COMO IR ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA? ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E UM PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Cássia Isabel Froes Munhoz Uergs

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.3-11

Resumo

Nesse artigo, resultado de pesquisa desenvolvida em um Programa de Mestrado de caráter profissional, apresentamos um produto educacional (PE) que consiste de uma sequência didática que é composta por fichas de trabalho. O objetivo dos estudos foi motivado pelas dificuldades de aprendizagem de álgebra observadas na prática docente. A idealização do PE foi amparada por nossas leituras sobre: (i) a metodologia de resolução de problemas, (ii) o quadro teórico relativo à aprendizagem significativa e (iii) o conceito de pensamento algébrico. Apresentamos a base teórica da pesquisa e exemplos de atividades que constituem as fichas de trabalho. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e de uma proposta de PE, optamos validar as fichas de trabalho por comparação com produtos que já foram aplicados. Concluímos que, ao escolher atividades que utilizam a metodologia da resolução de problemas, é possível promover uma aprendizagem significativa com a qual se desenvolve o pensamento algébrico.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

Froes Munhoz, C. I. (2022). COMO IR ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA? ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E UM PRODUTO EDUCACIONAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.3-11