FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS COM O GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.21-31

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo realizado em um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções de duas variáveis em um ambiente com matemática dinâmica e como ocorre a compreensão dos parâmetros utilizados nas relações algébricas e seus efeitos no comportamento dos gráficos. A pesquisa está ancorada em estudos teóricos sobre potenciais das tecnologias digitais no processo de “fazer matemática” e na ideia cunhada por Shaffer e Clinton (2006) de ferramentasparapensamento (toolsforthoughts), na qual sujeito e recursos tecnológicos se colocam em situação de simbiose. Para a pesquisa, foi utilizado o aplicativo para smartphones GeoGebra 3D Calculator e elaborada uma sequência de atividades que explora movimentos de gráficos de funções de duas variáveis nesse ambiente. Os resultados da investigação mostraram que é possível realizar estudo exploratório em ambiente de matemática dinâmica de funções de duas variáveis no Ensino Médio e que, além disso, esse trabalho pode contribuir para aprendizagem de funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. Docente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT-UFRGS) e Informática na Educação (PPGIE-UFRGS)

Publicado

2022-05-19

Como Citar

Notare, M. R., & Lucca de Rocco, M. (2022). FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS COM O GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(23). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.21-31