REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.55-64

Resumo

A Análise do Comportamento tem como uma das suas áreas de interesse a educação, sendo a matemática um dos temas estudados por meio da equivalência de estímulos. O objetivo desta revisão foi analisar a formação de relações emergentes em procedimentos que utilizaram a Equivalência de Estímulos no ensino de matemática em pesquisas brasileiras (teses e dissertações) de 1993 a 2020. As bases de dados escolhidas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após fase de seleção das pesquisas, 11 estudos foram selecionados. A partir da análise dos estudos foi observado que a formação de relações emergentes ocorreu em todos os estudos analisados para indivíduos cm desenvolvimento neurológico típico e atípico. Conclui-se que futuras pesquisas podem ampliar a análise para artigos científicos para auxiliar na tomada de decisão de outros profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Saconatto, Centro Universitário São Camilo

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2009), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento com período sanduíche na University of California Davis, fomentado pela CAPES. É membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Áreas de interesse; behaviorismo radical, operações motivadoras, controle aversivo e variação da cultura e práticas culturais segundo perspectiva da análise do comportamento e interfaces da análise do comportamento com a economia experimental e a biologia na perspectiva evolutiva. Professor de Análise do Comportamento do curso de graduação em psicologia do Centro Universitário São Camilo e professor no programa de pós-graduação Lato Sensu em Análise Aplicada do Comportamento da Faculdade Inspirar.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Tigre, N., & Saconatto, A. (2023). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.55-64