Relações entre a prática pedagógica e a cibercultura: o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática na formação inicial de professores

Autores

  • Daniel da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física
  • Daniele Amaral Fonseca Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender as relações entre a prática pedagógica e a cibercultura, pelo uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da formação inicial de professores. O caminho metodológico consistiu pelo desenvolvimento de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais em uma disciplina da Licenciatura em Matemática, de uma Universidade Federal. A análise evidencia que o uso recorrente de tecnologias digitais pode gerar possibilidades para o ensino de Matemática e o dar-se conta do licenciando em relação ao seu processo de aprender. Pode-se concluir que a formação de professores de Matemática quando ancorada em uma perspectiva que opera a tecnologia digital como uma forma de viver e compreender esse operar no seu fazer profissional, poderá potencializar a apropriação das ferramentas tecnológicas nas atividades do cotidiano e transformar a cibercultura no espaço educativo.

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Biografia do Autor

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Silveira, D. da S., & Amaral Fonseca, D. . (2020). Relações entre a prática pedagógica e a cibercultura: o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática na formação inicial de professores. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 112-119. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2382