OFICINAS DE GEOMETRIA E ARTES VISUAIS: ESPAÇO PARA O DIÁLOGO, TROCA DE EXPERIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.17-26Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores dos anos iniciais numa oficina que articula artes visuais e geometria por meio da simetria. Utilizamos como aportes teóricos o modelo de conhecimento de Shulman (1986, 1987) e Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2009). Em nossa abordagem metodológica realizaremos três oficinas, cuja situações-problemas envolviam as ações de ensino da arte (leitura de imagem, contextualização e fazer artístico). Os resultados evidenciam que os professores mobilizaram conhecimentos sobre as propriedades da simetria; também mobilizaram conhecimentos estéticos e visualidades que engendram modos de compreender beleza e de compreender a matemática quando está articulada as artes visuais. As oficinas operaram como um instrumento de coleta de dados que possibilita o diálogo e troca de conhecimentos e experiência entre os professores.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-11-09
Como Citar
Santos, L. F., & de Melo Teles, R. A. (2020). OFICINAS DE GEOMETRIA E ARTES VISUAIS: ESPAÇO PARA O DIÁLOGO, TROCA DE EXPERIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.17-26
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