Relações entre a prática pedagógica e a cibercultura: o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática na formação inicial de professores
Resumo
O objetivo desse artigo é compreender as relações entre a prática pedagógica e a cibercultura, pelo uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática no contexto da formação inicial de professores. O caminho metodológico consistiu pelo desenvolvimento de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais em uma disciplina da Licenciatura em Matemática, de uma Universidade Federal. A análise evidencia que o uso recorrente de tecnologias digitais pode gerar possibilidades para o ensino de Matemática e o dar-se conta do licenciando em relação ao seu processo de aprender. Pode-se concluir que a formação de professores de Matemática quando ancorada em uma perspectiva que opera a tecnologia digital como uma forma de viver e compreender esse operar no seu fazer profissional, poderá potencializar a apropriação das ferramentas tecnológicas nas atividades do cotidiano e transformar a cibercultura no espaço educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.