O TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Rafael Winícius da Silva Bueno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
  • Clarissa Coragem Ballejo
  • Thelma Duarte Brandolt Borges

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.59-70

Resumo

O presente estudo emergiu da constatação de uma demanda formativa docente: inter-relacionar conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo para a qualificação do ensino e da aprendizagem. Assim, enfocando a área da matemática, objetivou analisar a produção científica brasileira, em nível de pós-graduação stricto sensu, no que diz respeito à utilização do TPACK em pesquisas sobre a formação de docentes de matemática.  Utilizou bases de dados online buscando por produções convergentes com o delineamento proposto, desenvolvendo um estudo denominado estado do conhecimento. Emergiram da análise aspectos que demarcam temporal e geograficamente a temática e uma prevalência de pesquisas relacionadas à formação continuada e à utilização do software GeoGebra. São apontadas, então, potencialidades de estudos convergentes com os panoramas das pesquisas do corpus de análise e é indicada a importância de explorar novas possibilidades tecnológicas inerentes aos desafios de ser professor de matemática na atualidade.

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Biografia do Autor

Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Educação em Ciências e Matemática

Clarissa Coragem Ballejo

Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Thelma Duarte Brandolt Borges

Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Bueno, R. W. da S., Coragem Ballejo, C., & Duarte Brandolt Borges, T. (2022). O TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO . Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.59-70