Panorama da Pesquisa em Educação Matemática no PROEJA

Autores

  • Emerson da Silva Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística - DAME Campus de Ji-Paraná http://orcid.org/0000-0003-3646-9743
  • Moab Marque da Silva

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, Teses e Dissertações.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo inventariar e analisar teses e dissertações que tiveram como objeto de investigação a Educação Matemática no âmbito do PROEJA, defendidas em programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu no período de 2005 a 2015, focando o mapeamento dessas investigações e a identificação e análise de suas problemáticas e/ou objetivos de estudo. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como uma investigação de abordagem qualitativa, com características do tipo estado da arte. Como resultados construiu-se um panorama da pesquisa brasileira em Educação Matemática no PROEJA de 2005 a 2015, com a localização de 22 investigações, sendo 17 dissertações e 05 teses. Além disso, observou-se que essas pesquisas abordaram aspectos diversos sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no PROEJA, especialmente sobre os temas da didática/metodologia de ensino, currículo e práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Moab Marque da Silva

Graduado em Licenciatura em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná/RO.

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Ribeiro, E. da S., & da Silva, M. M. (2019). Panorama da Pesquisa em Educação Matemática no PROEJA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2121