AS VANTAGENS DO MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.56-65Palavras-chave:
Pensamento geométrico. Geometria. Van Hiele. Sequência didática.Resumo
Neste artigo, apresenta-se parte do resultado de uma pesquisa de doutorado sobre a visualização dinâmica no ensino de geometria que teve o objetivo de investigar se e como a visualização geométrica com dinâmica mental é importante para a compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa embasou-se no desenvolvimento do pensamento geométrico fundamentado no modelo de van Hiele. Para atingir o objetivo proposto elaborou-se uma sequência didática com 21 atividades, visando aplicá-la a estudantes do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Apresentou-se a proposta aos estudantes e 15 deles, livremente, sem escolha prévia da pesquisadora, decidiram participar da pesquisa. Foram analisadas pesquisas que comprovaram a eficácia desse modelo, o que vem ao encontro dos achados do presente estudo, concluindo-se que o método de van Hiele enriquece a aprendizagem dos alunos na geometria.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-11-09
Como Citar
DE MOURA, L. K. J., Krindges, A., & Wielewski, G. D. (2020). AS VANTAGENS DO MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.56-65
Edição
Seção
Artigos
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