Curiosidades Matemáticas na Revista O ECO (1932-1969)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Jesuítas, Revista, Mocidade Estudiosa, Curiosidade Matemática.

Resumo

O artigo analisa as curiosidades matemáticas nas edições da revista O ECO. Como o tema se insere na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise de aproximadamente 400 edições da revista, editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, entre 1932 e 1969. O público-alvo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, pois não havia revistas para jovens estudantes. Contemplavam-se as vozes do sábio, narrador, colega jovial, historiador, jornalista e religioso, por meio de textos, histórias, informações e curiosidades, enfatizando aspectos morais e religiosos e a formação geral. Os editores da revista traziam a matemática através de enigmas e charadas, valorizando o raciocínio lógico do leitor, premiando os leitores com suas soluções corretas. As curiosidades matemáticas no ECO envolvem aritmética e álgebra, como foco no desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional. Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado. Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no IFSul Câmpus Lajeado.

Silvio Luiz Martins Britto, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Canoas/RS; Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS. Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/Canoas/RS. Líder do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Referências

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.


COLÉGIO ANCHIETA: cem anos. Porto Alegre, 1990. p. 47.


LAVACA, A. G.; COSTA, D. A. A prova dos nove e o caso da “Arithmetica Primaria” de Cezar Pinheiro. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 54-73, 2016.


LEITE, L. O. A revista O ECHO e sua trajetória. Porto Alegre/RS, 16 mar. 2018. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.


LEITE, L. O. Jesuítas cientistas no sul do Brasil. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.


O ECHO: revista ilustrada para a mocidade estudiosa. Typographia do Centro: Porto Alegre, 1914-1931.


O ECO: revista ilustrada para a mocidade brasileira. Tipografia do Centro: Porto Alegre, 1932-1969.


RAMBO, A. B. A escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: UNISINOS, 1994.


RELATÓRIO DO COLÉGIO ANCHIETA. Porto Alegre, 1914. p. 28.


SERRA, A. E. As associações de alunos das escolas normais do Brasil e de Portugal: apropriação e representação (1906-1927). 2010. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.


VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 2.2, p. 28-49, 2007.

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Kuhn, M. C., Britto, S. L. M., & Bayer, A. (2019). Curiosidades Matemáticas na Revista O ECO (1932-1969). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2150