UM RECURSO PARA O ENSINO DAS NOÇÕES INTUITIVAS DE LIMITE E CONTINUIDADE DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL

Autores

  • Francisco Eteval Silva Feitosa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.102-113

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo, Limite e Continuidade, Gênese Documental, Representações Semióticas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um recurso para o ensino das noções intuitivas de limite e continuidade de funções de uma variável real. Tomamos por referenciais teóricos os constructos da Gênese Documental de Gueudet e Trouche referentes à elaboração de documentos, de David Tall com vistas ao favorecimento da formação de conceitos matemáticos e das Representações Semióticas de Raymon Duval. Os procedimentos metodológicos propiciam o material resultante a pretender se inserir no conjunto de recursos de um professor. A pesquisa é parte de um projeto de pesquisa de pós-doutoramento que visa a contribuir com professores de Cálculo apresentado materiais referenciados em pesquisas, com vistas a favorecer a integração teoria e prática no campo de pesquisa em Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eteval Silva Feitosa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1999), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFAM/UFPA (2016). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas e tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, matemática, olimpíada de matemática, geometria diferencial.

Referências

ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 3, pp.205–224, 2000.

ALMEIDA, M. V. DE.; IGLIORI, S. B. C. Elementos para o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino de funções reais. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. ISSN 2238-8044, [S.l.], v. 4, n. 1, abr. 2015.

ALMEIDA, M. V. DE; IGLIORI, S. B. C. Material de apoio para o ensino de função. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. ISSN 2238-8044, [S.l.], v. 6, n. 1, maio 2017.

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. tradução: Claus Ivo Doering, 10. ed., Porto
Alegre: Bookman, 2014.

AUSUBEL, D.P.; NOVRK, J.D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2.ed. Nova York, Holt, Rinehart and Winston, p. 733, 1978.

BELLEMAIN, F.;TROUCHE, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais.

BEZUIDENHOUT, J. Limits and continuity: some conceptions of firstyear students, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v.32, n.4, p. 487-500, 2001.

BEYNON, Kenneth A.; ZOLLMAN, Alan. Lacking a Formal Concept of Limit: Advanced Non-Mathematics Students’ Personal Concept Definitions. Investigations in Mathematics Learning, 2015, 8.1: 47-62.

BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação Matemática. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

BRESSOUD, D., et al. Teaching and learning of calculus. In: Teaching and Learning of Calculus. Springer, Cham, p. 1-37, 2016.

CORNU, B. Limits In Advanced Mathematical Thinking, edited by Tall, D. ME Library: Kluwer Academic Press, p. 153-166, 1991.

DAVIS, R. B.; VINNER, S. The notion of limit: Some seemingly unavoidable misconception stages. Journal of Mathematical Behavior, v.5, p. 281-303, 1986.

DAMM, Regina Flemming. Registros de representação. In: MACHADO, S. D. A.(Org.). Educação Matemática: Uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008. p. 167-188.

GUEUDET, G.;TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, p. 199-218, 2009.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Teachers' Work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: GUEDET, G; PEPIN, B.; TROUCHE, L.From Text to 'Lived' Resources:Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Dordrecht: Springer Netherlands, p. 23 -41, 2012.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Revista em Teia. v.6, n.3, 2016.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Du travail documentaire des enseignants : genèses, collectifs, communautés. Le cas des mathématiques. Education et didactique, 2(3), pp.7-33, 2008.

GULCER, B. Examining the discourse on the limit concept in a beginning-level calculus classroom. Educational Studies in Mathematics, v.82, n.3, p. 439-453,2012.

GUZMAN, M. de. The Role of Visualization in the Teaching and Learning of Mathematical Analysis, 2002.

HENRIQUES, A.; ALMOULOUD, S. Ag. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

HOFFMANN, L. D. Cálculo-um curso moderno e suas aplicações, v. 1. 11.ed., LTC, 2015.

IGLIORI, S. B. C.; DE ALMEIDA, M. V. Abordagens de ensino para conceitos do cálculo diferencial e integral. Metáfora Educacional, n.16, p. 44-63, 2015.

IGLIORI, S. B. C.; ALMEIDA, M. V. DE. Material para o ensino de cálculo diferencial:
continuidade e diferenciabilidade. VIDYA, v. 37, n. 2, p. 383-396, jul./dez., 2017.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica, - 5. ed., São Paulo, Atlas, 2003.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on calculus: what do we know and where do we need to go?ZDM, v. 46, n. 4, p. 507 -515, 2014.

ROBERT, A.; SPEER, N. Research on the teaching and learning of Calculus/Elementary Analsys. In: HOLTON, D. (Ed.) The Teaching and Learning of Mathematics at University Level –an ICMI study, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 283 –299, 2001.

SILVA, J. F. Questões Metodológicas do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral I. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Cear´a. Fortaleza, 1994.

STEWART, J. Cálculo, v.1, São Paulo: Cengage Learning, 2013.

TALL, D.; VINNER, S. Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, v.12, n.2, p. 151-169, 1981.

TALL, D. Real Mathematics, Rational Computers and Complex People. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY IN COLLEGE MATHEMATICS TEACHING, 5., 1993, Procedings…, Addison-Wesley, p. 243 –258, 1993.

TALL, D. Biological brain, mathematical mind and computational computers. In: Proceedings of the 5th Asian Technology Conference in Mathematics, p. 3-20, 2000.
TALL, D. Real mathematics, rational computers and complex people. Mathematics Teaching, v. 243, n. 258, p. 243–258, 1993.

TALL, D. Imagens conceituais, organizadores genéricos, computadores e mudanças curriculares. Para a aprendizagem da matemática , v. 9, n. 3, p. 37-42, 1989.

TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational studies in mathematics, v. 12, n. 2, p. 151-169, 1981.

TALL, D. Building and Testing a Cognitive Approach to the Calculus Using Interactive Computer Graphics. Ph.D. Thesis, Univer- sity of Warwick 1986.

VINNER, S. Concept definition, concept image and the notion of function. International Journal of Mathematics Education in Science and Technology, v.14, p. 293-305, 1983.

WANGLE, Jayleen Lillian. Calculus student understanding of continuity. 2013. PhD Thesis. Northern Illinois University.

WILLIAMS, S. Models of limit held by calculus students. Journal for Research in Mathematics Education, v.22, n.3, 219-236, 1991.

ZOLLMAN, Alan. University Students’ Limited Knowledge of Limits–from Calculus through Differential Equations. In: 12th International Conference of Mathematics Education for the Future Project, Herceg Novi, Montenegro. 2014.

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Silva Feitosa, F. E. (2020). UM RECURSO PARA O ENSINO DAS NOÇÕES INTUITIVAS DE LIMITE E CONTINUIDADE DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.102-113