DESAFIOS E DIVERSIDADE DE INICIATIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LESSON STUDY COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
CHALLENGES AND DIVERSITY OF INITIATIVES FOR THE IMPLEMENTATION OF LESSON STUDY FOCUSED ON THE CONTINUING EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.149-159Resumo
Comparar a trajetória de desenvolvimento da Lesson Study (LS) no sistema educacional japonês com a estrutura do sistema educacional atual no Brasil permitiu identificar diferenças fundamentais que desafiam a implementação de LS em contexto brasileiro. O artigo apresenta um estudo de iniciativas de implementação de Grupos de Estudo de Lesson Study (GLS), através de um esquema da organização do sistema educacional no Brasil, o que permitiu destacar os agentes que conectam os níveis do esquema em dois grupos distintos de GLS. O estudo buscou responder as questões: “Quem são os agentes intermediadores de um GLS no sistema? Que ações desses agentes promovem continuidade e resultados efetivos de um GLS?” Os Grupos realizaram uma análise qualitativa das ações dos agentes em contextos distintos, porém interpretadas nas etapas básicas de LS, que resultou na identificação de seus papéis na LS como método de formação contínua de professores de matemática da educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.