PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.59-69

Resumo

Essa produção decorre a partir da problemática da formação inicial de professores em Matemática numa perspectiva inclusiva, e diante disso se propôs a pesquisar a partir do seguinte problema: Quais as contribuições na formação inicial do professor de matemática em mobilizar conceitos matemáticos no ensino considerando uma abordagem pedagógica inclusiva? Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os conhecimentos de licenciandos emergidos da experimentação de uma proposta de ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva no contexto do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia exploratória de caráter qualitativo, através de uma pesquisaparticipante. Assim, foi planejada e experienciada uma sequência didática utilizando a balança de equações, um material manipulativo que possibilita contribuições importantes para o entendimento conceitual, além do trabalho em grupo realizado. Os dados utilizados para análise e discussão emergiram das observações da primeira autora deste trabalho enquanto pesquisadora participante e das demais autoras enquanto docentes que orientaram o planejamento, execução e reflexão da prática. O estudo está ancorado em autores como Moyses (2003), Aranão (2011), Lorenzato (2010), Saviani (2012), Silva (1998), documentos oficiais (BRASIL, 1988; 2005; 2017), entre outros. Mediante análise das percepções da experimentação da prática, evidenciou-se uma possibilidade de potencializar o ensino da matemática e dar significado ao conhecimento através do uso do material concreto. Além disso, houve significativa contribuição na formação inicial de professores, quanto ao conhecimento que engloba aspectos humanísticos e sociais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilaine Goin Abitante, Instituto Federal Farroupilha

Mestra em Modelagem Matemática

Mariele Josiane Fuchs, Instituto Federal Farroupilha

Mestra em Educação nas Ciências

Publicado

2021-09-19

Como Citar

Saraiva Fronza, D., Goin Abitante, L. ., Josiane Fuchs, M., & Roberta de Souza Schernn, C. (2021). PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÕES . Educação Matemática Em Revista - RS, 2(22). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.22.2021.p.59-69