AS VANTAGENS DO MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • LILIANA KARLA JORGE DE MOURA IFMT-CAMPUS CÁCERES PROFESSOR OLEGÁRIO BALDO
  • Andre Krindges Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.56-65

Palavras-chave:

Pensamento geométrico. Geometria. Van Hiele. Sequência didática.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se parte do resultado de uma pesquisa de doutorado sobre a visualização dinâmica no ensino de geometria que teve o objetivo de investigar se e como a visualização geométrica com dinâmica mental é importante para a compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa embasou-se no desenvolvimento do pensamento geométrico fundamentado no modelo de van Hiele. Para atingir o objetivo proposto elaborou-se uma sequência didática com 21 atividades, visando aplicá-la a estudantes do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Apresentou-se a proposta aos estudantes e 15 deles, livremente, sem escolha prévia da pesquisadora, decidiram participar da pesquisa. Foram analisadas pesquisas que comprovaram a eficácia desse modelo, o que vem ao encontro dos achados do presente estudo, concluindo-se que o método de van Hiele enriquece a aprendizagem dos alunos na geometria.

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Biografia do Autor

LILIANA KARLA JORGE DE MOURA, IFMT-CAMPUS CÁCERES PROFESSOR OLEGÁRIO BALDO

DOUTORA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E MATEMÁTICA-UFMT. MESTRE EM MATEMÁTICA - UFMT. LICENCIADA EM MATEMÁTICA - UFMT. PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO IFMT- CAMPUS CÁCERES PROF. OLEGÁRIO BALDO

Andre Krindges, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Professor do programa de pós graduação em Matemática PROFMAT; Professor do departamento de Matemática

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora e coordenadora regional do programa de Pós graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC; Professora do programa de Pós Graduação Mestrado em Educação; Professora do departamento de matemática.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

DE MOURA, L. K. J., Krindges, A., & Wielewski, G. D. (2020). AS VANTAGENS DO MODELO DE VAN HIELE NO ENSINO DE GEOMETRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.56-65