PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.84-94Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições e limitações da criação de problemas, como estratégia de ensino na aprendizagem da Matemática de acadêmicos do curso de Ciência da Computação ao construírem e resolverem problemas em uma aula baseada na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, apresenta-se o referencial teórico que discute as concepções de Resolução de Problemas e proposição de problemas adotadas nesta pesquisa, de abordagem qualitativa. Na sequência, apresenta-se o relato e análise dos dados, coletados na utilização da referida metodologia em uma aula de Fundamentos Matemáticos no curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam que a proposição de problemas articulada a resolução de problemas, favorece o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos estudantes, pois eles se envolvem em um processo de aprimoramento, resolução e validação de problemas e, também, se observa a originalidade e criatividade desenvolvida na criação tanto relacionado aos contextos dos problemas, quanto aos conteúdos envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.