Formação dos Professores de Matemática e o Tema Avaliação: duo por vezes distante

Autores

  • DEIRE LUCIA DE OLIVEIRA Secretaria de Estado de Educação do distrito federal
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação docente, Avaliação das aprendizagens, Avaliação formativa, Instrumentos e procedimentos avaliativos.

Resumo

Como parte de uma pesquisa doutoral foi aplicado um questionário aos professores de matemática da educação básica e pública do Distrito Federal. Neste recorte são apresentados dados sobre a experiência profissional, a formação inicial e continuada destes professores e a adesão à proposta de Avaliação Formativa, que é a perspectiva recomendada oficialmente. Os dados foram analisados usando o método misto, que mescla o quantitativo e o qualitativo. Pouco mais da metade dos respondentes dizem assumir a proposta de avaliação formativa em suas salas de aula. Os professores adotam uma diversidade de instrumentos e procedimentos avaliativos, mas para os que aderem à avaliação formativa há um quantitativo maior de instrumentos e procedimentos utilizados. Os recolhidos apontam para uma relação entre uma possível fragilidade na abordagem das avaliações das aprendizagens de seus alunos e a falta de abordagem do tema da avaliação formativa em suas formações pessoais.

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Biografia do Autor

DEIRE LUCIA DE OLIVEIRA, Secretaria de Estado de Educação do distrito federal

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e professora de matemática da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia; Professor do Departamento de Matemática da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

DE OLIVEIRA, D. L., & Gontijo, C. H. (2020). Formação dos Professores de Matemática e o Tema Avaliação: duo por vezes distante. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 120-127. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2265