UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PROMOVENDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA

Autores

  • Olga Cristina Penetra Giraldi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alvino Alves Sant'Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Criticidade, Reflexão, Consumo da água

Resumo

Neste artigo descrevemos e analisamos uma experiência em um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática, em uma turma de sexto ano de uma escola pública de ensino fundamental. A pesquisa possui caráter qualitativo e a questão que norteou nosso estudo foi “Como a matemática é vista pelos alunos quando trabalhado o tema água e seu consumo?”. O objetivo foi proporcionar um ambiente de reflexão crítica sobre a questão da água, seu consumo e desperdício, evidenciando a relação do conteúdo de ciências com a matemática. Por fim, observamos que a criticidade foi promovida por meio da matemática e possibilitou, dessa forma, o entendimento da relação entre ela e o tema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 14, n.15, p. 5-23, 2001a.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio Janeiro: ANPED, 2001b. 1 CD-ROM.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, Salvador, v. 4, p. 73- 80, 2004.

BARBOSA, J. C. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógica. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 26, p. 17-25, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 329p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1992.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Alexandria, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009.

FIORENTINI, D., LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. 1ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

PONTE, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. p. 11-34).

SANT’ANA, A. A.; SANT’ANA, M. F. Uma experiência com a elaboração de perguntas em Modelagem Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6. Anais... Londrina: SBEM, 2009. p. 1-13. 1 CD-ROM.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Giraldi, O. C. P., & Sant’Ana, A. A. (2020). UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PROMOVENDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 35-45. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2346