APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM UTILIZANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Lívia Ladeira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Lívia Azelman de Faria Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada à escolarização daqueles que não a concluíram na idade própria. As pesquisas retratam a luta histórica desses alunos, em sua maioria trabalhadores, pela permanência e sucesso escolar. Neste sentido, a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas oportuniza aos alunos usar de seus conhecimentos prévios para construir novos conhecimentos. Objetiva-se verificar se a resolução de problemas elaborados a partir da realidade de alunos da EJA contribui para uma aprendizagem significativa de função afim. Desenvolveu-se uma sequência didática para alunos do 1º. ano do Ensino Médio desta modalidade, dividida em três momentos. Os resultados obtidos apontam que o ensino através de resolução de problemas atrelados às situações do cotidiano dos alunos pode contribuir de forma positiva para a construção do conceito de função afim.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rodrigues, P. F. C., Gomes, L. L., Santos, C. F. S. B. de F. dos, & Abreu, L. A. de F. (2019). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM UTILIZANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2119