PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.84-94

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições e limitações da criação de problemas, como estratégia de ensino na aprendizagem da Matemática de acadêmicos do curso de Ciência da Computação ao construírem e resolverem problemas em uma aula baseada na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, apresenta-se o referencial teórico que discute as concepções de Resolução de Problemas e proposição de problemas adotadas nesta pesquisa, de abordagem qualitativa. Na sequência, apresenta-se o relato e análise dos dados, coletados na utilização da referida metodologia em uma aula de Fundamentos Matemáticos no curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam que a proposição de problemas articulada a resolução de problemas, favorece o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos estudantes, pois eles se envolvem em um processo de aprimoramento, resolução e validação de problemas e, também, se observa a originalidade e criatividade desenvolvida na criação tanto relacionado aos contextos dos problemas, quanto aos conteúdos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pós-doutoranda em Ensino de Ciências, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, é professora tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução de Problemas no ensino da Matemática

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Possamai, J. P., & Souza, T. C. de . (2022). PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA COM ESTUDANTES DA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.84-94