OFICINAS DE GEOMETRIA E ARTES VISUAIS: ESPAÇO PARA O DIÁLOGO, TROCA DE EXPERIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.17-26

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores dos anos iniciais numa oficina que articula artes visuais e geometria por meio da simetria. Utilizamos como aportes teóricos o modelo de conhecimento de Shulman (1986, 1987) e Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2009). Em nossa abordagem metodológica realizaremos três oficinas, cuja situações-problemas envolviam as ações de ensino da arte (leitura de imagem, contextualização e fazer artístico). Os resultados evidenciam que os professores mobilizaram conhecimentos sobre as propriedades da simetria; também mobilizaram conhecimentos estéticos e visualidades que engendram modos de compreender beleza e de compreender a matemática quando está articulada as artes visuais. As oficinas operaram como um instrumento de coleta de dados que possibilita o diálogo e troca de conhecimentos e experiência entre os professores.

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Biografia do Autor

Luciana Ferreira Santos, Universidade federal de Pernambuco

Professora dos anos iniciais, Doutoranda da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica

Rosinalda Aurora de Melo Teles, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco e desenvolve Projeto de Colaboração Técnica na UFRPE/ UAG. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Coordenou o PIBID -Pedagogia/UFPE; coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática:SEMEAR; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nas temáticas: análise de livros didáticos, fórmulas de área, imbricações entre campos conceituais, grandezas e medidas; ensino de matemática no Ciclo de Alfabetização; jogos; formação inicial e continuada de professores. Atualmente é Diretora da regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em Pernambuco. Coordenou a Comissão Organizadora do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Santos, L. F., & de Melo Teles, R. A. (2020). OFICINAS DE GEOMETRIA E ARTES VISUAIS: ESPAÇO PARA O DIÁLOGO, TROCA DE EXPERIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.17-26