APRENDIZAGEM DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.170-181Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Aprendizagens da Docência, Futuro Professor de Matemática.Resumo
Nesse estudo temos por objetivo identificar os indícios de aprendizagens da docência de futuros professores de matemática a partir da experiência vivenciada por eles no Estágio Supervisionado III. Para a coleta de dados foram utilizados os relatórios finais de Estágio Supervisionado III desenvolvido no Ensino Médio, por vinte alunos do curso de Licenciatura em Matemática do X, campus Y. Assim, analisamos as narrativas desse grupo de alunos apoiadas no nosso referencial teórico. Esse estudo de natureza qualitativa possibilitou identificar, durante as situações vivenciadas pelos futuros professores de matemática no Estágio Supervisionado III, as aprendizagens acerca da docência que eles obtiveram. Dentre elas ressaltamos as aprendizagens de se assumir como protagonista do seu processo de formação, projetar reflexões sobre sua experiência, lidar com dificuldades e desafios e investigar a própria prática.Downloads
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Referências
“A história de fracasso da escola formal nos mostra claramente que o professor que insistir em transmitir apenas a Matemática universal e formal às crianças e jovens que frequentam a escola pública, o máximo que conseguirá é o engajamento de uma pequena minoria de seus estudantes. Para conquistar os outros estudantes, precisaria, na verdade, buscar e mobilizar outros modos de promover a relação do aprendiz com o saber matemático. Um desses modos consiste em valorizar, ao mesmo tempo, o movimento histórico de produção das culturas matemáticas e a subjetividade do aprendiz, isto é, seu modo de estabelecer relação e de aprender e reinventar o mundo, a matemática e a si mesmo em interação com os outros” (FIORENTINI, 2009, p. 3).
“[...] ao desafiar suas próprias suposições; ao identificar questão importantes da prática; ao propor problemas; ao estudar seus próprios estudantes, salas de aulas e escolas; ao construir e reconstruir o currículo; e ao assumir papéis de liderança e de protagonismo na busca da transformação da prática de sala de aula e, por decorrência, da práticas escolares e sócias” (GAMA e FIORENTINI, 2009, p. 444)
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Publicado
2020-11-09
Como Citar
Neves, T. M., & Zanon, T. X. D.-C. (2020). APRENDIZAGEM DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(21). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.170-181
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Artigos
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