Big Data e Educação Matemática: possibilidades do recurso Gapminder

Autores

  • Caroline Dal Agnol Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Dalla Vecchia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Big Data, Gapminder Tools, Gapminder, Educação Matemática.

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura em sua relação com a Educação e também com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque neste relato é destacar as potencialidades para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas, além de matemáticas, por meio dele. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.

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Biografia do Autor

Caroline Dal Agnol, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Colégio Americano

Rodrigo Dalla Vecchia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2012) Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

Dal Agnol, C., & Dalla Vecchia, R. (2020). Big Data e Educação Matemática: possibilidades do recurso Gapminder. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 89-99. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2176