COMUNIDADE DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE

DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Luis Sebastião Barbosa Bemme Universidade Franciscana
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Franciscana
  • Salvador Llinares Universidade de Alicant
  • Julia Valls Universidade de Alicant

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.49-58

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o modo como o conceito de Comunidade de Prática está sendo utilizado nas pesquisas voltadas para a formação do professor que ensina Matemática. Para isso definiu-se uma pesquisa do tipo qualitativa realizada a partir de um levantamento bibliográficos em periódicos nacionais e em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Brasil. Os dados coletados foram analisados a partir de eixos de análise. Os resultados indicam que as Comunidade de Prática sustentam a formação docente a partir de três eixos: I: Desenvolvimento profissional e a identidade profissional; II: Aprendizagem de metodologias de ensino e III: Aprendizagem do conteúdo específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Barbosa Bemme, L. S., de Aguiar Isaia, S. M., Llinares, S., & Valls, J. (2022). COMUNIDADE DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.49-58