DUAS CONTRIBUIÇÕES DA LESSON STUDY JAPONESA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A TERMINOLOGIA EFICAZ PARA PLANEJAMENTO DE AULAS E COMO FORÇA PROMOTORA DE GRUPOS DE ESTUDO SUSTENTÁVEIS
TWO CONTRIBUTIONS OF JAPANESE LESSON STUDY FOR THE MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: THE EFFECTIVE TERMINOLOGY FOR DESIGNING LESSONS AND AS A DRIVING FORCE TO PROMOTE SUSTAINABLE STUDY GROUPS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.98-112Resumo
Após evoluir por 150 anos, a Lesson Study Japonesa está trazendo contribuições para a educação matemática dos tempos contemporâneos. Duas delas são apresentadas neste artigo: a formação de professores para entender o planejamento eficaz das aulas, alinhadas a um currículo escolar, e o significado de um grupo de estudo sustentável para implementar a Lesson Study fora do Japão. A investigação considerou os princípios da Lesson Study em que o estabelecimento de uma terminologia comum para o planejamento da aula de matemática é considerado essencial para sustentar a implementação de Grupos de Estudos. O artigo apresenta um esquema de desenho curricular na perspectiva de desenvolvimento do pensamento matemático, com exemplo da terminologia para a multiplicação no ensino básico e um percurso organizacional na criação de um Grupo de Estudos sustentável em Lesson Study no Chile. O artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de trabalhar Lesson Study fora do Japão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.