DESAFIOS E DIVERSIDADE DE INICIATIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LESSON STUDY COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

CHALLENGES AND DIVERSITY OF INITIATIVES FOR THE IMPLEMENTATION OF LESSON STUDY FOCUSED ON THE CONTINUING EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.149-159

Resumo

Comparar a trajetória de desenvolvimento da Lesson Study (LS) no sistema educacional japonês com a estrutura do sistema educacional atual no Brasil permitiu identificar diferenças fundamentais que desafiam a implementação de LS em contexto brasileiro. O artigo apresenta um estudo de iniciativas de implementação de Grupos de Estudo de Lesson Study (GLS), através de um esquema da organização do sistema educacional no Brasil, o que permitiu destacar os agentes que conectam os níveis do esquema em dois grupos distintos de GLS. O estudo buscou responder as questões: “Quem são os agentes intermediadores de um GLS no sistema? Que ações desses agentes promovem continuidade e resultados efetivos de um GLS?” Os Grupos realizaram uma análise qualitativa das ações dos agentes em contextos distintos, porém interpretadas nas etapas básicas de LS, que resultou na identificação de seus papéis na LS como método de formação contínua de professores de matemática da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Ph.D. in Mathematics from UNICAMP, post-doctorate in the USA, scientific visits in Japan. She was a representative of Brazil to ICMI-IMU, a member of the Executive Committee of ICMI-IMU (2013-2020) and coordinated international projects. She is Senior Professor at UFSCar. Research in Mathematics Teacher Education at the Graduate Program in Mathematics Teaching (PPGECE-UFSCar), in the lines of Problem Solving, Lesson- Study, integrated teaching

Aparecida Francisco da Silva, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" – UNESP

Licenciatura em Matemática pelo IBILCE/ UNESP - mestrado e doutorado em Matemática no IMECC/UNICAMP; Atua como professora do Departamento de Matemática do IBILCE/UNESP, coordenadora da OBMEP e orientação de Grupo de Lesson Study. Área de pesquisa atual:  Resolução de Problemas em Matemática, Lesson Study e Formação Inicial e Continuada de Professores de matemática

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, : Instituto Federal do Espírito Santo.

Graduada em matemática (ufes), doutorado em educação matemática (Unicamp), pós-doutorado em resolução de problemas de matemática (Univ. Lisboa-Portugal), pós-doutorado em números racionais (Rutgers university - usa). Professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática (educimat) atuando na formação de professores

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Baldin, Y. Y., Silva, A. F. da ., & Souza, M. A. V. F. de . (2022). DESAFIOS E DIVERSIDADE DE INICIATIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LESSON STUDY COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CHALLENGES AND DIVERSITY OF INITIATIVES FOR THE IMPLEMENTATION OF LESSON STUDY FOCUSED ON THE CONTINUING EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.149-159