O CONCEITO DE FUNÇÃO NO 9º ANO

CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DO CONCEITO DE OPERADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.22-32

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados de um estudo qualitativo sobre a produção de significados de alunos do 9º. ano ao lidarem com atividades sobre funções via o conceito de operador na perspectiva da transformação. A pesquisa foi realizada sob a metodologia da pesquisa-ação, em um programa de mestrado profissional. Trazemos ao leitor algumas das atividades que constituem um produto educacional elaborado e aplicado em sala de aula, tendo como referência teóricos sobre o pensamento matemático como processo. As atividades centradas na ideia de transformação foram trabalhadas pelos alunos organizados em grupos operativos. Os modos de produzir significados dos alunos foram analisados considerando que, segundo a análise de discurso, a fala é uma forma discursiva pois produz efeitos sociais que modificam o sujeito e o grupo. Concluímos que a abordagem via operador para o conceito de função é viável e o trabalho em grupo operativo é importante para manter os alunos engajados em seus processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Caciani Taube, UERGS/Mestranda do PPGSTEM

Possui curso de Ensino Médio- Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú (1995) graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Educação Matemática e as Novas Tecnologias pela FACCAT- Faculdades Integradas De Taquara(2012). Está cursando Mestrado profissional em Formação Docente para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática pela UERGS. Atualmente é professora rede Municipal de São Leopoldo, atua com Ensino Fundamental 1 e 2.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

CABRAL, T. C. B., & Caciani Taube, C. (2023). O CONCEITO DE FUNÇÃO NO 9º ANO: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DO CONCEITO DE OPERADOR. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.22-32