultural. Integra o GHEMAT/BR.

Eliezer de Souza Pires, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2016. Licenciado em Matemática pela Faculdade Ibra de Brasília (2022). Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Mevs, A. C. S., Dynnikov, C. M. S. D. S., & Pires, E. de S. (2023). AVALIAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PELO ENADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.43-54