TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA EM SUAS FORMAS CANÔNICA E FATORADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.2-1136

Resumo

Essa pesquisa objetivou analisar a aprendizagem da função quadrática observando as formas canônica e fatorada. O estudo foi desenvolvido com 23 acadêmicos do curso de Matemática - Licenciatura e Bacharelado de uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul e teve uma abordagem qualitativa. Foram selecionadas oito atividades que abordam as formas canônica e fatorada da função quadrática e que contemplam as fases das situações didáticas/adidáticas previstas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Essas atividades abordam a resolução de tarefas com o uso do software GeoGebra e em lápis e papel. Diante da análise dos dados percebeu-se que ao percorrer as situações de ação, formulação e validação, fases previstas na Teoria das Situações Didáticas, os alunos agiram de forma ativa na construção de seus conhecimentos, no momento, em que, testaram conjecturas, formularam hipóteses, provaram, construíram modelos, conceitos e teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria;

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana;

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina;

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Machado Bragança, G., & Rachelli, J. (2023). TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA EM SUAS FORMAS CANÔNICA E FATORADA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.2-1136