A FORMAÇÃO INICIAL EM INVESTIGAÇÃO: A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

  • Felipe Miranda Mota UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Sidney Leandro da Silva Viana UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.71-83

Resumo

Este estudo traz um recorte de pesquisa qualitativa que envolveu a formação inicial de professores de Matemática e teve por objetivo apresentar os resultados de um pré-teste realizado por meio de questionário com alunos da Licenciatura em Matemática. Os questionamentos propostos no pré-teste versam sobre o conhecimento e as contribuições da Metodologia Resolução de Problemas no ensino da Matemática, o papel do professor em sala de aula – considerando fatores ligados ao Contrato Didático – e se os graduandos almejam mudanças nas práticas docentes futuras, visto que conhecimentos advindos da Formação Inicial certamente influenciam na atuação do futuro professor. Como embasamento teórico, utilizamos autores que tratam da Formação Inicial (BORGES, 2004; GATTI, 2010 IMBERNÓN, 2011), do Contrato Didático (BROUSSEAU, 1986) e da Metodologia Resolução de Problemas (POLYA, 2006; ONUCHIC; ALEVATTO, 2014). Quanto à metodologia do estudo, fizemos uso de uma abordagem qualitativa sob um aspecto exploratório. Diante da análise e dos resultados, constatamos que os licenciandos, de modo geral, têm conhecimento de algumas das noções levantadas nos questionamentos, que o conhecimento ligado à Metodologia Resolução de Problemas se deve a disciplinas vivenciadas na graduação e que o papel do professor também pode ser visível quando se abordam metodologias que visem à promoção da aprendizagem, de modo que o foco não esteja centrado na transmissão de saberes, mas que professor e estudante têm igualmente funções ativas e recíprocas no processo de ensinar e aprender. Finalmente, é importante reforçar o fato de que a Formação Inicial dos professores, seja ela satisfatória ou não, interfere na qualidade da Educação, algo que, sutilmente, também deixa seus traços nos achados de nossa pesquisa.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

Mota, F. . M., LOZADA, C. D. O., & da Silva Viana, S. L. . (2022). A FORMAÇÃO INICIAL EM INVESTIGAÇÃO: A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.71-83