DESAFIOS E ESPECIFICIDADES DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES
Palavras-chave:
Trabalho Docente. PROEJA. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este trabalho apresenta o recorte do material empírico coletado numa investigação, realizada de 2014 a 2018, cujos sujeitos são professores das áreas de Ciência e Matemática e de Informática do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O texto analisa as percepções dos próprios professores a respeito do trabalho docente realizado no curso, destacando desafios e especificidades. Pela abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, foram realizadas entrevistas, inspiradas no método compreensivo, como meio de alcançar a percepção que os sujeitos têm do seu trabalho. O referencial teórico se apoia em autores da Pedagogia Histórico-Crítica e dos Saberes Docentes cujas ideias se complementam. Dentre os resultados obtidos, destacamos neste texto percepções dos sujeitos sobre especificidades do curso. Pela análise de conteúdo das entrevistas, identificam-se desafios levando em conta o contexto complexo e real.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Referências Bibliográficas
AUTOR. XXXX.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSO, I. Significado e Sentido do Trabalho Docente. Cadernos Cedes, v. 19, n. 44, p. 19-32, Campinas. abr. 1998. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003>. Acesso em: 02 jul. 2018.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1989.
BRASIL. Concepções e Diretrizes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC/SETEC, 2008b. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/normas-e-leis/concepcao-e-diretrizes-dos-institutos.pdf/view> . Acesso em: 28 dez. 2017.
DE VARGAS, S. Estratégias não escolares de ensino-aprendizagem e formação de professores de EJA. In: FANTINATO, M. C. C. B. (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói/RJ: EDUFF, 2009. p. 193-201.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Cadernos Cedes. Campinas. v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set., 2011.
KAUFMANN, J. C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Trad. Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petropólis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
LAHIRE, B. Entrevista com Bernard Lahire. Áskesis - Revista dos Discentes do PPGS/UFSCar, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 200-210, jan /jul. 2012. Entrevista concedida a Aline Yuri Hasegawa.
MACHADO, L. O desafio da formação dos professores para EPT e PROEJA. Cadernos Cedes. Campinas. v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set., 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 112-147.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VARGAS, S.M.; FANTINATO, M.C. de C.B. Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11. n. 34, p. 915-931, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=5671&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 5 dez. 2017.
AUTOR. XXXX.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSO, I. Significado e Sentido do Trabalho Docente. Cadernos Cedes, v. 19, n. 44, p. 19-32, Campinas. abr. 1998. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003>. Acesso em: 02 jul. 2018.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 1989.
BRASIL. Concepções e Diretrizes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC/SETEC, 2008b. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/normas-e-leis/concepcao-e-diretrizes-dos-institutos.pdf/view> . Acesso em: 28 dez. 2017.
DE VARGAS, S. Estratégias não escolares de ensino-aprendizagem e formação de professores de EJA. In: FANTINATO, M. C. C. B. (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói/RJ: EDUFF, 2009. p. 193-201.
FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Cadernos Cedes. Campinas. v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set., 2011.
KAUFMANN, J. C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Trad. Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petropólis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
LAHIRE, B. Entrevista com Bernard Lahire. Áskesis - Revista dos Discentes do PPGS/UFSCar, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 200-210, jan /jul. 2012. Entrevista concedida a Aline Yuri Hasegawa.
MACHADO, L. O desafio da formação dos professores para EPT e PROEJA. Cadernos Cedes. Campinas. v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set., 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 112-147.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VARGAS, S.M.; FANTINATO, M.C. de C.B. Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11. n. 34, p. 915-931, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=5671&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 5 dez. 2017.
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Alves, T., & Fantinato, M. C. (2019). DESAFIOS E ESPECIFICIDADES DE ENSINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2120
Edição
Seção
Dossiê Temático