AVALIAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PELO ENADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.43-54Resumo
Neste artigo analisa-se o desempenho dos alunos de licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul no Enade dos anos de 2014, 2017 e 2021. O objetivo é identificar o que esses resultados indicam sobre o conhecimento conceitual de limite e integral adquiridos pelos alunos de final de curso. Usamos como referência as obras de Tall e Vinner (1981) e Domingos (2003), que abordam o pensamento da matemática avançada, para identificar a relação entre conceito imagem e o conceito definição. Como metodologia, utilizamos a análise documental, e os dados coletados foram os relatórios das avaliações de larga escala, nos quais identificamos as questões de cálculo diferencial e integral. Estes revelam o conhecimento requerido sobre conceitos específicos de limite e integral. O desempenho dos alunos nas questões analisadas demonstra que os conceitos de integral definida e limite ainda não foram apropriadamente assimilados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.