ETNOMATEMÁTICA E CONGADO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavras-chave:

Etnomatemática, Congado, Manifestações, Matemática.

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica que estudou possibilidades de utilização de instrumentos de percussão para ensinar Matemática. O relato consiste em uma análise dos conhecimentos e das práticas matemáticas evidenciadas durante as manifestações da cultura afro-brasileira nos grupos de congado especificamente, a matemática presente nos instrumentos de percussão. Acredita-se que essas práticas poderiam ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental para um aprofundamento teórico sobre a prática cultural dos sujeitos participantes das manifestações. Os dados foram coletados em teses, artigos, dissertações e documentos públicos que organizam e descrevem os grupos e as manifestações. Como resultado, descreve-se o contexto das comunidades participantes das manifestações e o planejamento de propostas didáticas que incorporam o programa etnomatemática por meio das práticas do Congado.

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

ETNOMATEMÁTICA E CONGADO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. (2020). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 100-111. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2357