DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ARITMÉTICO: A CONSTRUÇÃO DE QUIPOS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROEJA

Autores

  • Elcio Pasolini Milli Instituto federal do Espírito Santo
  • Edmar Reis Thiengo Instituto federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Pensamento Aritmético, Educação de Jovens e Adultos, Quipos.

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com um estudante com deficiência intelectual no Proeja. O objetivo foi analisar a apropriação da representação numérica e da quantificação por um aluno com deficiência intelectual utilizando o sistema de numeração da civilização Inca. Trata-se de uma investigação fundamentada no método funcional da estimulação dupla aliado à metodologia da observação livre. Aponta discussões sobre o pensamento aritmético na produção de conhecimentos de forma crítica, caracterizando as relações sociais e as construções de novos signos na formação humana. Contém observações e experiências vivenciadas na prática pedagógica, direcionadas à quantificação e a representação numérica numa perspectiva dialógica. Traz como resultados a influência dos processos compensatórios na aprendizagem de conceitos da aritmética para um estudante com deficiência intelectual e a contribuição dos meios auxiliares, como a fala, os gestos, as atividades escritas e os objetos para desenvolvimento do pensamento aritmético.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Milli, E. P., & Thiengo, E. R. (2019). DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ARITMÉTICO: A CONSTRUÇÃO DE QUIPOS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROEJA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2132