TAREFAS DE VISUALIZAÇÃO EM EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.3-14Resumo
Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo é analisar exercícios de livros didáticos de matemática que demandam habilidade de visualização espacial para sua resolução. Para tanto, foram investigadas várias ações (tarefas de visualização) apresentadas em artigos científicos nas áreas de Ensino e de Educação Matemática. Na pesquisa, foi proposta uma classificação das ações e utilizou-se dessa categorização como critérios de análise. Os exercícios de Geometria Espacial analisados são provenientes dos quatro livros didáticos de matemática para o Ensino Médio mais adquiridos pelas escolas públicas no ano de 2018. Os resultados sugerem que os exercícios propostos pelos autores desses livros didáticos não têm como objetivo de aprendizado o desenvolvimento desse tipo de habilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.