REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL DOS ALUNOS

Autores

  • Luciano Brasbiel Coiro UERGS- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.%2033-42

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre atividades que compõem um Produto Educacional, que utiliza simuladores como recurso para auxiliar o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos direcionado para o estudo de funções. O problema de pesquisa é: Como podemos desenvolver uma sequência de atividades que estimule o desenvolvimento do pensamento funcional, favorecendo o aprendizado de funções dos alunos? O objetivo deste artigo é refletir sobre três atividades, a partir de relações com trabalhos disponíveis em repositórios educacionais. A abordagem metodológica foi qualitativa, com coleta de dados bibliográfica, buscando os referenciais teóricos e trabalhos que apresentam estratégias similares às das atividades propostas, permitindo uma relação entre elas. Os resultados indicam que as três atividades propostas podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, proporcionando uma abordagem de ensino de funções mais interativa. As conclusões apontam para a relevância dos simuladores como ferramentas pedagógicas para ensinar funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Brasbiel Coiro, L. (2023). REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL DOS ALUNOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p. 33-42