O CONCEITO DE FUNÇÃO NO 9º ANO
CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DO CONCEITO DE OPERADOR
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.22-32Resumo
Neste artigo apresentamos alguns resultados de um estudo qualitativo sobre a produção de significados de alunos do 9º. ano ao lidarem com atividades sobre funções via o conceito de operador na perspectiva da transformação. A pesquisa foi realizada sob a metodologia da pesquisa-ação, em um programa de mestrado profissional. Trazemos ao leitor algumas das atividades que constituem um produto educacional elaborado e aplicado em sala de aula, tendo como referência teóricos sobre o pensamento matemático como processo. As atividades centradas na ideia de transformação foram trabalhadas pelos alunos organizados em grupos operativos. Os modos de produzir significados dos alunos foram analisados considerando que, segundo a análise de discurso, a fala é uma forma discursiva pois produz efeitos sociais que modificam o sujeito e o grupo. Concluímos que a abordagem via operador para o conceito de função é viável e o trabalho em grupo operativo é importante para manter os alunos engajados em seus processos de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.