LESSON STUDY EM MATEMÁTICA: O CASO DA DINAMARCA

LESSON STUDY IN MATHEMATICS: THE CASE OF DENMARK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.122-134

Resumo

Lesson study em Matemática tem uma história relativamente curta na Dinamarca (cerca de 15 anos) e ainda não é amplamente implementada. O que pode ser aprendido com as primeiras experiências neste pequeno país relativamente privilegiado? Descreve-se a situação em três contextos institucionais principais, nomeadamente o ensino básico (anos iniciais e finais do ensino fundamental), o ensino secundário (ensino médio) e a formação de professores em faculdades, procurando responder às seguintes questões: o que motivou as iniciativas de introdução do Lesson Study para os professores de matemática? Que obstáculos e resultados são vivenciados? A seção final resume as respostas à essas questões, com foco no que pode ser de interesse em contextos semelhantes fora da Dinamarca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Bahn, Lyngby-Taarbæk Municipality, Denmark

Teacher of Mathematics, PhD in Didactics of Mathematics, Municipal Advisor on Mathematics and Science Teaching

Aluska Macedo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, atualmente é professora da UFCG e tem como áreas de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, Lesson Study, Estágio Curricular Supervisionado, Engenharia Didática e Resolução de Problemas

Carl Winsløw, University of Copenhagen

PhD in Mathematics (1994), Professor of Didatics of Mathematics (2003)

Klaus Rasmussen, University College Copenhagen.

PhD in Didactics of Mathematics, Researcher of Mathematics Education, Mathematics and Science Education.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Bahn, J. ., Macedo, A. ., Winsløw, C. ., & Rasmussen, K. . (2022). LESSON STUDY EM MATEMÁTICA: O CASO DA DINAMARCA: LESSON STUDY IN MATHEMATICS: THE CASE OF DENMARK. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.122-134