REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.55-64Resumo
A Análise do Comportamento tem como uma das suas áreas de interesse a educação, sendo a matemática um dos temas estudados por meio da equivalência de estímulos. O objetivo desta revisão foi analisar a formação de relações emergentes em procedimentos que utilizaram a Equivalência de Estímulos no ensino de matemática em pesquisas brasileiras (teses e dissertações) de 1993 a 2020. As bases de dados escolhidas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após fase de seleção das pesquisas, 11 estudos foram selecionados. A partir da análise dos estudos foi observado que a formação de relações emergentes ocorreu em todos os estudos analisados para indivíduos cm desenvolvimento neurológico típico e atípico. Conclui-se que futuras pesquisas podem ampliar a análise para artigos científicos para auxiliar na tomada de decisão de outros profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.