Formação dos Professores de Matemática e o Tema Avaliação: duo por vezes distante
Palavras-chave:
Formação docente, Avaliação das aprendizagens, Avaliação formativa, Instrumentos e procedimentos avaliativos.Resumo
Como parte de uma pesquisa doutoral foi aplicado um questionário aos professores de matemática da educação básica e pública do Distrito Federal. Neste recorte são apresentados dados sobre a experiência profissional, a formação inicial e continuada destes professores e a adesão à proposta de Avaliação Formativa, que é a perspectiva recomendada oficialmente. Os dados foram analisados usando o método misto, que mescla o quantitativo e o qualitativo. Pouco mais da metade dos respondentes dizem assumir a proposta de avaliação formativa em suas salas de aula. Os professores adotam uma diversidade de instrumentos e procedimentos avaliativos, mas para os que aderem à avaliação formativa há um quantitativo maior de instrumentos e procedimentos utilizados. Os recolhidos apontam para uma relação entre uma possível fragilidade na abordagem das avaliações das aprendizagens de seus alunos e a falta de abordagem do tema da avaliação formativa em suas formações pessoais.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-07-18
Como Citar
DE OLIVEIRA, D. L., & Gontijo, C. H. (2020). Formação dos Professores de Matemática e o Tema Avaliação: duo por vezes distante. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 120-127. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2265
Edição
Seção
Artigos
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