ESTUDOS DE AULA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121

Resumo

O estudo de aula é um processo de formação que ocorre em um contexto colaborativo que leva os participantes (professores ou futuros professores) a refletirem sobre a prática profissional e a realizarem novas aprendizagens. Este texto começa por fazer uma breve análise dos estudos de aula como processo cultural, mostrando a necessidade da sua adaptação ao contexto local. Tendo por base uma experiência realizada em Portugal com professores que lecionam o 2.º ano de escolaridade, apresentam-se as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores relativas à prática letiva, com enfoque na seleção de tarefas, na análise do raciocínio dos alunos e na condução do trabalho em sala de aula. Procuramos, ainda, mostrar que os estudos de aula podem dar um significativo contributo para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores e para a valorização da reflexão sobre a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gorete Fonseca, Agrupamento de Escolas da Lourinhã & UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora na área da Educação, na especialidade em Formação de Professores. Docente no AE da Lourinhã, onde exerce funções como Adjunta do Diretor, e investigadora na UIDEF. É formadora na área da Formação Contínua de Professores. Tem como principais áreas de interesse as tecnologias digitais, a formação de professores e o desenvolvimento profissional do professor, com especial destaque para os estudos de aula.

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Educação Matemática

Professor na formação inicial de professores de Matemática e no doutoramento em Didática da Matemática, investiga sobre a formação e o desenvolvimento profissional do professor, com destaque para os estudos de aula.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Fonseca, G. ., & Ponte, J. P. da . (2022). ESTUDOS DE AULA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS EM PORTUGAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.113-121