O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO: O QUE NOS CONSTITUI UM BOM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.119-124Resumo
Neste ensaio procuramos nos aproximar da pergunta sobre o que constitui um bom professor que ensina Matemática. Discutimos o que seriam práticas tradicionais e evidenciamos o quanto há a intenção de superação dessa abordagem. Entretanto, ainda que o desejo motive o abandono de métodos tradicionais, notamos muitas práticas intuitivas com base em certo improviso. As pedagogias científicas ainda carecem de maior inserção nos processos de ensino e na sala de aula. Apostamos nos conhecimentos construídos pelo campo da Educação Matemática como possibilidade de superação. Em especial, destacamos o conhecimento pedagógico do conteúdo como forma de constituir uma prática de base técnico-científica e superar crenças de que a professoralidade é uma vocação ou tendência inata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.