UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.8-16Palavras-chave:
Ensino de geometria, Ludicidade, Anos inicias, Tarefas de ensino, Pensamento e linguagem geométricosResumo
Este trabalho é um relato de uma experiência de ensino de geometria, desenvolvido em uma turma de 5º Ano de uma escola pública federal da cidade de Goiânia, Goiás. O objetivo deste relato é refletir sobre os impactos do desenvolvimento de uma proposta pedagógica sobre o pensamento e a linguagem geométrica dos estudantes dos anos iniciais. Propomos, no presente trabalho, uma metodologia de ensino baseada na ludicidade que foi desenvolvida por meio da utilização de diversos materiais didáticos. Com o desenvolvimento da proposta verificamos que houve um aumento da interação e socialização na sala de aula entre os estudantes e as professoras regentes. Além disso, destacamos que ocorreu uma boa compreensão das ideias geométricas por parte da grande maioria dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
LINS, R. C; GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra Para o Século XXI. 4. Ed. Campinas SP: Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
LOBO, J.; BAYER, A. O Ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v.6, n.1, p.19-26, jan./jun., 2004.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-38.
MOURA, M. O. et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v.10, n.29, p.205-229, 2010.
PAVANELLO, R. M. Por que ensinar/aprender Geometria? Encontro Paulista de Educação Matemática, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2004.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, v. 1, n. 1, p.7-17, 6 dez. 2009.
WALKER. W; SCHATTSCHNEIDER, D. Caleidociclos de M. C. Escher. Taschen Editora, 2012.
LOBO, J.; BAYER, A. O Ensino de Geometria no Ensino Fundamental. Acta Scientiae, v.6, n.1, p.19-26, jan./jun., 2004.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-38.
MOURA, M. O. et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v.10, n.29, p.205-229, 2010.
PAVANELLO, R. M. Por que ensinar/aprender Geometria? Encontro Paulista de Educação Matemática, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2004.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, v. 1, n. 1, p.7-17, 6 dez. 2009.
WALKER. W; SCHATTSCHNEIDER, D. Caleidociclos de M. C. Escher. Taschen Editora, 2012.
Publicado
2020-11-09
Como Citar
Silva, M. R., Coutinho, R. K. B., CEDRO, W. L., & Sardinha, R. (2020). UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.8-16
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.