Big Data e Educação Matemática: possibilidades do recurso Gapminder
Palavras-chave:
Big Data, Gapminder Tools, Gapminder, Educação Matemática.Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em sala de aula. Exploramos o que é chamado de Big Data a partir de uma breve revisão de literatura em sua relação com a Educação e também com a Educação Matemática. O Gapminder é um recurso de visualização de dados dinâmico e com potencialidades em diversas áreas, porém nosso enfoque neste relato é destacar as potencialidades para o desenvolvimento de habilidades digitais, críticas, além de matemáticas, por meio dele. Concluímos o presente trabalho, apresentando possíveis tarefas e visando pesquisas futuras em relação ao recurso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, março de 2017.
BORBA, M. C. Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM (Berlim. Print), v. 44, p. 802-814, 2012.
BORBA, M. C. Potencial scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM Mathematics Education, v. 41, p.453-465, 2009.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 104p.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking. EUA: Springer, 2005.
XXXXXX. 2018.
XXXXXX. 2019.
XXXXXXX. 2012.
XXXXXXXX. 2019.
EYNON, Rebecca. The rise of Big Data: what does it mean for education, technology, and media research? Learning, Media and Technology. Vol 38: issue 3. Published online, 2013. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17439884.2013.771783?needAccess=true>. Acesso em 16 de janeiro de 2019.
JENKINS et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21 st Century. The MacArthur Foudation, Chicago, 2006. Disponível em:<https://www.macfound.org/media/article_pdfs/JENKINS_WHITE_PAPER.PDF>. Acesso em: 09 jun 2018.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Eletrônico. Positivo, 2009.
GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record 8ª ed, 2004.
GOVERNO DO BRASIL. Brasil detém segunda maior área florestal do planeta. 2012. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2012/12/brasil-detem-segunda-maior-area-florestal-do-planeta>. Acesso em 24 de abril de 2019.
IBM. What is big data? Armonk, NY: IBM, 2011. Disponível em: <http://www-01.ibm.
com/software/data/bigdata/>. Acesso em: 15 de junho de 2018.
PESSOA, C.R.M; JAMIL, G.P. A Internet Das Coisas: será a Internet do futuro ou está prestes a se tornar a realidade do presente?. Disponível em <http://www.fumec.br/revistas/eol/article/download/2961/1732> Acesso em 13 de dezembro de 2015.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientae - Revista de Ciências Naturais e Exatas. Vol. 10, nº 1, jan./jun. 2008, p. 59-67. ISSN 1517-4492. Disponível em: <http://www.ulbra.br/actascientiae>. Acesso em: março de 2019.
MAURO, Andrea de; GRECO, Marco; GRIMALDI, Michele. What is Big Data? A Consensual Definition and a Review of Key Research Topics. In.: Internacional Conference on Integrated Information (IC-ININFO), 2014, Madrid, Spain. Disponível em: <https://nowherevilleblog.files.wordpress.com/2015/05/what-is-big-data.pdf>. Acesso em: março de 2019.
PICCIANO, Anthony G. The evolution of Big Data and Learning Analytics in American Higher Education. Journal of Asynchronous learning Networks. Vol 16: issue 3. USA, 2012.
SANTOS, Renato P. dos; LEMES, Isadora Luis. Aprender-com-Big-Data no Ensino de Ciências. Acta Scientia, v.16, n.4, Edição Especial, Canoas, 2014. p. 178-198.
SAPIRAS, Fernanda Schuck. Investigação dos conhecimentos matemáticos por meio do recurso scratch. 2017. Tese de Doutorado- Universidade Luterana do Brasil, 2017.
SMARANDA, Cimpoeru. New data visualization tools for better understanding statistics. Examples to use in classroom. In.: Proceedings of the Roundtable Conference of the International Association of Statistics Education (IASE), July 2016, Berlim, Germany.
SOARES, Débora. Modelagem Matemática com o uso do software Geogebra. In.: Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática (CNMEM), X, 2017, Maringá, PR. Anais... Maringá: UEM, 2017.
WEST, Darrell M. Big Data for Education: Data Mining, Data Analytics, and Web Dashboards. USA: Brookings, 2012. Disponível em: <https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2016/06/04-education-technology-west.pdf>. Acesso em: janeiro de 2019.
BORBA, M. C. Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM (Berlim. Print), v. 44, p. 802-814, 2012.
BORBA, M. C. Potencial scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM Mathematics Education, v. 41, p.453-465, 2009.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 104p.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking. EUA: Springer, 2005.
XXXXXX. 2018.
XXXXXX. 2019.
XXXXXXX. 2012.
XXXXXXXX. 2019.
EYNON, Rebecca. The rise of Big Data: what does it mean for education, technology, and media research? Learning, Media and Technology. Vol 38: issue 3. Published online, 2013. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17439884.2013.771783?needAccess=true>. Acesso em 16 de janeiro de 2019.
JENKINS et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21 st Century. The MacArthur Foudation, Chicago, 2006. Disponível em:<https://www.macfound.org/media/article_pdfs/JENKINS_WHITE_PAPER.PDF>. Acesso em: 09 jun 2018.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Eletrônico. Positivo, 2009.
GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record 8ª ed, 2004.
GOVERNO DO BRASIL. Brasil detém segunda maior área florestal do planeta. 2012. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2012/12/brasil-detem-segunda-maior-area-florestal-do-planeta>. Acesso em 24 de abril de 2019.
IBM. What is big data? Armonk, NY: IBM, 2011. Disponível em: <http://www-01.ibm.
com/software/data/bigdata/>. Acesso em: 15 de junho de 2018.
PESSOA, C.R.M; JAMIL, G.P. A Internet Das Coisas: será a Internet do futuro ou está prestes a se tornar a realidade do presente?. Disponível em <http://www.fumec.br/revistas/eol/article/download/2961/1732> Acesso em 13 de dezembro de 2015.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientae - Revista de Ciências Naturais e Exatas. Vol. 10, nº 1, jan./jun. 2008, p. 59-67. ISSN 1517-4492. Disponível em: <http://www.ulbra.br/actascientiae>. Acesso em: março de 2019.
MAURO, Andrea de; GRECO, Marco; GRIMALDI, Michele. What is Big Data? A Consensual Definition and a Review of Key Research Topics. In.: Internacional Conference on Integrated Information (IC-ININFO), 2014, Madrid, Spain. Disponível em: <https://nowherevilleblog.files.wordpress.com/2015/05/what-is-big-data.pdf>. Acesso em: março de 2019.
PICCIANO, Anthony G. The evolution of Big Data and Learning Analytics in American Higher Education. Journal of Asynchronous learning Networks. Vol 16: issue 3. USA, 2012.
SANTOS, Renato P. dos; LEMES, Isadora Luis. Aprender-com-Big-Data no Ensino de Ciências. Acta Scientia, v.16, n.4, Edição Especial, Canoas, 2014. p. 178-198.
SAPIRAS, Fernanda Schuck. Investigação dos conhecimentos matemáticos por meio do recurso scratch. 2017. Tese de Doutorado- Universidade Luterana do Brasil, 2017.
SMARANDA, Cimpoeru. New data visualization tools for better understanding statistics. Examples to use in classroom. In.: Proceedings of the Roundtable Conference of the International Association of Statistics Education (IASE), July 2016, Berlim, Germany.
SOARES, Débora. Modelagem Matemática com o uso do software Geogebra. In.: Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática (CNMEM), X, 2017, Maringá, PR. Anais... Maringá: UEM, 2017.
WEST, Darrell M. Big Data for Education: Data Mining, Data Analytics, and Web Dashboards. USA: Brookings, 2012. Disponível em: <https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2016/06/04-education-technology-west.pdf>. Acesso em: janeiro de 2019.
Publicado
2020-07-18
Como Citar
Dal Agnol, C., & Dalla Vecchia, R. (2020). Big Data e Educação Matemática: possibilidades do recurso Gapminder. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 89-99. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2176
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista - RS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.