REFLEXÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.35-43Resumo
Por meio de estudos de pesquisas, foram feitas reflexões a respeito da configuração do trabalho de resolução de problemas em sala de aula. Nessas reflexões, foram discutidas três questões: “Por que precisamos resolver problemas de Matemática?”, “O que é resolução de problemas e como ela se constitui?” e “Por que trabalhar resolução de problemas em sala de aula?”. Orientado por essas questões e usando como metodologia de investigação leituras de pesquisas e de atividades desenvolvidas em sala de aula, alguns resultados foram produzidos: os problemas matemáticos do nosso cotidiano, em geral, não possuem validade na escola, e os da escola não possuem validade fora dela; atualmente, resolução de problemas não deve ser pensada apenas como a ação de resolver um problema; e, por fim, foram postas as interpretações do autor sobre os três motivos para se trabalhar resolução de problemas em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.