DESAFIOS E ESPECIFICIDADES DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES

Autores

  • Telma Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Maria Cecilia Fantinato Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Trabalho Docente. PROEJA. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte do material empírico coletado numa investigação, realizada de 2014 a 2018, cujos sujeitos são professores das áreas de Ciência e Matemática e de Informática do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O texto analisa as percepções dos próprios professores a respeito do trabalho docente realizado no curso, destacando desafios e especificidades. Pela abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, foram realizadas entrevistas, inspiradas no método compreensivo, como meio de alcançar a percepção que os sujeitos têm do seu trabalho. O referencial teórico se apoia em autores da Pedagogia Histórico-Crítica e dos Saberes Docentes cujas ideias se complementam. Dentre os resultados obtidos, destacamos neste texto percepções dos sujeitos sobre especificidades do curso. Pela análise de conteúdo das entrevistas, identificam-se desafios levando em conta o contexto complexo e real.

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Biografia do Autor

Telma Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e com curso de Especialização no IMPA ( 1997) é professora (aposentada) da SME/RJ. Professora efetiva do Colégio Pedro II desde 1996, foi redistribuída para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em 08 de janeiro de 2015, onde atua como professora de Matemática do Curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática - Modalidade Jovens e Adultos (PROEJA), desde 2010. Em dezembro de 2007, obteve o título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ, área de concentração em Novas Tecnologias do Ensino da Matemática. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. Desde 2004, atua na Educação de Jovens e Adultos voltada tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio. Sua área de pesquisa é a da formação inicial e continuada dos professores de Matemática. Sua preocupação é que a formação docente contemple o conhecimento acumulado e historicamente sistematizado e a diversidade que existe atualmente nas classes escolares. Participa do Grupo de Etnomatemática da UFF - GETUFF e do EJAtrab UFF

Maria Cecilia Fantinato, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação Stricto Sensu, e também na Especialização do Instituto de Matemática. Coordena o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, educação matemática, educação matemática de jovens e adultos, formação contínua do educador e pesquisa etnográfica.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Alves, T., & Fantinato, M. C. (2019). DESAFIOS E ESPECIFICIDADES DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2120